Montanhas, lagos azuis e neve... Confira os motivos para Huaraz ser o seu próximo destino de viagem!
Se você está procurando por uma viagem internacional, precisa saber que um dos destinos mais bonitos se encontra bem ao lado do Brasil: Huaraz,
Localizado no Peru, cerca de 8 horas da capital Lima, é uma cidade pequena, tranquila, muito encantadora. Huaraz combina montanhas, lagoas e neve para compor uma paisagem deslumbrante, muito diferente das que encontramos em nosso país.
Vamos te apresentar alguns motivos que farão de Huaraz o seu próximo destino aqui na América do Sul!
Por que visitar Huaraz?
Quando falamos no Peru, muitos pensam no Machu Picchu e toda a história preservada na Cordilheira dos Andes, mas existe muito mais para conhecer, já que as montanhas típicas do local criam uma atmosfera de belezas frias em plena América do Sul.
A cidade de Huaraz, por si só, não possui muitos atrativos, o real encanto está nos arredores, nas enormes cordilheiras, lagos e glaciares, que tornam o local curiosamente paradisíaco.
O que fazer
Huaraz é a cidade base para explorar e conhecer de perto toda a beleza da Cordilheira Branca, cheia de picos nevados e montanhas com mais de 6000 metros. Toda essa paisagem integra o Parque Nacional de Huascaran, que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.
No parque, o visitante terá opções de diversos passeios: trilhas leves a pesadas, poderá conhecer mais de 300 lagoas glaciares e ainda contar com vários tipos de pacotes turísticos que incluem acampamento, escalada, montanhismo, entre outros.
Para que você conheça essa paisagem única, veja alguns dos melhores pontos para aproveitar ao máximo Huaraz:
Lagos e lagunas
-
Laguna Paron: a Laguna Paron está cercada por uma montanha exótica, com formato natural de pirâmide e mais de 5000 metros de altitude. O seu redor é formado pela montanha Artesonraju. No meio, a água azul turquesa contrasta com as rochas do entorno. O local fica a, mais ou menos, duas horas da cidade de Huaraz, mas não pode ficar fora do seu roteiro de viagem, por ser um espetáculo da natureza. A caminhada é íngreme e dura, aproximadamente, 30 minutos. Facilmente, é possível encontrar um tour com guia para conhecer a atração.
-
Lagunas Llanganuco: um dos passeios mais clássicos de Huaraz é nas Lagunas Llanganuco, que fica, em média, 2,5 horas de carro da cidade, 80 km. Existem várias agências de turismo que fazem o passeio para o lugar, mas ele pode ser feito individualmente, também.
-
Laguna 69: todas as lagunas presentes na Cordilheira Branca têm águas com um azul único e deslumbrante, mas, sem dúvida, a Laguna 69 é a mais bonita dentre todas elas. O azul é ainda mais intenso, além de ter as bordas cristalinas. As montanhas no local são de um cinza chumbo que contrasta com as águas. Elas podem ter mais de 4000 metros de altitude. Para chegar na Laguna 69 é preciso estar disposto a percorrer uma trilha difícil, de mais de três horas de caminhada.
-
Lago de Wilcacocha: uma ótima opção para começar a sua aventura é no Lago de Wilcacocha. O lago está localizado na Cordilheira Negra, no topo da montanha e com vista para toda a cadeia de montanha dos Andes. O acesso é feito por meio de uma trilha que, apesar de ter, aproximadamente, três horas, não tem um nível de dificuldade alto. Aproveite para registrar a vista panorâmica de todo o parque.
Glaciar Pastoruri
Esse passeio é um dos mais populares entre aqueles que visitam Huaraz. É, sem dúvida, a paisagem mais linda de Huaraz! São percorridos 70 km para chegar ao local e atravessar a trilha. Leva-se em torno de uma hora e meia para chegar até lá, mas é comum encontrar diversos tours com outros turistas para conhecê-lo.
O Glaciar é uma enorme e linda montanha de gelo que impressiona por sua imponência. Vale a pena conhecer!
Ruínas de Chavín de Huantar
Muitos buscam o Peru para conhecer a história Inca do Machu Picchu, mas em Huaraz também é possível entrar em contato com a cultura antiga. Um sítio arqueológico de uma civilização Pré-Inca está presente a duas horas e meia de Huaraz. As Ruínas de Chavín de Huantar estão a cerca de 100 km de Huaraz.
Chavín foi uma civilização pré-inca, que viveu entre os anos 800-200 a.C., e que teve influência em outras civilizações posteriores como, por exemplo, Paracas, Incas e Nazca. As Ruínas estão cheias de galerias subterrâneas, pelas quais é permitido entrar e passear para observar as construções.
Trilhas
Já deu para entender que Huaraz está recheado de lindas montanhas, contornadas por lagunas. Por lá encontramos muitas trilhas para conhecer todas essas maravilhas. A caminhada dura cerca de quatro horas, mas permite ver montanhas nevadas, lagunas e outras belezas naturais.
O tour passa pela Cordilheira Branca, vai para a Quebrada de Llanganuco, permitindo ver também o Mirador de Portachuelo, Yanapqcha e Cebollapampa. A vista panorâmica da natureza durante esse trekking é uma das melhores partes da viagem.
Dica extra!
No seu passeio, prepare-se bem para enfrentar a altitude. Dependendo da sua condição física, pode gerar desgaste excessivo, dificuldade para respirar, náusea, entre outros sintomas.
Reserve os primeiros dias para relaxar e se acostumar com o clima da cidade, para depois se aventurar nos passeios mais pesados!
Planeje sua viagem
Para os associados do Clube Candeias, não há dúvidas ao se hospedar em qualquer lugar do mundo. A Rede Integrada permite encontrar mais de 500 mil opções de hospedagens em todo o mundo, por meio da plataforma online.
Se você ama viajar, não deixe de conhecer outras vantagens de ser um associado do Clube Candeias. Preencha o formulário abaixo para saber mais!