Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Dicas para fazer uma viagem segura

Para te ajudar a fazer sua próxima viagem com confiança e segurança, separamos algumas dicas essenciais. Confira!

Por Fernanda Passos

17/10/2023 16:00 Atualizado em 23/07/2024 12:25 | 11 minutos de leitura

Confira algumas recomendações e pontos de atenção que vão garantir uma viagem segura e bem aproveitada

Se tem uma coisa que pode te ajudar a expandir seus conhecimentos, horizontes e mudar suas perspectivas em relação à vida, é viajar. Além de ser uma das experiências que mais agregam na vida, uma viagem é sempre uma oportunidade de conhecer pessoas, ambientes, costumes e culturas diferentes de tudo o que você já viu.

Ao viajar é comum voltar para casa diferente do que saiu, com novas histórias para contar e uma vontade imensa de escolher o próximo destino e roteiro.

Independentemente se a viagem é para um lugar próximo ou distante, e qualquer que seja o meio de locomoção escolhido, é importante tomar alguns cuidados para que essa experiência seja segura e assim você possa aproveitá-la ao máximo. Afinal, uma viagem segura permite que o turista consiga focar no que importa, desfrutando de todas as belezas e diferenciais do destino escolhido.

Para te ajudar a fazer sua próxima viagem com confiança e segurança, separamos algumas dicas essenciais, dá só uma olhada!

Entenda a importância de planejar uma viagem com segurança

viagens-em-familia-planejamento-clube-candeias

Para garantir a integridade física e emocional do viajante, além de se prevenir de acidentes e situações de risco, é preciso focar na segurança nas viagens. Esse preparo para uma viagem segura começa muito antes de pegar estrada ou um voo.

Trata-se de ponderar possíveis riscos que a viagem traz e encontrar soluções para eles. Isso porque estar em um lugar desconhecido, mudanças climáticas, costumes diferentes e imprevistos podem acontecer com maior facilidade, e medidas preventivas são essenciais.

Além dos imprevistos, durante uma viagem é importante ficar atento aos seus pertences e documentos em geral, já que em alguns passeios é comum se distrair e acabar perdendo objetos importantes. Assim, é imprescindível manter seus pertences e das pessoas que te acompanham na viagem em uma bolsa ou suporte fechado e seguro.

Em relação à saúde também é preciso garantir que alguns medicamentos estejam na bolsa e manter uma alimentação equilibrada, por mais que as opções gastronômicas deixem a viagem ainda mais inesquecível.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Dicas de segurança de acordo com o transporte escolhido

Como citamos anteriormente, as medidas de segurança para uma viagem tranquila também dependem muito do tipo de transporte. Por isso, separamos os principais cuidados e dicas que devem ser tomados em relação a uma viagem de carro, avião ou ônibus. Confira!

Se você vai viajar de carro:

estradas-viagens-de-carro-clube-candeias

  • Faça uma boa revisão no carro e se for alugar, busque fazer um test drive;
  • Confira quais serão as condições climáticas e da estrada, escolhendo uma rota segura;
  • Respeite os limites de velocidade e mantenha uma distância segura dos demais veículos;
  • Faça pausas para descansar e não dirija sob efeito de álcool;
  • Tenha a garantia de que todos estão confortáveis e com cintos de segurança. Para mais dicas sobre viajar de carro, confira este artigo.

Dicas para uma viagem segura de avião:

viagens-de-aviao-companhias-aereas-seguranca-clube-candeias

  • Procure chegar com antecedência ao aeroporto para evitar perder o vôo, principalmente se for despachar malas;
  • Busque por linhas áreas bem avaliadas, conhecidas e de confiança;
  • Esteja atento às regras em relação a embalagens e produtos nas malas;
  • Confira as informações sobre o voo um dia e horas antes de sair de casa para evitar imprevistos;
  • Respeite as regras e instruções de segurança durante o voo.

Recomendações se você escolheu viajar de ônibus:

viagens-de-onibus-seguranca-planejamento-clube-candeias

  • Antes de comprar as passagens, verifique a reputação da empresa;
  • Opte por uma companhia de ônibus conhecida e de confiança;
  • Prefira os assentos da frente do ônibus e use sempre cinto de segurança;
  • Fique com seus pertences próximos e bem guardados;
  • Se informe sobre todas as paradas e caminho percorrido.

Cuidados com a saúde durante a viagem

kit-primeiro-socorros-seguranca-saude-prevencao-viagens-clube-candeias

Além dos cuidados relacionados ao transporte, é necessário tomar algumas precauções em relação à sua saúde e a dos seus companheiros de viagem.

Separamos algumas das principais dicas que podem te orientar em relação à saúde em sua próxima viagem:

Faça uma consulta médica

Se você estiver planejando uma viagem longa ou distante, é importante consultar um médico e saber quais são as condições de saúde, exames e testes exigidos no seu destino. Outra recomendação é se você tiver uma condição de saúde pré-existente, assim poderá saber quais cuidados deve tomar durante sua viagem.

Leve alguns remédios básicos

Tenha na mala de viagem uma “mini farmácia”, com analgésicos e remédios básicos para dor de cabeça, febre, alergias, enjoos e sintomas comuns que podem aparecer pela mudança de climae hábitos em um destino novo. E caso você precise comprar alguns medicamentos no seu destino de viagem, leve as devidas prescrições médicas. Saiba neste artigo como levar remédios em viagens de avião.

Cuidado com a sua alimentação

Procure manter sua alimentação saudável durante sua viagem, evitando alimentos pesados. Essa dica vale muito para viagens em países diferentes, com culinárias muito atípicas, claro que você deve experimentar de tudo um pouco, mas evite exageros. Também tenha certeza que em seu destino de viagem tem água potável, caso não tenha, beba água engarrafada.

Outros cuidados importantes

É indispensável lavar as mãos com frequência para evitar a contaminação, usar protetor solar e acessórios que evitam doenças e problemas de saúde envolvidos na exposição excessiva ao sol.

Esteja atento ao clima em sua viagem

Para ter uma viagem ainda mais segura e agradável, também é válido estar atento ao clima local. Para isso, verifique as condições e previsões meteorológicas antes de embarcar para a viagem, vale uma consulta em sites de previsão do tempo de confiança. Assim, você pode preparar sua roupa e atividades que estão no seu roteiro de viagem de acordo com as temperaturas do seu destino.

Mesmo que as previsões estejam marcando dias de sol e tempo aberto, na hora de fazer as malas vale se preparar para possíveis mudanças climáticas. O ideal é levar roupas adaptáveis a diferentes temperaturas, como agasalhos, roupas de chuva, casacos leves e peças que possam ser usadas em uma meia-estação.

Como forma de proteção também é interessante observar a possibilidade de furacões e tempestades, assim esteja atento e siga as orientações das autoridades locais.

Como fazer sua mala para uma viagem segura

organizacao-mala-viagens-planejamento-clube-candeias

Para muitos, organizar as malas para a viagem pode ser uma tarefa e tanto, por muitas vezes não saber o que levar e ter medo de esquecer algo importante. Além de fatores como peso máximo de uma bagagem para viajar de avião ou espaço no carro para os itens.

Mas pensando em uma viagem segura, algumas dicas podem ajudar a garantir que todas as coisas necessárias estejam em suas malas. Confira!

  • Faça uma lista dos itens que não podem ficar de fora: para evitar esquecimentos e garantir os itens necessários para a viagem, faça uma lista de tudo o que precisa e pretende levar, elencando prioridades. Assim, as coisas mais importantes não serão deixadas.
  • Separe suas roupas por categorias: para deixar tudo acessível e em ordem durante a viagem, organize suas roupas por categorias, por exemplo, camisetas, calças, bermudas, casacos, roupas íntimas e etc. Isso facilita a organização e economiza tempo na hora de encontrar suas coisas e se arrumar para os passeios.
  • Utilize embalagens a vácuo: para economizar espaço na sua bagagem, sacos a vácuo são uma ótima opção, já que o ar costuma ocupar boa parte da mala. Além disso, essas embalagens também ajudam a proteger suas roupas de sujeira e umidade.
  • Organize seus produtos de higiene em uma nécessaire: muitas vezes, por passar muito tempo na mala fechada, produtos de higiene pessoal e cosméticos podem acabar vazando nas roupas e pertences. Para evitar que isso aconteça e estrague seus pertences, procure sempre levá-los em uma nécessaire específica e dividi-los por utilidade.
  • Reserve um espaço na mala para compras da viagem: durante a viagem, é comum comprar itens, presentes e lembrancinhas do local visitado para si e para amigos e familiares, por isso é válido deixar um espaço extra na mala. Se não for possível leve uma mochila dobrável ou bolsa para guardar suas compras.
  • Use etiquetas para identificação: essa dica vale principalmente para quem vai viajar de avião: coloque etiquetas com nome, endereço e telefone, identificando sua bagagem e facilitando a localização caso ela seja extraviada. Outra dica importante é utilizar cadeados em sua mala, para evitar que seja aberta, principalmente se for despachada.

Outras recomendações para uma viagem segura

Além das dicas relacionadas a transporte, saúde e organização das malas, algumas recomendações extras podem garantir uma viagem segura.

A primeira delas é fazer uma boa pesquisa sobre seu destino de viagem escolhido, já que ficar a par das leis, costumes, cultura e regras do local pode ajudar a evitar situações burocráticas ou desconfortáveis durante os dias que estiver lá.

Outra recomendação é ficar alerta em locais turísticos, principalmente com desconhecidos que se oferecem para fazer favores, já que golpes e abordagens indesejadas podem ocorrer com turistas.

É importante se manter conectado com amigos e familiares que não estão na viagem com você, informando sobre os lugares que vai e mantendo um contato contínuo. Ter em mente números de emergência e socorros vão facilitar seus cuidados durante a viagem também, assim como levar kit básico de primeiros socorros em sua viagem.

Como podemos perceber, essas são dicas simples, que fazem muita diferença em sua segurança e evitam problemas desnecessários, para curtir a viagem ao máximo e sem complicações.

Confira nosso artigo exclusivo com dicas para planejar a sua viagem sem erros.

Como ter uma hospedagem segura

candeias-village-do-sol-natal-rn-clube-candeias
Candeias Village do Sol na região metropolitana de Natal (RN)

Antes de fazer sua reserva, pesquise sobre a hospedagem que você tem interesse. Um bom parâmetro sobre a qualidade e segurança do local é a avaliação de e classificação de um hóspede anterior, assim como os comentários em sites de reserva.

Além disso, prefira hospedagens com boas localizações, que estejam em áreas turísticas comuns ou em bairros residenciais. Essa pesquisa e escolha de local pode diminuir os riscos de golpes, assaltos e roubos.

Ao fazer check-in na hospedagem escolhida, verifique as medidas de segurança do local, como portões de entrada, fechaduras e boa iluminação. Isso garante conforto e segurança durante sua estadia.

Durante o período que estiver hospedado, procure manter seus pertences em um local seguro, como uma bolsa com zíper e no caso do dinheiro, em cofres. Verifique também se no local existem extintores e alarmes de incêndio. Bons locais de hospedagem sempre contam com um sistema completo de segurança para seus hóspedes.

Clube Candeias: segurança, confiança e tranquilidade

Essas dicas mostram como é importante escolher bem uma hospedagem que proporcione segurança, confiança e tranquilidade. O Clube Candeias se preocupa com o conforto dos seus hóspedes, desde o momento da reserva até o check-out.

Além de contar com unidades em boas localizações, oferecemos sistemas de segurança completos, economia e áreas de lazer para aproveitar sua viagem ao máximo. São mais de 50 anos no mercado promovendo as melhores experiências de hospedagens.

Nosso Portal do Associado oferece uma rede com mais de 500 mil opções de hospedagens, por diversos cantos do mundo. Além disso, nossos associados contam também com um aplicativo exclusivo, que permite fazer reservas e acessar todos serviços do clube na palma da sua mão. Tudo com muita segurança e praticidade em suas viagens, para aproveitar seus passeios ao máximo, criar boas memórias e muitas histórias para contar.

Associe-se e faça a reserva da sua próxima viagem com segurança!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: planejar-viagens, turismo-seguro, hospedagens, viagem, seguranca, dicas-de-viagens, clube-candeias


Veja também

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil

Viagens

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil


23/07/2024

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação

Viagens

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação


19/07/2024

Passeios gratuitos em Gramado e Canela

Passeios gratuitos em Gramado e Canela


18/07/2024