Confira lugares lindos para conhecer na Ilha de Marajó no Amazonas!
Fazendo parte do arquipélago de Marajó, em uma área de proteção ambiental, a Ilha de Marajó está situada no estado do Pará. Sua separação do continente se pelo delta do Amazonas, além da Baía do Marajó e também do rio Pará. A maior ilha fluviomarinha do mundo também é considerada um destino exótico e lindo por muitos, pois suas belezas naturais são extraordinárias e as lendas que a cercam entregam um encanto misterioso à ilha.
Como chegar
Para chegar até a ilha de Marajó é necessário ir até a cidade de Belém, capital do estado do Pará. Muitos turistas da região norte deslocam-se de carro, mas os que são de outros locais preferem, geralmente, ir de avião, chegando no Aeroporto Internacional de Belém – Júlio Cezar Ribeiro, o mais movimentado da região.
A partir da capital, o turista deve pegar um transporte por balsa até o destino. Uma dica interessante é a locação de um carro e a utilização de um serviço de balsa que comporte veículos, pois, desta forma será bem mais prática a locomoção em Marajó.
Melhor época para visitar
O clima na Ilha de Marajó, assim como em toda a região amazônica, é marcado pela presença de muitas chuvas. Durante a estação chuvosa, a ilha pode ficar com até 2/3 de alagamento em seu território, o que pode dificultar a viagem e prejudicar os passeios. Sendo assim, a melhor época para visitar a ilha é no inverno e entre os meses de junho a janeiro, quando as chuvas não castigam tanto e o calor não chega a ser insuportável.
O que visitar
A Ilha de Marajó destaca-se muito pela diversidade de possibilidades turísticas. Além de ser um verdadeiro santuário ecológico na Amazônia, com natureza rica e privilegiada, ela também possui o maior rebanho de búfalos do território nacional, sendo cerca de 600 mil cabeças.
As praias da Ilha também fazem parte do conjunto de belezas que merecem ser visitadas e apreciadas, além de seus igarapés, mangues, dunas, rios e florestas com mata nativa de incríveis fauna e flora. Veja alguns locais para conhecer:
-
Praias
Sem dúvida, um de seus principais atrativos. Elas são quase desertas, com águas salobras ou seja, uma mistura de água doce e salgada. Entre as principais estão Soure, Barra Velha, Praia Grande, Praia de Jouanes, Arauna e Pesqueiro.
-
Vila de Soure
Considerada a “capital da ilha”. Conta com bares, restaurantes, casarões históricos e fazendas que indicam a cultura dos marajoaras.
-
Fazendas
Alguns locais e fazendas da ilha já foram até cenário de novela. Entre as mais conhecidas e visitadas estão São Jerônimo, Bom Jesus e Furo de Miguelão.
-
Salvaterra
Separada da Ilha pelo Rio Paracauari. Possui várias atrações interessantes, entre elas, as Ruínas Jesuíticas.
-
Museu do Marajó
Situado em Cachoeira do Arari, ele abriga um acervo arqueológico digno de visitação, além de vários outros tipos de obras importantes para o regionalismo.
Planeje sua viagem
Aproveite o momento de isolamento para planejar sua viagem. O Clube Candeias dispõe de unidades próprias em vários estados do Brasil, além de uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo. O associado do Clube Candeias conta com diversas vantagens. Saiba mais.