Turismo Ecológico: para celebrar e respeitar
O Dia do Turismo Ecológico destaca a beleza e a diversidade dos ecossistemas naturais e incentiva as pessoas a se envolverem em atividades que promovam a conservação ambiental e o respeito pela vida selvagem.
O que é o Turismo Ecológico?
O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é uma forma de viagem que se concentra em explorar ambientes naturais enquanto se minimiza o impacto ambiental e cultural.
Entenda melhor este conceito:
Ecoturismo: tudo sobre a modalidade que está conquistando os brasileiros
Importância do Turismo Ecológico
- Conservação da biodiversidade: ao visitar áreas naturais, os turistas têm a oportunidade de conhecer e valorizar a rica diversidade de vida que nosso planeta abriga.
- Consciência ambiental: o turismo ecológico sensibiliza as pessoas para questões ambientais, como mudanças climáticas, perda de habitat e extinção de espécies. Ao experimentar a natureza de perto, os turistas geralmente desenvolvem um maior respeito pelo meio ambiente.
- Benefícios econômicos locais: o ecoturismo pode proporcionar uma fonte sustentável de renda para comunidades locais, incentivando a preservação de suas terras e tradições culturais.
3 destinos no Sul do Brasil para celebrar o Dia do Turismo Ecológico
-
Parque Nacional do Superagui - Guaraqueçaba (PR)
O Parque Nacional do Superagui, localizado no estado do Paraná, é uma área de preservação ambiental conhecida por sua rica biodiversidade e ecossistemas únicos, como manguezais e restingas. É lar de espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta.
-
Parque Estadual do Rio Vermelho - Florianópolis (SC)
O Parque Estadual do Rio Vermelho, localizado na região norte da ilha de Florianópolis, é uma reserva natural que preserva uma extensa área de Mata Atlântica, ecossistemas costeiros e dunas.
Leia também: 8 trilhas para fazer em Florianópolis (SC)
-
Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos - Torres (RS)
O Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, é uma área protegida que abriga uma grande diversidade de vida marinha e aves, especialmente leões-marinhos e lobos-marinhos, que dão nome à ilha. A Ilha dos Lobos é a menor reserva ambiental do país.
Clube Candeias
O Clube Candeias realmente oferece uma excelente oportunidade para os amantes da natureza. Com suas várias hospedagens espalhadas pela região Sul do Brasil, proporciona acesso a atividades ecoturísticas que permitem um contato mais próximo e especial com o meio ambiente.