Final de semana em Morretes e Antonina: confira o que fazer por lá!
Entre as praias e a capital paranaense, estão localizadas duas encantadoras cidades marcadas pelo charme e belezas históricas e naturais. O passeio para estas cidades inicia no próprio pela Serra da Graciosa. A Estrada da Graciosa tem uma beleza deslumbrante, rodeada de mata atlântica, rios, picos e cachoeiras. Também é possível chegar de trem, pelo espetacular passeio da estrada de ferro Morretes-Curitiba.
Morretes e Antonina são dois lugares ótimos para relaxar, curtir as águas, a arquitetura colonial e saborear a deliciosa gastronomia. Mas isso é só o começo! Confira o que visitar em um final de semana em Morretes e Antonina!
Rio Nhundiaquara
O rio que corta Morretes, o Nhundiaquara, pode ser considerado a alma da cidade. Em torno dele se concentra o centro histórico da cidade, com seus comércios, prefeitura e demais serviços. O rio é muito bem preservado, com águas limpas que permitem até mesmo o banho e a realização de atividades como o boia cross.
Mesmo quem não quer se jogar nas águas, pode aproveitar o local pela beleza e calma que ele desperta. É possível sentar nos banquinhos, deitar na grama e simplesmente relaxar e contemplar a paisagem. As pontes que cruzam esse rio também são um charme à parte.
Centro Histórico de Morretes
Em Morretes não existe, na verdade, a distinção entre centro e centro histórico. O centro dessa cidade mantém até hoje a arquitetura colonial portuguesa, com seus casarões históricos e muito bem conservados em meio às ruas de pedras.
Esses casarões abrigam lojas, órgãos públicos, comércios em geral e alguns restaurantes. É na gastronomia, inclusive, que está um dos principais atrativos da cidade: o barreado. Essa comida típica é uma espécie de carne de panela super suculenta, servida com banana e farinha de mandioca.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto
No Centro Histórico, também está a principal igreja da cidade: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto, com mais de 200 anos de história. A igreja homenageia a padroeira da cidade e está localizada às margens do Rio Nhundiaquara. Nas pinturas internas, encontramos quatorze telas da via sacra, produzidas por um dos mais ilustres cidadãos de Morretes, o pintor Theodoro de Bona. A igreja também possui um sino imperial, do ano de 1854.
Baía de Antonina
Ao lado de Morretes, temos Antonina para você visitar em um final de semana. Um dos maiores atrativos da cidade é a Baía de Antonina, cujas águas do atlântico combinam perfeitamente com o ar calmo e tranquilo da cidade. O local ideal para curtir a paisagem é o trapiche, que proporciona belas fotos. Também é possível contratar passeios de barcos e aproveitar ainda mais o visual. Na baía também é possível conhecer as antigas Ruínas do Armazém Macedo, que datam mais de 300 anos de uma antiga fábrica de erva-mate.
Ponta da Pita
Um lugar bacana para conhecer no final de semana na Baía de Antonina é a Ponta da Pita. Esse local é uma espécie de prainha, onde é possível se refrescar e praticar diversas atividades. Além da faixa de areia, na Ponta da Pita tem pedras para curtir um pôr do sol, uma praça para fazer exercícios e bares e restaurantes. Também é propício para pescaria e prática de windsurf.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
A principal igreja de Antonina carrega mais de 300 anos de história. Patrimônio cultural do Estado do Paraná, ela foi fundada em 1715 e possui a arquitetura original devidamente conservada até hoje. Construída em um local um pouco mais elevado da cidade, proporciona uma bela vista da Praça Romildo Gonçalves Pereira – que fica ao lado – e da Baía de Antonina.
Hospede-se no litoral paranaense
A menos de 2 horas das cidades de Morretes e Antonina estão as praias mais conhecidas do litoral paranaense, em Guaratuba e Matinhos. São inúmeros balneários que oferecem diversos atrativos além de uma linda paisagem litorânea.
Em Guaratuba, o Candeias possui duas unidades muito próximas à Praia de Guaratuba. O Candeias Guaratuba conta com lanchonete, restaurante, campo para futebol de areia, pista de bocha, playground, sala de jogos e piscina. É diversão garantida! E o Candeias Residencial Mar Azul também não deixa a desejar! Sua estrutura residencial garante aos associados toda a privacidade, conforto e autonomia como se estivesse em casa – só que num lugar incrível! Saiba mais sobre este residencial aqui.
Um pouco mais de 10 km e você chega em Matinhos. Chamada de “namoradinha do Paraná”, a cidade é acolhedora e se destaca pelas praias de mar ora manso ora agitado. Matinhos é formada por 15 balneários, sendo o mais conhecido o de Caiobá. É lá que está o Candeias Residencial Caiobá. Localizada a 100 m da praia, a unidade possui apartamentos equipados com quartos, cozinha e demais utensílios e sala de estar e jantar conjugadas. Para garantir a sua diversão, as áreas comuns contam com piscina e sala de jogos.
Planeje sua viagem
Maior Clube de férias do mundo, o Clube Candeias possui, além destas três unidades próprias no litoral paranaense, mais outras unidades espalhadas por diversas regiões do país. De norte a sul, tem Candeias para você e a sua família aproveitarem! Além disso, contamos como uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem ao redor do mundo. Clique aqui para saber mais!