Confira a lista com 7 cânions incríveis espalhados pelo Brasil e surpreenda-se com as atrações no sul do país
O Brasil já provou ser um país de múltiplas belezas naturais, atendendo aos mais diversos tipos de turistas. Para quem curte turismo de aventura, as trilhas são uma ótima pedida, como você pode ver aqui, de contemplação e de contato com a natureza, os cânions nacionais são uma excelente pedida.
Cânions são vales profundos que surgem entre rochas que acabam por formar encostas quase totalmente verticais e podem estar ou não cobertos por vegetação característica da área em que está situado. Confira alguns cânions incríveis para conhecer aqui no Brasil!
1. Cânion das Bandeirinhas (MG)
Com 4 quilômetros e 80 metros de altura, está localizado no Parque Nacional da Serra do Cipó, que compreende os munícipios mineiros de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. Apesar de não ser tão alto nem tão longo, é recheado de belíssimas cascatas e piscinas naturais.
2. Cânion do Xingó (SE)
Entre Sergipe e Alagoas, trata-se de um cânion que permaneceu desconhecido até a construção da usina hidrelétrica do Xingó. Na época o Rio São Francisco foi represado e acabou por revelar uma beleza antes encoberta. Por lá, os turistas visitam a Gruta do Talhado. Há também mergulhos e passeios de barco ao longo dos seus 60 quilômetros de extensão de águas esverdeadas.
3. Cânion do Rio Espalhado (BA)
Para quem gosta deste cenário, é indispensável conhecer algumas destas chapadas deste artigo aqui, sendo elas a Diamantina, que encanta com suas trilhas, cachoeiras, grutas e cânions, como o do Rio Espalhado. Localizado na Bahia, os paredões rochosos do Cânion Espalhado parecem ser o resultado de milhares de rochas empilhadas. O seu estreito caminho navegável leva à famosa Cachoeira do Buracão, com sua tranquila piscina natural. São 90 metros de altura e 3 metros de largura que revelam uma experiência incrível. Confira algumas outras atrações da Chapada Diamantina.
4. Cânion Fortaleza (RS)
Localizado em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, são mais de 7 quilômetros de comprimento e 900 metros de profundidade localizados no Parque Nacional da Serra Geral. Para chegar ao topo, é necessário encarar uma trilha um pouco complexa. De qualquer forma, a vista que se tem lá em cima vale todo o esforço para vislumbrar este cânion incrível. Dentre as atrações do local, destacam-se, ainda, a Pedra do Segredo e a Cachoeira do Tigre Preto.
5. Cânion Itaimbezinho (RS)
Também em Cambará do Sul, ele compõe o Parque Nacional dos Aparados da Serra e possui quase 600 quilômetros de extensão e mais de 700 metros de profundidade. É um dos lugares mais visitados daquela região. Lá também é possível fazer a Trilha do Rio Boi, saiba mais aqui.
6. Cânion Guartelá (PR)
Entre Castro e Tibagi, Paraná, as formações rochosas deste cânion atingem 450 metros de altura ao longo de mais de 30 quilômetros de comprimento. O cânion é responsável por abrigar o Parque Estadual do Guartelá, que é repleto de cachoeiras, possui trilhas dos mais diferentes níveis de dificuldade, registros rupestres e corredeiras.
7. Cânion do Funil (SC)
Em Bom Jardim da Serra, região serrana de Santa Catarina, são menos de dois quilômetros de extensão, mas com uma paisagem que não se encontra nos demais cânions incríveis da lista. Conta com majestosas rochas pontiagudas que surgem em meio ao vale. Trata-se de um dos exemplares dos grandes desfiladeiros do local e a largura do vale parte de 500 e chega aos 1.000 metros. Confira neste artigo mais algumas outras atrações turísticas da serra catarinense que merecem ser contempladas.
Hospedagem de qualidade
O Clube Candeias, o maior Clube de férias do mundo, atende a mais de 700 mil famílias associadas, que contam com ampla rede integrada de hospedagem e mais de 30 unidades próprias espalhadas pelo Brasil, como é o caso da aconchegante e encantadora unidade Candeias Alineville, localizada em Canela, no Rio Grande do Sul.
Para mais informações, fale conosco!