Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Saiba o que fazer em Matinhos

Conheça os melhores passeios e praias para visitar em Matinhos e se divertir em sua…

Por Marketing

17/01/2023 13:49 | 9 minutos de leitura

Conheça os melhores passeios e praias para visitar em Matinhos e se divertir em sua viagem ao litoral paranaense

Um dos principais destinos de veraneio do litoral paranaense é Matinhos, que fica a 110 quilômetros da capital do estado, Curitiba, e atrai turistas o ano inteiro.

A maioria dos turistas é atraída pelos mais de 20 km de praias deslumbrantes e excelente infraestrutura da região, mas também há uma série de outras atrações para ver e curtir bons momentos em família. 

Para quem busca férias em família, Matinhos é o local perfeito! O município abriga 15 balneários e a vegetação dominante do município é a Mata Atlântica.

Abaixo listamos as atrações e praias que fazem de Matinhos o lugar ideal para curtir as férias ou um fim de semana no litoral, além de algumas dicas de trajeto, hospedagem e a melhor época para visitar a cidade. Dá só uma olhada! 

Um pouco sobre a cidade de Matinhos

O município foi formado por colonos portugueses e italianos que estabeleceram colônias agrícolas e está situado no litoral paranaense. A área também foi desenvolvida pelos descendentes dos índios Carijós. Os morros e a Mata Atlântica que cercam as cidades e praias de Matinhos e Caiobá criam cenários deslumbrantes. 

Periodicamente, a cidade também recebe algumas festas e eventos como o famoso Carnaval de Matinhos, que chama muitos visitantes todos os anos para a cidade.

Suas praias são formadas por mais de 15 balneários, sendo Caiobá onde Candeias tem unidade própria com conforto e economia na hospedagem.

Esta área é um destino popular para as famílias passarem as férias porque não faltam opções de diversão para todas as idades. 

Além disso, a cidade apresenta uma série de locais históricos e culturalmente significativos, um parque aquático e vistas panorâmicas para apreciar o barulho das ondas e a beleza do litoral.

A Praia Brava, com águas rasas e bastante controladas e rodeada por um jardim e alguma flora, é um dos principais atrativos.

O Morro do Boi e a Pedra de Matinhos estão localizados nas extremidades da estrutura. Uma das praias mais procuradas no verão é a Praia Mansa. Outra consideração importante é que Matinhos ganhou o apelido de “A namorada do Paraná” devido ao seu ambiente agradável, que tem temperatura média anual em torno de 21°C.

Caiobá

O maior e mais conhecido balneário do Paraná é Caiobá. A Praia Brava, que tem ondas rasas e agitadas e abriga competições de surfe, é uma das principais atrações. A Praia Mansa, que também possui águas calmas e rasas, é um grande atrativo. O Morro do Boi e a Pedra de Matinhos estão localizados nas extremidades dessa famosa região.

Além disso, o entorno de Caiobá é coberto por um lindo verde e conta com excelente infraestrutura, com bares, restaurantes, estabelecimentos e pousadas.

Ilha das Tartarugas

A Ilha das Tartarugas é um componente de extrema importância em Caiobá e oferece um belo cenário para explorar. É possível explorar o sítio arqueológico durante a maré baixa, com muita história e preservação, e ele é administrado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Parque Estadual Rio da Onça

Os resorts Riviera e Praia Grande estão localizados em ambos os lados do Parque. O mirante, as pontes elevadas e as trilhas para cadeiras de rodas são apenas algumas das características que atraem os turistas. O Parque é o lar de uma grande variedade de vida vegetal e animal.

Parque Nacional de Saint-Hilaire

O Parque Nacional de Saint-Hilaire teve sua fundação em 2001. O objetivo por trás de sua criação era proteger a fauna e a flora da região. Nesta visita, você pode esperar encontrar rios, cachoeiras, uma vasta vegetação e, claro, alguns animais em extinção. Vale a pena conhecer.

Igreja Matriz de São Pedro

A paróquia, com sua localização central e design simples, serve como um ponto focal para a cidade. A igreja original teve que ser demolida devido ao crescente número de fiéis, e esta nova estrutura foi construída em seu lugar. Com o nome de São Pedro, que é venerado como padroeiro pelos marinheiros, o navio chama-se São Pedro. É uma história local muito atrativa para diversos visitantes.

Parque Águas Claras

Com uma ampla variedade de atividades e opções de entretenimento, incluindo tobogãs, piscina, jogos e lagos de pesca, este parque é perfeito para famílias de todas as idades. Tudo o que você pode precisar, de restaurantes a um balcão de boas-vindas a um hospital, estacionamento e lojas de conveniência, pode ser encontrado no Parque Águas Claras, principalmente nos dias quentes de verão e alta temporada.

Conheça as principais praias da região

Como em toda a cidade litorânea, as praias simplesmente não poderiam ficar de fora desse guia. É a maior atração da cidade, por mais que não seja algo atípico em uma visita a cidade, as praias têm suas próprias características e curiosidades, o que torna a viagem ainda mais divertida e memorável.

Como já falamos anteriormente, Caiobá é um popular local de descanso para quem viaja entre as praias de Matinhos, principalmente para a Praia Brava, Praia Mansa e Praia dos Pescadores.

No local também fica o Morro do Boi, por ser o maior balneário da região. No entanto, as outras praias de Matinhos oferecem um charme e uma beleza únicos que podem complementar perfeitamente as suas férias. A seguir, preparamos uma lista com as melhores praias de Matinhos para você não perder nada quando estiver por lá.

Prainha

Entre as montanhas que ladeiam a entrada da Baía de Guaratuba está a Prainha. Mares calmos, protegidos pela baía, estendem-se por um quilômetro desde a ponta de Caiobá até a foz da Barra de Guaratuba. Embora seja contígua à Praia Mansa em Caiobá, esta praia faz parte do município de Guaratuba.

Praia Brava

Muitos jovens são atraídos para as águas agitadas do mar porque ele é palco de competições de surfe e se beneficia da excelente infraestrutura de restaurantes, bares e lanchonetes da região.

Praia Mansa

É ótima para famílias com crianças e para quem deseja passar dias relaxando na areia, pois, como o nome já diz, as águas aqui são mais calmas do que na praia anterior e perfeitas para momentos de diversão, mergulho e standup. Daqui você pode ir para alguns locais muito espetaculares, incluindo a Prainha do Farol, a Praia Bela e a Ilha das Tartarugas.

Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores é uma praia bem central, com muita infraestrutura e comércios ao redor, além de opções diversas de hospedagem para quem deseja ficar perto de tudo e no fim do dia passear pelo centro.

Praia do Belo

Atrás da encosta que separa as praias Mansa e Brava de Caiobá há uma pequena praia. A Ilha da Tartaruga, que a guarda, mantém suas águas calmas. É possível caminhar até a ilha durante a maré baixa. Do canto esquerdo da Praia Mansa, uma ruela leva à Praia do Belo.

Balneário Flamingo

Seguindo o Mirante das Pedras está o Balneário Flamingo. Uma enseada em forma de meia-lua, onde se formam boas ondas para o surfe, marca o início da praia. Apesar de estar próximo do centro, é quase todo formado por casas e uma vila de pescadores com vários barcos estacionados na areia. Há muitas lojas, bares e restaurantes na área.

Qual é a melhor época do ano para visitar Matinhos

A altura ideal para visitar é sem dúvida no verão porque é uma cidade de praias. A temperatura em Matinhos é de 21°C em média todos os anos, com máximas de verão de 29°C.

No entanto, o clima mais chuvoso geralmente ocorre no verão durante dezembro, janeiro, fevereiro e março. Com menos chuva em média, meses como novembro e abril também são adequados para passeios na praia.

Como chegar em Matinhos

Apesar de muitos moradores do estado frequentarem a região, cada vez mais visitantes de outros países optam por passar o verão nas praias paranaenses. De Curitiba, é simples se deslocar até a cidade. Dado que leva menos de duas horas para chegar lá de automóvel, você pode chegar lá sem se sentir exausto. 

Basta seguir em direção a Paranaguá pela BR-277. Vire à direita para entrar na rodovia PR-508, também conhecida como rodovia Alexandra-Matinhos, após passar pelo posto da Polícia Federal. Da capital, você também pode pegar o ônibus; confira os horários, tarifas e rotas nos sites de ônibus!

Onde e como se hospedar

Ao chegar lá, há muitas opções de hospedagem que o tornam conveniente para pessoas que optam por estadias mais longas, especialmente se você puder reservá-las com rapidez e segurança on-line. Aproveite a chance de relaxar em uma típica casa de veraneio! Para famílias ou grupos de amigos que visitam Matinhos, alugar uma casa de temporada oferece mais espaço, conforto e liberdade aos visitantes. Mais economia também é garantida porque é simples dividir o dinheiro entre os beneficiários.

Os associados do Clube Candeias podem viajar para diversas partes do Brasil e exterior com toda a assistência necessária e contar com diversos benefícios. O Clube possui uma ampla rede de opções de hospedagem e unidades próprias em diversos estados brasileiros. A uma quadra da praia de Matinhos, o Candeias Residencial Caiobá oferece quartos aconchegantes e bem projetados, além de piscina externa, salão de jogos e churrasqueiras. Passei algum tempo fazendo sua reserva e planejamento. Para saber mais acesse nosso site!

Saiba mais!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: balneario-flamingo, caioba, litoral, matinhos, parana, praia-brava, praia-do-belo, praia-dos-pescadores, praia-mansa, prainha


Veja também

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Destinos

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Leia mais
Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Leia mais
No litoral paulista, conheça a Ilha Anchieta

Ubatuba

No litoral paulista, conheça a Ilha Anchieta

Leia mais