Confira os melhores passeios para fazer em Minas Gerais
Conhecido por ser um estado brasileiro com muita variedade, Minas abrange várias cidades que cativam a todos que as conhecem. Com uma culinária diversa, belas cidades, paisagens naturais e um vasto acervo histórico e cultural, fica difícil não se encantar.
Pensando nisso, selecionamos algumas cidades para você acrescentar na lista do seu passeio para Minas Gerais. Vale a pena conferir!
1. Belo Horizonte
Sendo um dos principais pontos turísticos da região de Minas Gerais, não é à toa que a capital do estado mineiro recebe tanto prestígio. A cidade é rodeada de montanhas e possui várias atrações gratuitas para entretenimento. Além disso, a variedade gastronômica também chama atenção dos turistas e garante uma ótima experiência aos apreciadores.
Belo Horizonte se enquadra na lista de cidades com uma grande bagagem cultural. Através dos museus, é possível ter contato com a história brasileira e, é claro, com ênfase na parte mineira. Ainda há na cidade um museu do futebol, onde é possível ver de perto os elementos históricos futebolísticos.
2. Ouro Preto
Para seguir com a linha histórica, Ouro Preto é indispensável no seu passeio para Minas Gerais. Repleta de atividades atrativas, a cidade colonial guarda obras artísticas extremamente valorosas em seus museus, além de possuir igrejas, praças e mirantes belíssimos que merecem ser conhecidos.
Mas não é só de história que Ouro Preto é feita, para quem curte natureza, vale a pena visitar o Parque Natural Municipal das Andorinhas! Lá existem diversas cachoeiras e mirantes naturais.
História, arquitetura, natureza, gastronomia… Dentro das inúmeras possibilidades, é muito difícil que o turista fique entediado.
3. Diamantina
Com ruas de pedra, Diamantina já encanta em sua aparência rústica. Com grandes atrações culturais e gastronômicas, a cidade também guarda um grande valor histórico. Em 1999, Diamantina foi intitulada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Nessa cidade, além de conhecer a história de perto, também é possível fazer passeios naturais, conhecendo belas cachoeiras e piscinas naturais com agradáveis e tranquilas trilhas para os interessados.
4. Congonhas
Este município mineiro abriga um verdadeiro paraíso para os fãs de arte, pois conta com grandes obras do barroco mineiro, logo, quem visita a cidade pode conferir grandes obras artísticas, incluindo esculturas de imenso valor artístico e histórico.
É em Congonhas que estão as principais obras de Aleijadinho, como o conjunto Os Doze Profetas, que está disposto em frente ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, considerado uma das obras-primas do barroco mundial.
5. Tiradentes
As construções antigas nessa cidade são muito admiráveis. Além disso, Tiradentes é de fácil locomoção por turistas, uma vez que a maior parte das atrações estão localizadas logo no centro da cidade. Se a viagem for de carro, é possível incluir no seu passeio para Minas Gerais antes ou depois de visitar Ouro Preto e Congonhas, pois as cidades ficam bem próximas uma à outra.
A cidade também conta com belas cachoeiras, além de um acervo cultural e gastronômico que vale a pena explorar.
6. Uberlândia
Uberlândia pertence ao Triângulo Mineiro e é uma boa alternativa para os fãs de passeios tranquilos. O local é rico na produção de artesanatos e possui diversos atrativos naturais e arquitetônicos, contando com o segundo maior estádio mineiro, o Estádio Municipal Parque do Sabiá, que perde apenas para o Mineirão, na capital.
Para adicionar ao roteiro, visitar parques, cachoeiras e teatros são excelentes alternativas.
7. Mariana
Para fechar a lista, a cidade de Mariana é famosa por sua arquitetura barroca do período colonial. Circular a pé pela cidade é uma boa escolha, pois as principais atrações estão localizadas no Centro Histórico.
Aproveitar a viagem para conhecer as diversas marcas culturais e, sem deixar de lado o cardápio diverso, irá trazer uma ótima experiência e boas memórias. Uma forma de chegar a Mariana é de trem. Trem? Isso mesmo. Existe uma linha turística de trem que sai de Ouro Preto. A viagem dura cerca de uma hora e no meio caminho você encontrará montanhas, cachoeiras e uma mina de ouro desativada.
Clube Candeias
Para viajar com tranquilidade e conforto, o Clube Candeias possui uma rede de hospedagens para garantir o bem-estar durante viagens a um preço justo. Assim, é possível garantir a experiência turística e a comodidade. Saiba mais!