Vai viajar? Saiba como obter o seu comprovante de vacina da COVID-19
A vacinação da população mundial contra a Covid-19 avançou muito desde sua primeira aplicação, em dezembro de 2020, no Reino Unido. Quase 100% da população mundial já tomou, pelo menos, a primeira dose da vacina, segundo o Our World in Data.
Apesar da queda das restrições e aumento do número de vacinados, alguns governos estão exigindo a apresentação de um comprovante de vacinação ou passaporte de vacina. Dessa forma, é indispensável ter em mãos o comprovante de vacinação da Covid-19.
O comprovante confirma que a pessoa já está devidamente vacinada e sua exigência tem como um dos objetivos estimular a imunização. Vale destacar que o documento também pode ser importante para uso dentro do Brasil. Um exemplo disso são as visitas a museus e demais locais públicos, fechados ou a céu aberto, que estão exigindo a apresentação do comprovante de vacinação para a entrada no evento.
Confira como você deve levar o comprovante de vacina contra a COVID-19 em suas viagens.
Onde emitir o comprovante?
O Governo Federal criou um aplicativo para que os brasileiros vacinados imprimam o comprovante de vacina contra a COVID-19. O sistema criado é o Conecte SUS – responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação. Além do próprio aplicativo, o Conecte SUS também está disponível na versão web. É simples dar início ao processo de emissão do comprovante de vacinação. Primeiramente, é necessário ter uma conta no site do Governo Federal. Depois, basta inserir alguns dados pessoais e as informações com o registro de vacinação aparecerão na tela.
É importante ficar atento às exigências extras de cada país, pois alguns países possuem regras específicas. Alguns destinos podem exigir emissão de documento em determinado idioma ou não aceitar um tipo de vacina. Por isso, é preciso ter atenção a tais detalhes na hora de viajar. O Conecte SUS possui a opção para imprimir versões em inglês e espanhol.
O que fazer caso não consiga emitir o documento?
A indicação nesse caso é entrar em contato com o sistema de atendimento do Conecte SUS. De antemão é preciso adiantar que muitas pessoas já passaram pela mesma situação: erro de digitação na hora de emitir o comprovante. Qualquer dado errado irá, automaticamente, levar a informações contraditórias no cadastro nacional, ou seja, não será possível emitir o comprovante de vacina da COVID-19.
Por isso, é preciso ter atenção para que todos os dados sejam preenchidos corretamente. Caso esteja tudo certo e ainda assim não seja possível emitir o comprovante, é necessário entrar em contato com o local onde foi realizada a vacina e solicitar a alteração. Tudo isto deve ser resolvido o quanto antes. Confira aqui algumas dicas para uma viagem bem planejada.
Clube Candeias
Viajar com o maior Clube de férias do mundo é algo muito fácil, divertido e simples. O Clube Candeias possui uma série de vantagens. Uma delas é a rede integrada de hospedagem pelo mundo. A rede integrada conta com mais de 500 mil opções de hospedagens pelo mundo todo e acomodações de qualidade para garantir o conforto de quem está viajando.
Para mais informações é só falar conosco!