Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Cidade que é puro charme: o que fazer em Canela

Conhecida por seu clima romântico, a cidade da Serra Gaúcha vai encantar você.

Por Ana Ferreira

29/05/2024 13:00 Atualizado em 24/07/2024 09:16 | 11 minutos de leitura

Se você busca por destinos românticos para conhecer em território brasileiro, saiba que Canela pode ser o local perfeito. Isso porque, a cidade possui muitos atrativos turísticos diferentes, que fazem dela uma das melhores e mais conhecidas da Serra Gaúcha. Quer saber o que fazer em Canela? O Clube Candeias preparou um guia completo para você. Confira:

Conheça a história de Canela

A cidade de Canela tem muita história para contar. A primeira delas começa pelo curioso nome. Ele foi inspirado em uma árvore localizada na área central da cidade, onde hoje temos a Praça João Corrêa, em homenagem ao desbravador da região.

Na época, essa árvore, a caneleira, servia de ponto de encontro das pousadas de tropeiros, que levavam de uma ponta a outra, queijos, couro e gado para garantir a sobrevivência.

Porém, no início do século 20, a região passou a ser mais habitada por famílias de fazendeiros e por imigrantes alemães e italianos. Dentre eles o Coronel João Correia que construiu a primeira estrada de ferro da região.

Com o passar dos anos e agora com o acesso facilitado, a cidade de Canela começou a se desenvolver economicamente. Com todo o aconchego e arquitetura diferenciada da cidade, o turismo foi crescendo, principalmente aproveitando os recursos naturais, paisagens deslumbrantes e claro, do frio local, transformando em um aconchegante destino.

 

Características da cidade

 

 

Além de muita história, Canela possui inúmeros diferenciais que a tornam uma das cidades mais procuradas do país. Dentre os principais, destacamos:

 

  • Natureza: A natureza é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores atrativos da cidade de Canela. Por isso, o ecoturismo é uma forte atividade do local. Na cidade, a natureza é simplesmente exuberante, composta por lindas cascatas, trilhas e muito verde, o que contribui para que o município seja super indicado para morar e visitar. Além disso, por aqui, encontramos muitos espaços arborizados, canteiros floridos e também, grandes parques naturais, onde é possível conhecer e ter um contato ainda mais próximo com toda a flora do lugar. 

  • Qualidade de vida: O próximo diferencial da cidade que precisamos enaltecer é a qualidade de vida. Canela é um lugar muito tranquilo, com uma infraestrutura adequada para atender aos moradores e turistas. Sem contar que o município é super seguro, tendo um dos menores índices de criminalidade da região Sul.

  • Turismo: Por fim, o turismo de Canela é diferenciado. A cidade se dedica muito a essa atividade, por consequência de todo o investimento feito ao longo dos anos, o município chama a atenção de todo o mundo. Muitas atrações chamam a atenção na cidade, entre as principais os festivais, museus, eventos especiais, parques e claro, o ecoturismo local com algumas trilhas e tirolesas bem convidativas.

Como chegar em Canela

Na hora de organizar a sua viagem para Canela, é importante lembrar que não existem aeroportos na cidade. Neste sentido, a única forma de acessar a cidade é viajando por terra. 

Então, as principais indicações de locomoção, são carro, ônibus ou até mesmo, por motoristas de aplicativos. Para essa decisão, é importante refletir sobre o estilo de viagem e a comodidade que você deseja ter. 

A ida de ônibus de algum aeroporto para Canela pode ser mais em conta, contudo o carro, alugado ou próprio, te dá mais autonomia. Portanto, coloque tudo no papel e defina o que fica mais viável. 

 

Como ir de Porto Alegre para Canela

Quem vem de outros estados do país, pode optar por descer no aeroporto de Porto Alegre e seguir viagem por um percurso de aproximadamente 127 km até chegar em Canela. 

São vários os ônus e bônus, por isso, resumimos de forma prática para você:

 

  • Carro próprio ou alugado: trata-se da opção mais rápida;

  • Ônibus: é, sem sombra de dúvidas, a opção mais barata;

  • Transfer e Táxi ou Uber: opções mais caras mas que proporcionam mais conforto.

 

Opções não faltam para que você chegue a cidade de Canela, então escolha a que mais se enquadra no seu orçamento e faça uma boa viagem!

 

Como ir de Caxias do Sul para Canela

É possível chegar em Canela por Caxias do Sul, porém, existem poucas opções para quem traça esse destino. Os voos partem apenas de São Paulo e Campinas, o que pode ser inviável para algumas pessoas. Contudo, é também uma opção.

Ao chegar no aeroporto de Caxias do Sul, é possível seguir para Canela das formas tradicionais, ou seja, carro próprio ou alugado, ônibus, táxi ou uber ou transfer. A dica principal é: coloque no papel as melhores maneiras de chegar ao destino e decida com inteligência qual é a melhor para você. 

 

Onde se hospedar em Canela

A hospedagem é uma das formas mais simples de economizar em uma viagem. Por isso, nossa dica especial é: se hospede na unidade do Clube Candeias em Canela. O Candeias Alineville, possui um espaço amplo, próximo a natureza e para toda a família.

Nosso espaço fica entre Canela e Gramado,  a 13min de carro do centro de Gramado e conta com café da manhã, internet, estacionamento, piscina e sala de jogos. Além disso as acomodações são bastante completas, possuindo cobertores, roupa de cama, travesseiro, tv a cabo e frigobar.

 

O que fazer em Canela durante o dia

 

 

Agora que você já sabe as características do local e como é prático chegar até a cidade, bem como onde se hospedar, provavelmente está querendo saber o que fazer em Canela, essa cidade que é puro charme. 

Como vimos, trata-se de um município pequeno, com cerca de 40 mil habitantes. Com estilo romântico e extremamente atrativo, Canela possui inúmeros locais para conhecer durante uma viagem. 

Sendo assim, pessoas diurnas que preferem conhecer e explorar a cidade durante o dia, vão se encantar com as atividades turísticas para curtir a cidade. Prepare papel e caneta que vamos te dar dicas para criar um roteiro incrível para sua cidade. Confira: 

 

  • Parque do Caracol: O Parque do Caracol é considerado a principal atração natural de Canela. No lugar é possível avistar a famosa Cascata do Caracol com 131 metros de altura. Além disso, quem gosta de curtir um ecoturismo vai amar fazer caminhada nos lugares abertos e respirar um pouco de ar puro, o que pode ser perfeito para quem pretende ter um passeio tranquilo e de muita imersão natural.

  • Alpen Park: Se divertir em família ou a 2, também pode ser uma excelente opção de lazer na cidade, não é mesmo? Então, não deixe de conhecer este parque de diversões. O Alpen Park é um dos destinos mais procurados pelos turistas e fica localizado próximo ao centro, local de fácil acesso. Além de ter aventuras para todos os públicos, permite ótimas imersões naturais. 

  • Catedral de Pedra: Outra dica do que fazer em Canela é uma visita à Catedral de Pedra. Esse é, certamente, uma das pausas obrigatórias do lugar. Isso porque, além de belíssima, ela ainda proporciona um passeio rápido ao centro – um bônus pela ótima localização –.

  • Centro de Canela: O centro de Canela é um destino tão versátil que trata-se de um passeio indicado tanto para o dia como para a noite, por isso, ele vai aparecer duas vezes aqui neste artigo.

 

Se quiser conhecer este ponto turístico durante a tarde, saiba que existem restaurantes excelentes para o almoço, assim como inúmeras feirinhas onde você pode comprar lembranças e presentes para todas as pessoas que você ama! 

 

  • Skyglass Canela e Abusado: Por fim, temos uma atração imperdível para se fazer durante o dia que os turistas certamente vão amar conhecer. Inaugurado ainda em 2020, o Skyglass, nada mais é que uma plataforma estaiada de vidro e aço que proporciona uma vista mais do que espetacular, inclusive da queda do penhasco. Além disso, ainda é possível que o visitante aprecie a paisagem caminhando por cima do vidro ou andando por baixo da plataforma no Abusado, um monotrilho com 10 cadeiras suspensas. Uma verdadeira aventura para tirar lindas fotos e reunir  muitas histórias para contar.

  • Mundo a Vapor: Se você procura uma atração diferente para se conhecer em Canela, então o Mundo a Vapor é o local certo? Trata-se de um pequeno parque temático que reproduz em miniaturas várias máquinas movidas à vapor. Neste destino é possível conhecer como se fabricam determinadas coisas, bem como, foi possível conseguir fazer belíssimas fotos na entrada do estabelecimento.

 

O que fazer em Canela a noite

 

 

Quem está indo para a cidade mais charmosa do país e deseja curtir a vida noturna do local, pode ficar tranquilo. O município oferece muitos atrativos para o fim do dia, dessa forma, você não precisa ficar trancado em seu hotel e pode se divertir ainda mais.

 

Confira algumas dicas do que fazer e reunir lembranças inesquecíveis de uma - ou várias - noite nessa cidade que é um paraíso. 

 

  • Uma passada no centro de Canela: Como dissemos antes, o centrinho da cidade é um ponto turístico que tem muito a oferecer, tanto durante o dia quanto à noite. Sendo assim, se você quer conhecer o melhor da cidade, não pode deixar de passear por lá a noite! Além de oferecer ótimos bares com música ao vivo, cafeterias e restaurantes, a beleza da cidade ganha um novo tom com toda a iluminação e clima animado da região. 

  • Admirar as luzes da cidade – em especial da Catedral de Pedra: E por falar em iluminação, vale a pena sair uma noite apenas para apreciar as luzes da cidade em uma caminhada tranquila e relaxante. Se Canela é linda durante o dia, ao anoitecer ela é ainda mais. Um dos lugares mais lindos para ver toda a iluminação da cidade é a Catedral de Pedra. Não é à toa que o local é considerado o cartão-postal da cidade. A paróquia, que é uma das atrações mais visitadas em Canela,  ganha uma iluminação especial todos os dias. Algo lindo de se ver!

  • Happy Hour pelos bares e restaurantes: Durante a noite, também é a oportunidade perfeita para se curtir a cidade de Canela no melhor estilo. Sendo assim, todo turista deve fazer um tour pelos inúmeros bares e restaurantes estilosos da cidade. Espaços que podem e vão proporcionar incríveis momentos, portanto, não deixe de aproveitar! 

 

Curiosidades sobre Canela

 

 

Que Canela é uma cidade charmosa e apaixonante, a gente já sabe. Por lá a cultura local é forte, o que gera muitas curiosidades a respeito do dia a dia da população. Como turista, a dica de ouro é: procure saber os detalhes, seja curioso, explore o local. Vamos te dar alguns spoilers:

  • Quem nasce em Canela é Canelense;

  • A Cascata Caracol recebe esse nome pelo formato do Rio visto de cima;

  • Não existem aviões na cidade – afinal, ela é bem pequena;

  • A população tem o hábito de se encontrar em rodas de chimarrão e alguns pontos específicos da cidade onde muitos se unem para beber juntos; 

  • O principal diferencial da cidade é a gastronomia, onde muitos viajam para conhecer os diferentes sabores.

 

Clube Candeias

Planeje sua aventura com o Maior Clube de Férias do Mundo! O Clube Candeias oferece excelentes opções de hospedagem para seus associados nos melhores destinos de ecoturismo no Brasil.

Ao se tornar um associado, você desfruta de viagens confortáveis e econômicas para toda a família. Aproveite diversos benefícios, incluindo hotéis exclusivos da rede, programa de recompensas e muito mais! Preencha o formulário abaixo e saiba mais:

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

 

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 


Veja também

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil

Viagens

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil


23/07/2024

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação

Viagens

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação


19/07/2024

Passeios gratuitos em Gramado e Canela

Passeios gratuitos em Gramado e Canela


18/07/2024