O Brasil é formado por biomas com características distintas, cada um com sua beleza e grandeza únicas. Nosso país é extremamente rico em natureza, e o Pantanal possui um encanto especial!
Apesar de ser o menor bioma brasileiro, é a maior planície alagável do mundo e apresenta características quase exóticas. Ele ocupa parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e se estende também pela Bolívia e Paraguai.
Veja também: Viagem para o Pantanal: qual a melhor região, quando ir, o que fazer e mais
Com uma flora impressionante, o Pantanal abriga mais de 3,5 mil espécies de plantas terrestres e aquáticas. Sua fauna é igualmente fascinante, com animais emblemáticos como o tuiuiú, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, a arara-azul-grande e a sucuri-amarela, além de muitas outras espécies que fazem da região um santuário da vida selvagem. Se você está planejando uma viagem para explorar o Pantanal, confira as principais cidades para conhecer esse destino encantador:
1. Corumbá (MS)
Corumbá é uma das principais portas de entrada para o Pantanal. Localizada na fronteira com a Bolívia, a cidade tem uma forte ligação com as tradições pantaneiras, como o famoso passeio pelo Rio Paraguai, além de ser um ótimo ponto para observação de animais, como capivaras, jacarés e aves.
👉 Veja também: 7 curiosidades incríveis sobre o Pantanal Brasileiro
A gastronomia local é uma atração à parte, com pratos típicos como a carne de sol com arroz carreteiro e o peixe pantaneiro, preparados com ingredientes frescos da região. A cidade também é a base para diversas expedições e safáris fotográficos, onde é possível admirar a fauna local em seu habitat natural.
🎫 Vai para Corumbá? Conheça o Candeias Gold Fish.
⭐ Veja também: O que fazer perto do Candeias GoldFish
2. Aquidauana (MS)
Aquidauana é mais uma cidade estratégica para quem deseja explorar o Pantanal. Com forte presença de cultura regional, a cidade é conhecida por suas festas tradicionais, praias de água doce e parques naturais. O turismo no local envolve passeios de barco pelos rios Aquidauana e Miranda, além de visitas às fazendas pantaneiras.
3. Cáceres (MT)
Cáceres, além de sua localização estratégica às margens do Rio Paraguai, é rica em belezas naturais, com diversas grutas, lagoas, rios e cachoeiras. Além disso, o município é um dos principais pontos de pesca do Pantanal e é sede do Festival Internacional de Pesca, que oferece uma programação completa, com competições, feiras e shows.
4. Poconé (MT)
Poconé é um excelente ponto de partida para explorar a região do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, onde é possível observar a vida selvagem em sua plenitude. Além das trilhas e passeios de barco, oferece uma experiência cultural com as festas de rodeio e a culinária típica, que inclui pratos como o arroz com carne de sol e o caldo de piranha.
5. Miranda (MS)
Miranda é uma pequena cidade que proporciona uma verdadeira imersão na natureza pantaneira. A cidade é um pouco mais afastada das outras cidades do Pantanal, e é cercada por fazendas e estâncias que oferecem experiências como passeios a cavalo e observação de animais.
🎁 Bônus: Bonito, Mato Grosso do Sul
Embora esteja mais ao sul, a aproximadamente 160 km da área pantaneira, Bonito é um destino muito visitado por aqueles que desejam combinar o Pantanal com atividades de ecoturismo, como visita a grutas, rios cristalinos e atividades de mergulho e flutuação.
👉 Quer saber mais sobre o destino? Veja também:
- Onde ficar em Bonito MS: melhor região e hospedagem
- Inverno em Bonito MS: o que fazer e como aproveitar a estação
- O que fazer de graça em Bonito
- Passeios com crianças em Bonito MS
🎫 Vai para Bonito? Conheça o Candeias Guarany.
Clube Candeias: o seu destino é no mundo todo!
Economize nas suas hospedagens com o Maior Clube de Férias do Mundo! Associe-se e tenha acesso a estruturas completas para férias, lazer e turismo nos mais diversos destinos.
Possuímos 29 unidades próprias espalhadas pelo Brasil e também uma rede integrada com + de 500 mil opções de hospedagens pelo mundo todo. São acomodações que variam entre hotéis (unidades não residenciais), casas e apartamentos mobiliados (residenciais). Tudo isso para você curtir ao máximo os seus momentos de lazer.