Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

As belezas do Cerrado: Chapada das Mesas (MA)

Explore a Chapada das Mesas no Cerrado Brasileiro, paraíso de aventura e ecoturismo com cachoeiras e formações rochosas magníficas.

Por Admin

14/12/2023 10:00 Atualizado em 11/11/2024 02:31 | 4 minutos de leitura

Encante-se com este destino no Cerrado Brasileiro

A Chapada das Mesas é o destino ideal para os amantes de aventura e ecoturismo. A beleza exótica de Chapada das Mesas está presente nas cachoeiras com aguas cristalinas, formações rochosas, mesetas (pedras enormes que despontam no topo e lembram mesas de diversos tamanhos) e nos rios e nascentes com águas mornas.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 e está localizada no sul do Maranhão e faz divisa com o Tocantins. O parque abrange, principalmente, os municípios maranhenses de Riachão, Estreito e Carolina.

Continue lendo para conhecer a beleza deste lugar e como incluir a região na sua próxima viagem!

Pontos turísticos de Chapada das Mesas

chapada-das-mesas-maranhao-clube-candeias

Cidade de Carolina

A cidade de Carolina é porta de entrada de Chapada das Mesas e possui uma boa infraestrutura turística, com hospedagens, restaurantes e operadoras de turismo concentrados na região central. Além de ecoturismo, é possível realizar passeios mais tranquilos, como conhecer o Museu Histórico de Carolina, valorizar o artesanato local ou relaxar na prainha fluvial às margens do Rio Tocantins.

Sendo o principal destino de ecoturismo do estado do Maranhão, a cidade é conhecida como Paraíso das Águas devido ao grande número de cachoeiras, nascentes, corredeiras e rios. Somam-se mais de 80 cachoeiras e 400 nascentes! 

A região também contempla chapadões e montanhas imponentes.

Cachoeira de São Romão

A Cachoeira de São Romão, localizada no Parque Nacional da Chapada das Mesas, é um dos cartões-postais da região. A queda possui 25 metros de altura e seu é acesso é feito por uma estrutura de madeira muito bem-planejada.

Mirante de Chapada das Mesas

O mirante possui aproximadamente 400 metros de altura e está localizado dentro do Parque Nacional. Do alto da serra, os turistas podem prestigiar a vista da vegetação do Cerrado e ter contato direto com os pés de bacuri, araçá e plantas medicinais.

No parque também há um caminho de pedras construído pelos primeiros habitantes da região.

Cidade de Riachão

Em Riachão, antigo distrito da cidade de Carolina, os turistas encontram os seguintes atrativos: lagoas rodeadas de carnaúbas frondosas, um balneário municipal e montanhas de arenito. Em meio à natureza é possível observar aves do Cerrado, como araras-canindé.

Cidade de Tasso Fragoso

Na cidade de Tasso Fragoso, a 4h de Carolina, está concentrado o maior número de sítios arqueológicos do Maranhão. Os estudos realizados até o momento revelam a existência de vestígios como gravuras rupestres no interior das grutas e nos paredões rochosos de arenito, além de objetos líticos lascados (machadinha, cerâmicas, várias pedras de corte, raspadores e dois moedores).

Como chegar e quando ir

chapada-das-mesas-maranhao-nordeste-ecoturismo-clube-candeias

A cidade de Carolina, como dito anteriormente, serve como ponto inicial para a maioria dos passeios ao Parque Nacional da Chapada das Mesas. Para chegar até ela, partindo da capital São Luís, são aproximadamente 12 horas de estrada. Voando até Imperatriz, é possível alugar um carro e ou ir de ônibus até Carolina em uma viagem de 3 horas e meia.

Lembrando que, para chegar até os atrativos da Chapada, é necessário ter um veículo 4x4 ou, se preferir, contratar um guia local. Para maior comodidade, as operadoras de turismo da região oferecem pacotes de passeio bastantes atrativos.

É recomendável visitar a Chapada das Mesas entre maio a setembro, época de seca na região. Nesse período, as águas são mais cristalinas e as trilhas ficam mais acessíveis. Apesar do clima quente predominar o ano todo, o clima é considerado um pouco mais ameno entre estes meses, favorecendo o trekking, por exemplo. O tempo de estádia recomendado é de 5 dias.

Você vai gostar de ler também : São Luís, MA: as belezas do seu centro histórico

Programe-se com o Clube Candeias

O Clube Candeias, referência nacional em turismo programado, oferece aos seus associados acomodações próprias nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Além disso, hospedagens integradas em cada canto o país, incluindo destinos como a capital São Luís e a cidade de Imperatriz.

Para mais informações sobre o clube ou para se tornar associado do Clube Candeias, preencha o formulário abaixo. Nossa Equipe de Especialistas em hospedagem está pronta para apresentar uma nova forma de curtir suas férias com lazer, conforto, segurança e economia garantidos.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: maranhao, parques-nacionais, clube-candeias, cerrado, chapada-das-mesas, nordeste, ecoturismo


Veja também

Dicas para aproveitar o fim de ano em Bombinhas, SC

Viagens

Dicas para aproveitar o fim de ano em Bombinhas, SC


19/11/2024

Foz do Iguaçu no Verão - Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem

Viagens

Foz do Iguaçu no Verão - Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem


14/11/2024

Lugares para viajar em Santa Catarina

Viagens

Lugares para viajar em Santa Catarina


13/11/2024