Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

A tradição junina pelo Brasil

Conheça as crenças, histórias, rituais e tradições que tornam as festas juninas um evento único…

Por Marketing

06/06/2023 16:00 | 12 minutos de leitura

Conheça as crenças, histórias, rituais e tradições que tornam as festas juninas um evento único e movimentam pessoas por todo o país

Não é incomum ouvir alguém dizer que junho é sua época favorita do ano, essa preferência pode ser pelo início dos dias frios de inverno ou pelas conhecidas festas juninas. Essas festividades marcam presença por todo o Brasil com comidas típicas, danças, rituais, crenças, músicas, brincadeiras e muita tradição. As celebrações juninas costumam durar o mês todo e em alguns casos se estendem até julho. Embora seja uma festa religiosa em comemoração aos dias de alguns santos, atrai pessoas com diferentes crenças.

As festas juninas combinam bem com o início da estação mais fria do ano, seja por pratos como milho, pipoca e doces, ou pelas conhecidas quadrilhas e fogueiras. Por mais que esses eventos tenham o poder de movimentar pessoas e o comércio de todo o país, a região Nordeste é a mais impactada. Lá acontecem as famosas festas de São João, planejadas durante todo o ano e que reúnem milhares de pessoas. Quer saber toda a história e o significado que existe por trás de cada ritual e costume junino, além de saber quais são os locais em que a festa é típica e vale a pena conhecer? A gente te conta!

Onde e como surgiram as festas juninas?

sao-joao-festas-tipicas-junho-clube-candeias

As festas juninas brasileiras, como conhecemos e celebramos hoje em dia, partiram de influências e tradições de países como Portugal, Espanha, França e África. Elas chegaram ao Brasil ainda no período colonial e logo no começo eram conhecidas como “festas joaninas”, termo relacionado a um dos principais santos homenageados na época, que é o São João, um santo popular nos costumes católicos portugueses. Ou seja, as festas surgiram no século XVI e foram disseminadas por todos os cantos do Brasil.

Com o passar do tempo, com as interferências culturais brasileiras, o nome foi alterado passando a ser o que conhecemos hoje “festa junina”, isso deve-se ao fato das festividades serem feitas durante o mês de junho, em que também é comemorado o mês de São João. Além do nome, o forte aspecto religioso das festas foram perdendo a força consideravelmente e assim foram surgindo as comidas, danças, decoração com bandeiras e balões, fogueiras e roupas caipiras que caracterizam os eventos.

Entretanto as festas juninas passaram a ser eventos que mesclam cultura e religião, mas você deve estar pensando: qual a influência do meio rural nessas festividades? Já que as roupas quadriculadas e trajes caipiras, decorações e até mesmo pratos típicos demonstram essa referência. A verdade é que essas comemorações foram se espalhando e se adaptando aos costumes de cada local, mas foram abraçadas pelas tradições agrícolas e relacionadas aos ciclos das colheitas. Essa era uma forma de reunir toda a comunidade e promover uma forma de interação entre as pessoas.

Crenças que permeiam as festividades juninas

Além dos aspectos culturais, históricos e religiosos presentes das festas juninas, essa tradição também é baseada em algumas crenças e até mesmo “simpatias” típicas. Por exemplo, é comum relacionar casamento a festas juninas, pelas brincadeiras e pela crença que Santo Antônio ajuda pessoas que estão em busca de casar. Listamos as quatro principais crenças, algumas são perceptíveis pelos rituais e festas em si e outras estão intrínsecas nos detalhes. Confira!

1. Casamento

tradicoes-festa-junina-sao-joao-clube-candeias

Como dissemos anteriormente, é comum associar casamento a festas juninas, até porque muitas pessoas vão às festas com trajes relacionados. Outro ponto importante é a relação das festas juninas com Santo Antônio, também conhecido como santo casamenteiro, que tem como data oficial de homenagem o dia 24 de junho. Muitas pessoas oferecem simpatias para ele ou fazem suas preces para ter um amor. Muitos bolos, preparos e brincadeiras de festas juninas também envolvem um amuleto do santo, que ao ser encontrado garantiria que a pessoa teria um casamento. Nas regiões do país onde as festas juninas são populares e famosas, as igrejas costumam fazer casamentos coletivos durante o mês de junho.

2. Proteção

fogueira-de-sao-joao-tradicoes-clube-candeias

Outra crença comum em festas juninas, que costuma estar em rituais, é a proteção. Muitas pessoas acreditam que pular fogueira durante os eventos afasta os espíritos malignos, e garante sorte e proteção para todo o restante do ano. Logo, esse costume é uma forma de “purificação”, assim como o uso de amuletos para alguns santos como o de São Jorge, que além de purificar, protege contra más energias. O uso de balões nas decorações juninas também traz um significado semelhante, já que representam uma forma de levar os pedidos e intenções das pessoas presentes na festa até os céus.

3. Renovação

bandeirinhas-festa-de-sao-joao-tradicoes-clube-candeias

Para muitos, as festas juninas também são vistas como um período de recomeço e por isso alguns rituais são feitos. Um ritual comum é trocar de roupa durante a festa, baseado na crença de que usar roupas novas durante a festa traz sorte e renovação para os próximos meses e anos. As famosas bandeirinhas juninas também estão associadas ao clima de renovação, já que suas cores são pensadas para atrair alegria e fartura para o futuro. Uma boa limpeza nas casas é outro costume junino utilizado para afastar energias negativas e atrair boas vibrações para todo o ambiente.

4. Fertilidade

festas-sao-joao-tradicoes-clube-candeias
Em junho a colheita costuma começar em muitas lavouras, por esse motivo as festas juninas também podem estar relacionadas a fertilidade da terra. Entre os rituais está o plantio de sementes ao redor da fogueira. Outro costume é plantar milho durante o período, como forma de atrair sorte e fertilidade para os meses que estão por vir. Ainda sobre o milho, não é incomum ver algumas pessoas segurando uma espiga durante as danças de quadrilha, como forma de aumentar a fertilidade ou levando canjica para casa para comer antes de dormir.

Principais tradições juninas

Tradicionais por todo o país, as festas juninas também são um evento marcante por unir traduções, rituais e decorações únicas, cheias de significado. Separamos alguns dos motivos que tornam essas celebrações únicas, que atraem milhares de pessoas, dá só uma olhada!

Mix Cultural

festa-junina-sao-joao-clube-candeias

As festas juninas representam uma mistura de influências culturais europeias, indígenas, africanas e rurais. Entretanto, em um mesmo local é possível ver diferentes costumes e culturas nessas festas, já que além da influência de países, se baseiam em costumes familiares e pessoais, além de gostos para pratos e decorações. Cada festa tem sua marca registrada.

Decoração Típica

sao-joao-festa-junina-tradicoes-clube-candeias

Se tem uma coisa que remete às festas juninas são as bandeirinhas e balões, isso porque essas festividades tem uma decoração típica e repleta de cores. A intenção é criar um ambiente alegre e festivo, decorando também ruas e praças com essa estética junina.

Brincadeiras

brincadeiras-juninas-pescaria-clube-candeias

Correio elegante, corrida do saco, pescaria, jogo das argolas, bingo, essas são apenas algumas das brincadeiras que vem à memória quando o assunto é festa junina. As brincadeiras costumam envolver prêmios e brindes, como uma forma de aproximar as pessoas, entreter e fortalecer o espírito comunitário.

Danças juninas

festa-junina-dancas-brincadeiras-tipicas-clube-candeias

A quadrilha é a dança tradicional das festas juninas, com movimentos geralmente coreografados com um roteiro típico e divertido, em pares ou em grupo. Essa dança costuma simular um casamento caipira, por isso muitas pessoas se caracterizam com trajes específicos. As músicas escolhidas também tem relação com os costumes caipiras e tradicionais. Essa é com certeza uma marca registrada das festividades juninas.

Comidas típicas

comidas-tipicas-sao-joao-festa-junina-clube-candeias
As festas juninas também são famosas pelos pratos típicos e deliciosos servidos. Milho cozido, canjica, pé de moleque, pipoca, quentão, bolos, doces de amendoim, canjica, pastéis, e doces à base de coco além são apenas alguns exemplos desses preparos. As adaptações das receitas costumam variar entre as regiões, assim como as escolhas das comidas que irão compor as mesas juninas.

Trajes caipiras

festa-junina-sao-joao-clube-candeias

Nas festas juninas, como falamos anteriormente, trajes típicos compõem a lista de tradições. Geralmente essas vestimentas são feitas com chapéus, camisas e peças em xadrez, vestidos rodados, saias longas, roupas jeans, peças coloridas, laços, tranças e fitas coloridas.

5 arraiás para curtir o melhor das festas juninas

O Nordeste brasileiro apresenta algumas das melhores festas juninas do país, mas outras regiões do Brasil não ficam para trás. Se ao ler esse artigo você sentiu ainda mais vontade de curtir o melhor das comemorações juninas para curtir as tradições, músicas, danças, brincadeiras e comidas típicas, vale a pena colocar as maiores festas em seus destinos de viagem.

Além de todos os costumes e características de uma festa junina comum, esses grandes eventos também recebem shows de bandas e artistas famosos, apresentações de quadrilhas e decorações especiais que conferem um toque de magia e uma atmosfera diferente às ruas dessas cidades. Para quem deseja aproveitar a época junina com tudo o que tem direito, listamos as melhores festas de todo o país. Anote e programe sua próxima viagem!

Campina Grande, Paraíba

festa-de-sao-joao-de-campina-grande-paraiba-brasil-clube-candeias

O arraial de Campina Grande, na Paraíba, é conhecido como o maior São João do mundo, disputando pelo próximo dessa lista, Caruaru pelo título de melhor festividade junina do Brasil. Durante o mês de junho, mais de 2 milhões de pessoas compareceram ao Parque do Povo para prestigiar o evento. Milho assado, canjica, danças memoráveis de quadrilhas e grupos folclóricos do Nordeste são algumas das atrações e sabores que atraem tantos visitantes e que faz com que as festas sejam aprimoradas ano após ano.

Caruaru, Pernambuco

sao-joao-caruaru-pernambuco-brasil-clube-candeias

Durante o mês de junho, viajantes de todo o país se reúnem na cidade pernambucana de Caruaru para curtir um clássico São João, digno de uma posição privilegiada nesse ranking. As festas juninas acontecem no Parque de Eventos do local, sendo decoradas de um jeito típico, com barraquinhas, brincadeiras, comidas e apresentações exclusivas de músicos e quadrilhas de todo o Brasil. Além do local, as ruas da cidade ficam marcadas por itens juninos coloridos e vibrantes.

Mossoró, Rio Grande do Norte

chuva-de-bala-no-pais-de-Mossoro-rn-festa-junina-clube-candeias
Espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”

Mossoró recebe mais de 1 milhão de turistas em épocas juninas, já que no mês de junho a cidade do Rio Grande do Norte conta com apresentações musicais de artistas, repentinas e quadrilhas locais, além de feiras movimentadas de artesanato, comidas típicas e espetáculos teatrais. O espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, é um dos mais famosos, que relembra um episódio histórico da cidade.

São Luís, Maranhão

boi-bumba-cultura-sao-luis-maranhao-clube-candeias

São Luís é a capital maranhense com manifestações culturais típicas como o boi-bumbá, um símbolo do folclore brasileiro usado como principal decoração das festas juninas locais. Mais de 500 grupos desfilam na cidade na época de São João, com roupas características e músicas de zabumbas, pandeirão, matracas e orquestras. Lá as comemorações são bem tradicionais, já que além das danças e apresentações juninas, é comum comemorar todos os dias dos santos.

Natal, Rio Grande do Norte

festas-sao-joao-nordeste-clube-candeias

O São João de Natal é outra opção de festa junina típica que vale a pena conhecer. Além de uma grande fogueira de São João, vários pontos da cidade são enfeitados e recebem shows, danças e barracas de comidas e bebidas juninas. A programação desses eventos também conta com novenas, procissões e missas voltadas a homenagear os santos juninos. Esse é o momento ideal para reunir pessoas de todos os cantos do Brasil para conhecer mais sobre a cultura do Nordeste.

Opções de hospedagem para conhecer as festas juninas

candeias-village-do-sol-parnamirim-rn-clube-candeias

Depois de conferir essa lista dos melhores lugares do Brasil para curtir as festas juninas, é provável que você queira conhecer de perto. Se o destino escolhido for Natal, no Rio Grande do Norte, temos uma opção de hospedagem com o Candeias ideal para você: Candeias Village do Sol, que fica a 250m da praia de Pirangi e próximo das principais atrações juninas do local. As acomodações são equipadas com tudo o que você precisa para uma viagem cheia de conforto e tradição junina.

Entretanto, se seu destino de viagem junina for outro, vale a pena conhecer a Rede Integrada Candeias, com hospedagens para todos os bolsos, gostos e destinos. São mais de 500 mil opções de acomodações pela rede, desde hostels simples e confortáveis até hotéis e resorts luxuosos. Acesse nosso site e seja um associado Candeias com vantagens exclusivas para suas viagens!

Banner-Vantagens-clube-candeias

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: arraia, clubecandeias, festajunina, festas, junho, nordeste, sao-joao


Veja também

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Alagoas

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Leia mais
1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Destinos

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Leia mais
Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Leia mais