Rolê na montanha: confira 5 picos e montanhas imperdíveis no Brasil
O Brasil é referência mundial em turismo ecológico e de contato com a natureza. E não seria diferente para a prática do montanhismo.
No nosso país, as altitudes dos picos e montanhas não estão entre as mais altas do mundo. Apesar disso, a diversidade natural apresenta mirantes naturais esplêndidos para os aventureiros.
No Brasil, grande parte dos picos são médios, mesmo o Pico da Neblina (o mais alto do Brasil), que fica no estado do Amazonas. A grande variedade de montanhas no país apresenta diferentes níveis de dificuldade para a prática de trekking (caminhadas).
Com isso em mente, listamos 5 picos e montanhas na região Sul e Sudeste para quem gosta de se aventurar. Leia, encha a sua garrafinha de água e calce a sua melhor bota para esta aventura!
1. Pico Paraná (PR)
Ponto mais alto no Sul do país com seus majestosos 1.877 metros de altura, é um dos picos mais cobiçados dos montanhistas. Fica localizado na cadeia de montanhas do Ibitiraquire, em Campina Grande do Sul, a apenas uma hora da capital paranaense.
No entanto, por ser uma trilha difícil, é indicada apenas para os mais experientes. O trajeto inclui trechos íngremes, área de mata aberta e fechada, escalaminhadas e, ao final, paredões com grampos.
Nesta região, vale a pena conhecer: Morretes e Antonina
Vai acampar no Pico Paraná? Não deixe de ler: Dicas para quem pretende acampar
2. Dedo de Deus (RJ)
O Dedo de Deus, que faz parte das formações rochosas da Serra dos Orgãos em Guapimirim. Cheio de significados, é símbolo do montanhismo brasileiro.
O pico de beleza extraordinário é de alta exigência técnica e alcançado por praticantes já com grande experiência. São 1692 metros acessados por meio de trilha em meio à mata e escadala.
Na região, conheça: A beleza de Petrópolis (RJ)
3. Pico das Agulhas Negras (RJ)
Ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, situa-se em Resende, dentro do Parque Nacional do Itatiaia. O Pico das Agulhas Negras também está entre as 10 mais altas do Brasil - 2.791 metros!
Um dos motivos de ser tão apreciada pelos amantes de trekking, além da grande altitude, é sua aparência rochosa e única. Aconselha-se a companhia de um profissional em escalada.
4. Pico da Bandeira (ES)
No Parque Nacional do Caparaó, no limite entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, fica a terceira maior montanha do país: o Pico da Bandeira. São aproximadamente 2.892 metros de altitude.
Apresenta dificuldade moderada, por isso, pede algum preparo físico. Em Minas, o acesso é por Alto Caparaó. Já no Espírito Santo, é por Dores do Rio Preto.
5. Serra do Lopo (MG)
Em Extrema, divisa de Minas Gerais com São Paulo, está uma das trilhas mais recomendadas para os iniciantes em montanhismo. Por seu platô, a caminhada é bem simples e fácil, permitindo fácil acesso a seus mirantes de lindas paisagens.
Com 1780 metros de altitude, o trajeto até o Pico do Lopo é de 9 km (ida e volta).
Programe sua viagem
Um dos itens de planejamento de uma viagem de montanhismo é definir onde se hospedar. O Clube Candeias é referência no Brasil quando o assunto é hospedagem. Além da Rede Integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem pelo mundo, também disponibiliza dezenas de unidades próprias, espalhadas em diversas cidades brasileiras!