Dia do Astronauta: 5 planetários para conhecer

Cosmonautas de plantão, aqui estão 5 planetários no Brasil para uma viagem espacial incrível. Leia!

Por Fernanda Passos

09/01/2024 10:00 Atualizado em 10/11/2024 21:31 | 5 minutos de leitura

There's a starman waiting in the sky! Confira 5 planetários para uma aventura espacial em terras brasileiras

astronauta-planetarios-ciencia-espa%C3%A7o-curiosidades-clube-candeias

O Dia do Astronauta (09/01) ressalta a relevância da exploração espacial para o avanço científico e tecnológico, ao mesmo tempo que serve de inspiração para as gerações futuras - até porque, é na infância que muitas crianças são despertadas pelo desejo de se tornarem astronautas!

Esta data celebra aqui no Brasil a Missão Centenário, que, em 2006, levou o primeiro brasileiro à Estação Espacial Internacional (EEI). O astronauta brasileiro Marcos Pontes decolou na nave russa Soyuz-TMA 8 acompanhado do astronauta russo Pavel Vinogradov e do norte-americano Jeffrey Williams.

Mas enquanto o ônibus espacial não passa aqui na esquina, a nossa dica é visitar os planetários! Os planetários desempenham um papel crucial, oferecendo experiências imersivas no vasto espaço sideral. No Brasil, somam-se mais de 70 planetários e observatórios de acordo com a Sociedade Astronômica Brasileira.

Separamos 5 planetários que oferecem a oportunidade de conhecer esses centros fascinantes dedicados à divulgação científica e à exploração do cosmos. Ao infinito e além, siga lendo!

1. Planetário do Space Adventure - Canela (RS)

Localizado na Serra Gaúcha, o Space Adventure é parque, museu e planetário! A estrutura de 4 mil metros quadrados conta com área de jogos e museu com itens originais das missões da NASA. Já o planetário possui tecnologia 4K, sendo possível vislumbrar a beleza do universo.

 

 

2. Observatório e Planetário da UFSC - Florianópolis (SC)

O Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina está aberto para grupos de estudantes e também público geral. A estrutura conta com telescópios, sendo possível observar planetas, estrelas, galáxias e até o Sol. É possível contar com o auxílio de monitores, que fazem parte do grupo discente.

3. Planetário Ibirapuera - São Paulo (SP)

Este foi o primeiro planetário no Brasil, construído na década de 50. Localizado dentro de um dos maiores parques urbanos da América do Sul, o planetário oferece uma programação especial aos moradores e turistas.

Os visitantes podem desfrutar de sessões audiovisuais que proporcionam uma jornada pela vastidão do espaço. Além das sessões regulares, o planetário também realiza eventos especiais, palestras e atividades interativas para promover o interesse pela astronomia. Confira a programação.

Leia também: Crianças de férias: diversão e conhecimento em São Paulo

4. Centro de Lançamento e Planetário de Parnamirim  - Parnamirim (RN)

Parnamirim é conhecida como Cidade Espacial abrigando instalações de lançamento, centros de controle de missão ou outras infraestruturas relacionadas a atividades espaciais.

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que, curiosamente, foi a primeira base aérea para lançamentos de foguetes do continente, está localizado no Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas, é um espaço de pesquisa, cultura e lazer com peças originais e réplicas de foguetes lançados na base. Já foram lançados mais de 3 mil desde a fundação da base, em 1965! 

Além do CLBI, a cidade possui um planetário. A cúpula com aproximadamente 8 metros de diâmetro é o lugar perfeito para conhecer o céu da Cidade Espacial e, claro, a galáxia! O espaço também conta com programações educativas.

Saiba mais nas redes sociais da Prefeitura de Parnamirim.

5. Centro de Ciências e Planetário do Pará - Belém (PA)

Este é o primeiro planetário da região Norte do Brasil, inaugurado em 1999. Vinculado à Universidade do Estado do Pará, o espaço é um centro de pesquisa e divulgação científica, sendo uma ferramenta fundamental para a difusão do conhecimento. 

Dentro da Cúpula Kwarahy são realizadas sessões interativas e projeções do céu da capital paraense.

Clube Candeias

candeias-village-do-sol-rio-grande-do-norte-clube-candeias
Candeias Village do Sol em Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN)

Aproveite seus passeios com a certeza de estadias excepcionais. Seja em Florianópolis, Canela, Parnamirim, São Paulo ou em Belém, o Clube Candeias está presente!

Nossa Rede Própria oferece acomodações nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Além disso, contamos com uma Rede Integrada que proporciona acesso a mais de 500 mil opções em todo o Brasil (e também fora dele!). 

Com o Clube Candeias, a qualidade da hospedagem está garantida, proporcionando momentos memoráveis em cada destino escolhido! Associe-se para curtir muito mais os seus passeios e férias!

Psiu,
ei você!

Quer fazer parte do maior

Clube de Férias do mundo?


Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: sao-paulo, canela, parnamirim, florianopolis, belem, clube-candeias, planetarios


Veja também

 Dicas para Economizar nas Férias de Julho com o Clube Candeias

Férias, Clube de Férias, Praia, Turismo Sustentável

Dicas para Economizar nas Férias de Julho com o Clube Candeias


03/07/2025

Como ganhar pontos indicando novos associados no Clube Candeias

Pontos turísticos, Clube de Férias

Como ganhar pontos indicando novos associados no Clube Candeias


02/07/2025

Conheça as unidades do Clube Candeias ideais para suas férias de julho

Clube de Férias, Salvador, Férias

Conheça as unidades do Clube Candeias ideais para suas férias de julho


01/07/2025

Entre em contato