Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Florianópolis: conheça o melhor da Ilha da Magia

Confira um guia completo com os principais passeios e tudo o que você deve saber sobre a Iha da Magia!

Por Marketing

20/12/2022 13:30 | 14 minutos de leitura

Confira um guia completo com os principais passeios e tudo o que você deve saber antes de conhecer a cidade

O apelido “Ilha da Magia” não é à toa, viu? Florianópolis é uma cidade rodeada por belezas naturais e lugares históricos, algo mágico, de fato. A ilha possui um extenso litoral, com praias mansas e bravas, passeios turísticos para todas as idades e atrações que vão trazer momentos inesquecíveis para suas férias. Esses motivos fazem do local um dos destinos mais buscados de todo o Sul do Brasil

E para te ajudar a planejar sua próxima ou primeira viagem à Floripa, separamos algumas dicas valiosas: desde pontos turísticos, trilhas, praias, como chegar no local, o que experimentar e como se hospedar de forma segura e econômica. Um guia para você curtir cada canto da Ilha, seja sozinho, em uma viagem romântica, com a família ou amigos. Então prepare seu roteiro de viagem, porque informação é o que não vai faltar!

Um pouco da história de Florianópolis

ponte-hercilio-luz-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

Muito além da natureza conhecida pela preservação e beleza, Florianópolis também é uma cidade de muita história. Sua herança cultural é riquíssima e marcada até os dias de hoje com museus, espaços culturais, construções e projetos de arquitetura. Literalmente, são muros e paredes que contam histórias. Uma dessas histórias é a arquitetura religiosa barroca, perceptível nas fachadas e estruturas das igrejas.

Em sua visita à Floripa vale a pena passar pelo Centro Histórico e conhecer espaços como a Catedral Metropolitana, construída em 1753, o Palácio Cruz e Sousa, do século XVIII, onde hoje fica o Museu Histórico de Santa Catarina, a Casa da Alfândega, a Ponte Hercílio Luz, o Teatro Álvaro de Carvalho e o Mercado Público Municipal.

A natureza e as praias de Floripa

Não podemos deixar de falar sobre a exuberância natural que Florianópolis oferece para seus moradores e visitantes. Por toda a cidade é possível encontrar parques repletos de muito verde e boa infraestrutura para a prática de esportes ou passeios com a família e amigos, com quadras e brinquedos. Parque dos Coqueiros, da Luz, Parque Ecológico do Córrego Grande e Parque Municipal da Galheta são os principais parques e mais conhecidos de Floripa, que vale a pena levar as crianças. Para apreciar ainda mais as paisagens naturais, aproveite para conhecer os mirantes de Florianópolis, algumas opções encantadoras são: Mirante do Morro da Cruz, Mirante da Lagoa e Mirante Casa de Retiro Vila Fátima.

As praias da ilha também tem toda a estrutura necessária para quem curte o ecoturismo e pensa em praticar surf, mergulho, kitesurf ou outro esporte aquático no local. Vale ressaltar o cuidado e conservação das praias, com águas cristalinas, salva-vidas e ambiente preservado ambientalmente falando para visitas dos turistas e moradores. Separamos uma lista com as principais praias de Florianópolis, ou seja, aquelas que você deve passar para conhecer em seu tempo de viagem, nem que seja por poucos minutos, elas vão te surpreender.

Praia Jurerê

jurere-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

A Praia de Jurerê é bem conhecida por ser frequentada por famosos e tem uma excelente infraestrutura com shopping a céu aberto, restaurantes, bares, parques e mansões luxuosas, mas esse é o lado esquerdo, chamado Jurerê Internacional. No lado direito fica a praia de Jurerê Tradicional, um lugar marcado por restaurantes que oferecem a gastronomia típica local, moradores e muitos turistas. Vegetação vasta, águas claras com poucas ondas e areia branquinha são características típicas das praias de Jurerê, que tem 3,5 km de extensão total, entre as duas partes.

Praia Canasvieiras

canasvieiras-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

Para quem deseja fazer passeios de banana boat, barco e praticar mergulho em águas esverdeadas e praia com areia branquinha, Canasvieiras é a opção perfeita. A praia fica a 28 km do centro e tem 2,4 km de extensão, sendo também uma das mais urbanizadas da cidade, com muitos hotéis, apartamentos, comércio, restaurantes, quiosques e bares. A faixa de areia é extensa e perfeita para receber famílias e amigos durante todo o ano, com movimento mais intenso na temporada.

Praia da Lagoinha

ponta-das-canas-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

A Praia da Lagoinha é uma típica praia mansa, daquelas bem tranquilas e paradisíacas, com águas transparentes e mornas em determinadas horas do dia. Fica situada na região norte da ilha, a 34 km do centro, com muitas pousadas e casas para aluguel em alta temporada. Essa é uma praia muito procurada por grupos de famílias e amigos para passar o dia à beira-mar, com uma grande faixa de areia, 900 metros de extensão e fácil acesso por caminhos entre residências e estacionamentos.

Praia Brava

praia-brava-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

Ao visitar a Praia Brava, como o nome já diz, você pode esperar ondas fortes e mar transparente e bem limpinho. Isso chama a atenção de muitos surfistas, tanto profissionais quanto amadores. A paisagem também é encantadora, sendo rodeada por morros e uma extensão de mais ou menos 1,5 km. A região é bem estruturada para receber visitantes, com diversas opções de hospedagem e estabelecimentos funcionando a todo vapor em alta temporada.

Praia dos Ingleses

praia-dos-ingleses-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

A Praia dos Ingleses é uma das praias com maior infraestrutura de Florianópolis, com dunas que a separam da Praia do Santinho, sendo a mais procurada por visitantes argentinos. No local você encontra mar aberto, águas claras e ondas médias, com muitas construções, hotéis, restaurantes e serviços ao redor e à beira-mar. Essa praia fica a cerca de 32 km do centro de Floripa, com uma das maiores orlas do local.

Praia do Santinhopraia-do-santinho-costao-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

Para surfistas, a Praia do Santinho tem as melhores ondas do local, principalmente no canto esquerdo da orla. A praia fica a 36 km do centro de Florianópolis, com 2 km de extensão, dunas e trilhas. O canto direito é ideal para quem quer tomar banho de mar e tomar sol, as ondas são médias nessa parte da praia e a orla é mais tranquila para receber visitantes. Ao visitar essa praia não deixe de aproveitar as trilhas pelo costão.

Praia Barra da Lagoa

praia-da-barra-da-lagoa-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

A orla da Praia Barra da Lagoa tem 1 km de extensão e fica a 26 km do centro de Floripa, sendo um espaço muito frequentado por pescadores da região. As ondas são calmas, há uma ponte para pedestres, atravessando o Canal da Barra. A ponte chega a uma prainha rodeada por rochas e composta por piscinas naturais.

Praia do Campeche

campeche-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

A Praia do Campeche tem uma vista irresistível, que mistura areia branca, fina, algumas dunas, águas claras e orla larga preservada, de mais ou menos 5 km. As ondas são fortes, em um mar aberto e mais frio que em algumas praias da ilha. Essa praia fica a 15 km do centro de Florianópolis, sendo uma continuação da praia de Joaquina.

Praia da Armação

praia-da-armacao-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

Essa praia é uma antiga vila de pescadores, com uma paisagem bela e digna de muitas fotos, no canto direito fica um península e um riacho, já no canto esquerdo está o mar aberto com ondas fortes, ideal para o surf. O local não é muito indicado para banho, por se tratar de águas profundas e mar agitado, mas vale a pena conhecer o local por conta da bela paisagem e conservação ambiental. A orla tem 3,2 de extensão e fica a 23km da área central de Floripa.

5 Lugares que você tem que conhecer em Florianópolis

1. As lagoas da Ilha

Além das praias, Florianópolis também conta com lagoas, espaços propícios para relaxar, conhecer e aproveitar bons momentos da sua viagem. As mais conhecidas das lagoas são a Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri e Lagoa Pequena. Nelas é possível fazer passeios de barco, pescar e conhecer as lojas, bares e restaurantes típicos que ficam próximos às lagoas.

lagoa-da-conceicao-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

2. Dunas da Praia da Joaquina

Conhecidas pelas fotos típicas de Floripa, as dunas da Joaquina são muito buscadas por turistas e todos os públicos que visitam a cidade. Lá fica a maior duna de areia de Florianópolis, onde são praticados esportes de aventura como o sandboard. Além das dunas, o fundo azul composto pelo mar favorece as fotos e as paisagens. Outra dica interessante é visitar o local na hora do pôr-do-sol e admirar uma vista encantadora.

dunas-joaquina-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

3. Mirante Morro da Cruz

O Mirante Morro da Cruz tem 285 metros de altitude e é um destino que não pode ficar de fora da sua viagem, já que do topo do morro é possível avistar uma das melhores paisagens da cidade. A Lagoa da Conceição, dunas da Joaquina e Praia Mole são locais que podem ser admirados de cima do morro. Além disso, há uma grande quantidade de restaurantes no local, alguns que servem famosos pratos feitos com camarão, vale a visita.

mirante-morro-da-cruz-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

4. Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Ao visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa você vai se deparar com uma muralha de pedras dos anos de 1739 e 1745, um verdadeiro patrimônio nacional. Depois de obras de restauração, o local se tornou propício para visitas de turistas e para isso é preciso garantir seu ingresso por um valor acessível, voltado para preservação. Você pode saber mais sobre a história do local e como comprar um ingresso pelo site do ponto turístico.

fortaleza-de-floripa-florianopolis-santa-catarina-clube-candeias

5. Projeto TAMAR

O projeto TAMAR é voltado para proteção das espécies marinhas, com tanques com diversas espécies de tartarugas e fica localizado na Praia Barra da Lagoa. Além disso, o local conta com uma sala com vídeos e exposições, loja e espaço para crianças.

tartarugas-projeto-tamar-clube-candeias

Trilhas para fazer em Floripa

Para quem ama uma trilha, Florianópolis também oferece muitas opções, desde aquelas mais simples e rápidas, até as mais desafiadoras, ou seja, de nível iniciante a avançado. Fizemos aqui uma lista com as 3 principais e que merecem fazer parte do seu roteiro de viagem. Confira!

  • Trilha do Gravatá: essa é uma das mais leves, para nível iniciante. Todo o percurso dura entre 30 a 50 minutos, localizado entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina. Se você fizer essa trilha pela manhã, pode se deparar com colônias de lontras pelo caminho.
  • Trilha dos Macacos: Tem duração média de 3 horas e é considerada uma das trilhas mais difíceis da região, por isso é aconselhado ir com um guia. O percurso vai da Vargem Grande até Saquinho, sendo 8 km dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho.
  • Trilha para Matadeiro: esse é o caminho para chegar na praia mais badalada dos surfistas. Basta seguir a trilha da Lagoinha do Leste, por 8 km e encontrar esse refúgio selvagem

Gastronomia em Florianópolis

O que esperar da gastronomia de Florianópolis? Uma base açoriana, que usa como ingredientes principais os frutos do mar, que são a especialidade dos restaurantes locais, e combinam muito bem com o ambiente praiano da ilha. A gastronomia local também traz características portuguesas e alguns traços indígenas, principalmente no que diz respeito aos sabores. Por toda a ilha você encontra uma grande variedade de restaurantes, valores e sabores. Vale a pena conhecer.

Quando ir para Florianópolis

Se o seu objetivo é curtir o clima praiano, tomar banho de mar e muito sol, a melhor época para visitar Florianópolis e suas praias seria entre novembro e março, ou seja, em alta temporada e verão. Nesta época do ano as temperaturas passam de 30º e as chuvas aparecem com frequência no fim do dia, aquelas típicas de verão mesmo. Todavia, em alta temporada você pode esperar um trânsito mais movimentado e maior quantidade de turistas circulando pelas praias.

Quem prefere uma viagem mais tranquila e um trânsito calmo para circular pelos principais pontos da ilha, sem deixar de aproveitar tudo o que a natureza de Florianópolis tem a oferecer, vale a pena fazer essa visita a cidade entre os meses de março e abril, já que as chuvas são menos frequentes e as temperaturas se mantém agradáveis, entre 25° e 28°. Além disso, nessa época do ano você vai encontrar valores de ingressos, tarifas e hospedagens mais em conta.

Se mesmo assim sua escolha for visitar a cidade em alta temporada, recomendamos que você faça sua reserva de hospedagem com antecedência. Você pode conferir as opções que o Clube Candeias oferece e já garantir sua hospedagem pelo site.

Como chegar em Floripa

Para quem está saindo do Sul em direção à Floripa, seja do Rio Grande do Sul, Paraná ou Santa Catarina mesmo, ir de carro ou ônibus é uma boa opção. Quem escolhe ir de ônibus, desembarca na Rodoviária de Florianópolis, próximo ao Mercado Público. Mas para quem se desloca de outros cantos do país ou até mesmo de outro país, o mais indicado é ir de avião até o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, que fica na parte sul da ilha. Esse aeroporto fica a apenas 12 km do centro da cidade. Outra opção de Aeroporto é o de Navegantes, um pouco mais distante, que fica a cerca de 115 km de Floripa, bem próximo à cidade de Balneário Camboriú.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Onde me hospedar em Florianópolis

Para quem está na estrada a negócios ou quer se hospedar em uma boa localização para explorar a Ilha, o centro é a melhor opção. Além de ser o principal ponto de acesso às praias, a Beira-Mar Norte também é conhecida na região por seu lindo calçadão às margens da baía, cercado por lojas, pontos turísticos como a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público e opções de hospedagem que se encaixam em todos os bolsos.

Algumas das praias mais conhecidas e populares da ilha, incluindo Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Praia do Santinho, tendem a atrair muitas famílias por causa de sua forte infraestrutura, que inclui hotéis e resorts de grande porte. No lado leste da ilha, próximo às praias da Joaquina e Mole, a Lagoa da Conceição é a parte mais conhecida e artística da cidade. Devido à popularidade desta área entre os jovens, fantásticas pousadas e albergues podem ser encontrados lá.

A cidade atrai visitantes de todo o Brasil e do exterior por ser um dos principais destinos turísticos brasileiros. Porém, se você se planejar e se organizar com cuidado, poderá escolher o local ideal e traçar o roteiro que mais se adequa à sua personalidade, seja com atividades radicais, paz e sossego em meio à natureza, emoção à beira da lagoa ou turismo histórico. E para te ajudar com uma hospedagem acessível e confortável, o Clube Candeias oferece diversas opções.

A 200 m da Praia da Cachoeira do Bom Jesus, no norte da ilha e bem próximo da famosa Canasvieiras, está o Candeias Parador da Cachoeira. A estrutura é perfeita! Possui 2 piscinas, uma para os adultos e outra para os crianças, sala de jogos, playground, sala de TV e estacionamento. Os quartos contam com ar-condicionado, TV e frigobar e alguns deles possuem cozinha compacta, área de estar e varanda.

Quer saber como funcionam as hospedagens do Clube? Oferecemos unidades próprias e da Rede Integrada, com uma série de benefícios e vantagens para nossos associados. Venha fazer parte do maior Clube de Férias do Mundo, entre em contato com nossa equipe.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: florianopolis, floripa, praias, litoral-catarinense, clube-candeias, clube-de-ferias, santa-catarina


Veja também

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Destinos

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Leia mais
Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Leia mais
No litoral paulista, conheça a Ilha Anchieta

Ubatuba

No litoral paulista, conheça a Ilha Anchieta

Leia mais