Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

A beleza histórica de Ouro Preto

Ruas, praças, igrejas e museus preservam a rica história do Ciclo do Ouro. Descubra os encantos de Ouro Preto neste breve guia turístico.

Por Marketing

29/11/2023 11:00 | 5 minutos de leitura

Conheça o tesouro histórico e cultural de Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto é um verdadeiro museu a céu aberto! Ruas, praças, museus, igrejas e casarões são vestígios do século XVIII, sobretudo da época do Ciclo do Ouro.

Neste artigo, vamos apresentar um panorâma histórico, cultural e artístico da cidade. E, para te ajudar no seu roteiro de viagem, apresentaremos os principais atrativos turísticos de Ouro Preto.

Leia e inspire-se!

A História

museu-da-inconfidencia-ouro-preto-minas-gerais-cidades-históricas-clube-candeias
Museu da Inconfidência

Inicialmente conhecida como Vila Rica, Ouro Preto foi uma das principais cidades do Ciclo do Ouro. Por causa da atividade mineradora, construiu-se uma grande estrutura na cidade, que chegou a ser a mais populosa da América Latina.

Em 1720, a cidade se transformou na capital da capitania das Minas Gerais, e permaneceria até 1897, quando Belo Horizonte se transformou na capital mineira.

Devido ao excesso de ouro, Ouro Preto foi um dos berços da arte Barroca no Brasil, com igrejas extremamente luxuosas e banhadas a ouro. O principal expoente do período barroco brasileiro é nascido na cidade, Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.

Ouro Preto também foi palco de uma das primeiras revoluções republicanas, a Inconfidência Mineira. Liderada por Tiradentes, a revolta tinha como objetivo se livrar das altas taxas cobradas pela corte portuguesa sobre a exploração do ouro. Após ser delatado por um de seus companheiros, Tiradentes foi enforcado em praça pública e tornou-se um mártir da luta contra o domínio português.

Turismo histórico e cultural

ouro-preto-minas-gerais-cidades-historicas-clube-candeias

Desde 1870 é considerada pela UNESCO como um Patrimônio Histórico da Humanidade. Conheça algumas das principais atrações da cidade:

Centro Histórico de Ouro Preto

O centro histórico de Ouro Preto reúne uma infinidade de igrejas, museus e outros monumentos históricos da cidade. Uma dica importante: esteja preparado para andar bastante, com direito a subir e descer inúmeras ladeiras. Portanto, use roupas leves e tênis bastante confortáveis.

Museu da Inconfidência

O museu tem uma exposição permanente que conta a história da Inconfidência Mineira, relacionada com a história da cidade de Ouro Preto. Confira os horários e mais informações no site do museu.

Praça Tiradentes

A praça conta com um monumento em homenagem a Tiradentes, no exato local em que ele foi enforcado. Outro detalhe importante da praça é que, durante a República e por toda a simbologia de luta contra o império português, ela foi palco de discursos de muitos políticos mineiros.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

É conhecida por ser a segunda igreja mais rica do Brasil, tendo sido gastos mais de 400 kg de ouro em sua produção. Em dezembro de 2012, a igreja foi elevada à condição de Basílica. Seu teto foi pintado pelo tio de Aleijadinho, Antônio Francisco Pombal. Em seu subsolo funciona o Museu de Arte Sacra do Pilar, que contém cerca de oito mil peças que reproduzem a religião e a cultura de Ouro Preto dos séculos XVII a XIX.

Igreja de São Francisco de Assis

Seguindo o estilo barroco do Rococó, a igreja foi construída numa época em que o ouro já não era mais tão abundante na região. Com diversas obras de Aleijadinho, é a igreja mais famosa de Ouro Preto.

Museu Aleijadinho

Revitalizado em 2007, o Museu Aleijadinho é constituído por um circuito de três igrejas: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões.

Mina da Passagem

A mais antiga e mais importante mina de ouro do Brasil, localizada entre Ouro Preto e Mariana, é a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação. Tem 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade. Em seu fundo existe um lago natural. Estima-se que tenham sido retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro desta mina.

Carnaval de Ouro Preto

O carnaval de Ouro Preto é um dos mais famosos do Brasil. Por ser uma cidade com grande concentração de estudantes universitários, há várias repúblicas, que são abertas aos foliões durante os dias da festa. Milhares de turistas curtem o carnaval na cidade histórica mineira.

Trem da Vale

Além de toda a beleza da cidade, o passeio de Maria Fumaça também encanta aos turistas. Essa verdadeira viagem no tempo conecta Ouro Preto a cidade histórica de Mariana. Com vagões que preservam a esssência dos antigos trens que percorriam essas ferrovias no século XVIII. Saiba mais sobre este passeio.

Quer viajar de trem? Não deixe de ler: Melhores viagens de trem para fazer no Brasil

Clube Candeias

Se você está preocupado com a hospedagem na cidade, o Clube Candeias oferece o melhor em hotéis e pousadas com a Rede Integrada. São diversas opções de acomodações que oferecem estrutura e serviços completos, além, é claro, do charme arquitetônico dos casarões coloniais.

Ficou com vontade de conhecer a cidade e ainda se hospedar num ambiente assim?! Acesse o nosso portal e confira as opções disponíveis na cidade.

Se preferir, preencha o formulário abaixo e converse com o nosso time de especialistas em turismo, lazer e hospedagem!

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: museus, rede-integrada, clube-candeias, minas-gerais, ouro-preto, cidades-historicas, turismo-cultural


Veja também

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Alagoas

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Leia mais
1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Destinos

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Leia mais
Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Leia mais