Prepare sua bicicleta e conheça alguns locais para pedalar no Brasil
Nos últimos anos, o ciclismo tem se tornado uma atividade muito apreciada, principalmente para a prática em grupo. Muito se fala de cidades internacionais que contam com excelente infraestrutura para andar de bicicleta, mas o Brasil não fica para trás neste assunto.
Para provar isso, fizemos uma seleção de sete locais para pedalar no Brasil. Confira!
Santos, SP
Quando o assunto é pedalar pela cidade, além das belas paisagens e do clima agradável, Santos impressiona pela segurança, mesmo não sendo uma cidade pequena. Ao todo, são 30 quilômetros de ciclovias bem sinalizadas e planas que levam ao Porto de Santos.
Aproveite para conhecer e pedalar no Jardim da Orla! Monumentos, esculturas, diversas espécies de plantas e até de pássaros embelezam o maior jardim de orla do mundo, que ganhou este título em 2002 pelo Guinness World Records com 218.800 mil metros quadrados.
Curitiba, PR
É claro que a segura cidade de Curitiba, a melhor capital do Brasil para andar de bicicleta, não poderia ficar de fora desta lista. São mais de 100 quilômetros de malha cicloviária rotineiramente utilizada pelos habitantes da cidade e de ótima infraestrutura. É possível visitar os principais pontos turísticos de lá pedalando.
Rio de Janeiro, RJ
A cidade do Rio de Janeiro e as suas belas paisagens inspiram a prática dos mais diversos esportes. Seja em Copacabana, Ipanema ou no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. O Rio tem aproximadamente 450 km de ciclovia, muitos destes perpassam os destinos mais procurados da capital, então há vários locais para pedalar!
No meio da metrópole os turistas podem explorar o Parque Nacional da Tijuca, que surpreende com cachoeiras e construções erguidas durante o Brasil Império. Ainda no Parque Nacional, os adeptos ao mountain bike podem se divertir percorrendo as trilhas em meio à natureza.
Diamantina, MG
O município de Diamantina é o início da famosa Estrada Real, que perpassa o estado de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. São mais de 1.500 quilômetros que percorrem os mesmos caminhos do ouro e do diamante durante o período colonial. Se o viajante não tiver tanto pique para chão e história, pode ficar em Diamantina conhecendo os casarões coloniais, igrejas antigas, trilhas e cachoeiras. Também vale a pena!
Recife, PE
Dá pra conhecer a capital pernambucana só de bike! Recife conta com 70 km de rede ciclável (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas). Alguns destes caminhos também podem ser feitos de patins ou skate. O turista pode explorar desde a orla da Praia da Boa Viagem, o Recife Antigo, fazer a rota dos mercadões ou conhecer os parques da cidade.
Bonito, MS
Bonito é um dos destinos ideais para quem quer pedalar em meio à natureza. Há diversas opções de rotas por lá, algumas curtas outras mais longas, mas todas que te levam a lugares espetaculares. A Trilha da Lagoa, por exemplo, conta com mais de 15 quilômetros ao longo do Rio Formoso e acontece dentro do Parque Ecológico Rio Formoso, que possui diversas atrações para quem procura um passeio mais familiar. A Rota do Guará possui 130 km de extensão, passa pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena e é necessário pernoitar.
São Paulo, SP
Recentemente, a cidade de São Paulo entrou no ranking Bicycle Cities Index, que analisa as condições para andar de bicicleta em 90 cidades do mundo todo. O ranking analisa quais são as cidades mais “bike-friendly” do mundo. A capital paulista ficou em 76º lugar, considerada, assim, com segurança e infraestrutura cicloviária, e é por isso que ela está na nossa lista de sete locais para pedalar no Brasil!
Clube Candeias
Com mais de meio milhão de opções de hospedagem em sua rede integrada espalhada pelos sete continentes e mais dezenas de unidades próprias no Brasil, o Clube Candeias se consagrou como o maior clube de férias e hoje já atende a mais de 700 mil associados.
O atendimento oferecido pelo nosso clube é cinco estrelas, completo e exclusivo!