Confira 7 trilhas para aventureiros percorrerem no Brasil
Fazer uma trilha é uma experiência inesquecível de imersão na natureza. Além disso, é uma ótima oportunidade de fugir da agitação da cidade e conhecer destinos turísticos incríveis.
O Brasil é privilegiado no que diz respeito à quantidade e à diversidade de belezas naturais. São inúmeras paisagens deslumbrantes com características geológicas, de fauna e de flora bastante específicas. Assim, para aqueles que gostam de ecoturismo, nosso país é realmente um prato cheio!
Abaixo, uma lista com as 7 melhores trilhas no Brasil para os aventureiros de plantão:
1. Travessia dos Lençóis Maranhenses (MA)
Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do mundo. A melhor forma de conhecer esse paraíso é percorrendo-o de ponta a ponta. A trilha leva de três a cinco dias para ser cumprida e inicia na cidade base de Barreirinhas. Os principais atrativos são as lagoas da Gaivota e Bonita, o povoado de Atins, o Rio Preguiça e, claro, as dunas!
2. Travessia do Vale do Pati (BA)
O Vale do Pati está situado em meio ao Parque Nacional da Chapada Diamantina. Sua travessia é considerada a mais bela e completa da América do Sul, propiciando ao visitante a oportunidade de explorar as inúmeras riquezas naturais da região. Há mirantes, platôs, cachoeiras, piscinas naturais e cavernas. O tempo para completar a trilha é de aproximadamente dois dias.
3. Pico das Agulhas Negras (RJ)
O Parque Nacional do Itatiaia abarca um território que vai do Rio de Janeiro até Minas Gerais. É famoso devido às suas formações rochosas esculpidas ao longo de muitos anos. O percurso para chegar ao Pico das Agulhas Negras soma cerca de 11 km, ida e volta. A trilha é considerada de dificuldade elevada para os aventureiros. A impressionante vista do cume de 2.790 metros de altitude faz todo esforço valer a pena!
4. Trilha do Rio do Boi (SC)
A Trilha do Rio do Boi ocorre no interior do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Praia Grande, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O parque abriga imensos desfiladeiros, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. No trajeto que acompanha o Cânion Itaimbezinho, é possível contemplar a diversidade da flora e fauna. No final do percurso, tem-se a vista das cachoeiras Véu de Noiva e das Andorinhas.
5. Monte Roraima (RR)
O Monte Roraima apresenta um relevo considerado raro, em formato de mesa, de topo plano e paredes verticais. Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, é repleto de paisagens deslumbrantes como vales, mirantes, cachoeiras e piscinas naturais.
O acesso à trilha para os aventureiros se dá exclusivamente pelo município de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Para alcançar o cume, demora-se cerca de um dia e meio, mas o passeio pelo topo costuma levar de seis a doze dias, em razão dos inúmeros atrativos.
6. Trilha das Sete Quedas (GO)
Essa travessia tem extensão de 23 km e o seu trajeto é tido como o mais bonito da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. As águas do rio Preto, cercadas pela vegetação de cerrado, formam deliciosas quedas d’água. Antes de chegar na Cachoeira das Sete Quedas, há possibilidade de se banhar na passagem do rio Preto e no Cânion 1.
7. Travessia Alto Palácio (MG)
A trilha, de nível moderado, percorre 40 km em meio ao Parque Nacional da Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais. O Travessão, encontro das águas do rio Doce com o rio São Francisco, é um espetáculo imperdível. Nesta trilha perfeita para os aventureiros, pode-se desfrutar do cenário formado pelos morros da região, em especial a Pedra do Elefante, a Serra do Caraça, o Pico da Lapinha e o Breu.
Clube de férias
Para explorar as melhores trilhas brasileiras, conte com o Clube Candeias. Considerado o maior Clube de férias do mundo, ele oferece uma série de vantagens aos seus associados.
Além de unidades próprias em grandes destinos turísticos do país, possui uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens espalhadas pelo mundo, programa de recompensas e muito mais. Saiba mais!