Conheça o Festival de Cinema de Gramado

Kikito, o Deus da Alegria, o Palácio dos Festivais e muito mais... Entenda tudo por trás do Festival de Cinema de Gramado.

Por Marketing

08/08/2023 16:00 Atualizado em 11/11/2024 01:37 | 9 minutos de leitura

 

 

A Serra Gaúcha é um destino procurado em diversas épocas e estações do ano, principalmente Gramado, que oferece atrativos e pontos turísticos para os visitantes. No fim de ano, o Natal Luz preenche a cidade, enquanto nos dias mais frios e chuvosos de agosto acontece um dos eventos mais conhecidos da cidade, que é o Festival de Cinema de Gramado, uma marca histórica e artística que atrai amantes do cinema para o local. O evento conta com edições anuais e reúne pessoas de todo o país para prestigiar curtas e longas-metragens de diversos diretores e artistas nacionais ou estrangeiros.

Veja também: 52º Festival de Cinema de Gramado 2024: programação e onde se hospedar

O evento já passou da sua 50ª edição e além de ser uma forma de reconhecer produções e novidades artísticas que disputam o conhecido Kikito, o prêmio do festival é concedido por júris e organizadores do evento. Ao caminhar pela principal avenida de Gramado, Borges de Medeiros, você se depara com o Palácio dos Festivais, o Museu do Festival de Cinema e o Caminho das Estrelas.

E se nessa próxima viagem ao local, você deseja conhecer o Festival de Cinema de Gramado e saber como aproveitar ao máximo a atração de grande prestígio nacional e internacional, siga com a leitura deste artigo, em que vamos abordar a história e os diferenciais do evento. Confira!

 

A história do Festival de Cinema de Gramado

festival-de-cinema-de-gramado-rio-grande-do-sul-clube-candeias
Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

O Festival de Cinema de Gramado, iniciado em 1973 pelo cineasta gaúcho Adair Figueiredo, tornou-se um marco na cinematografia nacional e latino-americana. Com o objetivo de promover o cinema brasileiro e latino-americano, a primeira edição exibiu 15 filmes brasileiros e 2 estrangeiros. Apesar de enfrentar desafios como dificuldades financeiras e a extinção da Embrafilme em 1990, o festival se fortaleceu ao longo dos anos. Hoje, o evento apresenta uma ampla gama de filmes, incluindo longas-metragens, curtas-metragens e produções em realidade virtual, além de oferecer palestras, debates, oficinas e workshops. Com um júri prestigioso, o festival continua a ser um importante espaço para a troca de conhecimentos e a promoção da cinematografia.

 

Localização do evento

palacio-dos-festivais-gramado-rio-grande-do-sul-clube-candeias

Como o próprio nome já diz, o Festival de Cinema de Gramado acontece na cidade gaúcha geralmente no mês de agosto. Assim, além de ser um cenário e tanto para quem gosta de apreciar belezas naturais e arquiteturas do tipo europeu, Gramado também é um destino muito procurado pelos entusiastas de cinema. O festival ocorre no Palácio dos Festivais, na rua popular de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros, local que antes ficava o Cine Embaixador. Esse ambiente se manteve constante mesmo quando a política nacional ameaçava a continuação das produções cinematográficas.

🎫 Vai para o Festival de Cinema de Gramado? Conheça o Candeias Alineville!

Mesmo quando não é época de festival, o local mantém suas atividades, com uma programação corriqueira. Isso é uma forma de entreter turistas e mostrar o melhor do cinema e audiovisual gaúcho, nacional e estrangeiro durante todas as épocas do ano. Não é incomum passear pela Avenida Borges de Medeiros e outros locais de Gramado sem ser informado sobre o Festival de Cinema de Gramado ou até mesmo ver o Kikito, símbolo do evento, em chaveiros, imãs de geladeira e lembranças da cidade. Vale a pena conhecer o Palácio dos Festivais mesmo em suas viagens de fim ou começo de ano.

 

Características do Festival de Cinema de Gramado

O Kikito

trofeu-kikito-festival-de-cinema-de-gramado-rio-grande-do-sul-clube-candeias
Foto: Diego Vara / Pressphoto

Como dissemos anteriormente, se você já visitou Gramado, provavelmente já se deparou com o Kikito, um troféu concedido pelos jurados em cada edição do evento. Esse troféu significa “Deus da Alegria” e é de grande importância no local, tanto que no Rio Grande do Sul existe uma rua com o nome Kikito e algumas estátuas espalhadas pela cidade de Gramado.

O Palácio dos Festivais e o Museu do Festival de Cinema abrigam essas estátuas e recebem turistas ao longo de todos os anos para tirar fotos com esse símbolo tão conhecido na região. Ou seja, além de conhecer as produções cinematográficas que merecem destaque, o Festival de Cinema de Gramado também é a oportunidade de ter contato com algo valioso e que representa uma parte da história gaúcha e cinematográfica.

 

Internacionalização

atriz-soledad-villamil-argentina-festival-de-gramado-rio-grande-do-sul-clube-candeias
Atriz argentina Soledad Villamil (foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto)
 

Por mais que o Festival de Cinema de Gramado dê espaço para diversas produções nacionais que merecem reconhecimento todos os anos, o evento se posiciona como iberoamericano. A internacionalização necessária que expandiu ainda mais o evento a partir de 1992, quando a Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima foi extinta e era a principal responsável pela difusão das obras de cinema em todo o Brasil. Desta forma, como poucos filmes nacionais podiam ser lançados, o evento gaúcho foi se abrindo para produções estrangeiras e receber a visita de cineastas e atores de diversos países.

 

O glamour

ator-paulo-betti-festival-de-cinema-de-gramado-rs-clube-candeias
Ator Paulo Betti (foto: Edison Vara/Agência Pressphoto)

Não é incomum ir a Gramado em época de festival e se deparar com artistas e celebridades pelo local, com flashes e um grande público ao redor. A cidade em si já é muito associada ao glamour. Como nos primeiros anos o Festival de Cinema era feito nos dias de verão, era comum ver esses famosos em áreas de lazer de hotéis.

Outro ponto importante é que essa presença de pessoas famosas na cidade ajuda a atrair ainda mais visitantes e difundir o turismo local. O Caminho das Estrelas é uma prova desse glamour, com assinaturas exclusivas de profissionais renomados no ramo do cinema.

 

Palco para debates

festival-de-cinema-gramado-rs-clube-candeias
Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Os debates sobre cinema são uma parte muito importante do festival, sendo em muitos casos mais significativos do que a própria apresentação dos filmes. Além de ser um estímulo ao pensamento crítico, é também uma forma de ressaltar e incentivar melhorias e coisas que deram certo em audiovisuais. Gramado era cenário propício, desde o início, para assumir um protagonismo nas discussões sobre as produções da época, principalmente na década de 70, marcada por obras sobre resistência.

Esses debates costumam partir de perguntas de jornalistas e do público, são questões diretas ou subjetivas sobre cada produção, que vão tomando forma e diferentes opiniões.

 

O Museu do Festival de Cinema de Gramado

festival-de-cinema-gramado-rio-grande-do-sul-clube-candeias
Localizado junto ao Palácio dos Festivais, o Museu do Festival de Cinema de Gramado é um espaço que agrupa cartazes, documentos e fotos dos anos de trajetória do Festival de Cinema de Gramado. Além disso, você pode conferir parte dessa história caminhando pelo Caminho das Estrelas, que fica em frente ao Palácio, com assinaturas de profissionais de prestígio como Eva Wilma, Antonio Fagundes e Selton Mello. Provavelmente se você já visitou a cidade deve ter passado por esse caminho, por ficar em uma área tão conhecida e ser uma parte marcante do local.

O local também possibilita a participação de atividades interativas, em jogos nos quais você pode montar o “próprio filme”, de maneira bem lúdica e criativa. Para quem sentiu vontade de conhecer o museu e essa história tão rica do Festival de Cinema de Gramado e do contexto audiovisual na cidade, vale ressaltar que o Museu do Festival fica na Av. Borges de Medeiros, 2659, a mais conhecida da região. Turistas e visitantes podem ir ao local de segunda a sábado, das 10h às 18h. Para mais informações sobre o local, funcionamento, história e a visitação, acesse o site do museu.

 

52ª edição do Festival de Cinema de Gramado

50-edicao-festival-de-cinema-de-gramado-2022-rs-clube-candeias
50º Festival de Cinema de Gramado (2022)
 

Neste ano, o Festival de Cinema de Gramado, que está em sua 52ª edição, acontece entre os dias 09 a 17 de agosto. Durante o primeiro semestre do ano, o evento recebeu diversas inscrições para as mostras de longa-metragem, competitivas, curta-metragem e demais produções de ficção e documental. Além disso, uma das novidades esperadas para esse ano é a criação de um Panorama Internacional, ou seja, a exibição de filmes e produções de diversos formatos, gravadas em diferentes lugares do mundo.

Se Gramado já estava em sua lista de próximos destinos de viagem, vale considerar fazer essa viagem durante o mês de agosto para aproveitar um pouco do friozinho típico do lugar e ainda conhecer o Festival de Cinema de Gramado. Você pode adquirir ingressos e saber mais sobre os filmes, detalhes e programação pelo site oficial do evento.

 

Onde se hospedar para visitar o evento

 

O Candeias Alineville é a opção certa de hospedagem para quem vai aproveitar o festival. Localizado a menos de 15 minutos de carro da avenida onde ocorre o evento, oferece acomodações charmosas e completas com um delicioso café da manhã. Confira mais detalhes:

✅ Localizado entre Gramado e Canela

✅ Próximo a atrativos turísticos

✅ Unidade charmosa e aconchegante

✅ Café da manhã delicioso

✅ Opções de acomodações com varanda privativa

 

Veja também: Alineville, a hospedagem do Clube Candeias na Serra Gaúcha

 

 

Torne-se um associado do Clube Candeias para fazer da sua viagem a Gramado um momento ainda mais especial, assim como todas as viagens que estão por vir. Essa é a oportunidade de ter conforto e infraestrutura para aproveitar sua viagem e as produções audiovisuais ao máximo. Saiba mais!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: cinema, filmes, gramado, festival-de-cinema-de-gramado, serra-gaucha, canela, clube-candeias


Veja também

Destinos para aproveitar o verão além das praias 

Viagens

Destinos para aproveitar o verão além das praias 


06/12/2024

Os maiores shows de fogos de artifício do mundo

Viagens

Os maiores shows de fogos de artifício do mundo


05/12/2024

Dicas para o fim de ano em Gramado e Canela

Viagens

Dicas para o fim de ano em Gramado e Canela


03/12/2024