O atual cenário positivo do Centro Histórico de Curitiba é o resultado da sua constante revitalização, com destaque para os vários prédios históricos, centros culturais, museus, teatros e também serviços de alimentação como restaurantes e bares.
Curitiba tem três adjetivos, no mínimo, instigantes: é considerada uma das cidades mais charmosas do Brasil, uma das “cidades criativas” do país (pela Unesco) e, ainda, a capital do Natal brasileiro.
O centro histórico da cidade revela uma história repleta de memória. Seu início de dá no século XVII e representa o começo da povoação da recém-fundada, em 1963, a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais — o atual bairro de São Francisco.
Foi no século XIX que a migração estrangeira para o Paraná se tornou expressiva, atraindo italianos, alemães, poloneses e ucranianos, sendo de fundamental importância no setor histórico devido à influência da arquitetura trazida por essas etnias.
O atual cenário positivo do Centro Histórico de Curitiba é o resultado da sua constante revitalização, com destaque para os vários prédios históricos, centros culturais, museus, teatros e também serviços de alimentação como restaurantes e bares.
Quais são os principais pontos turísticos e atrações do Centro Histórico?
As várias opções de roteiros turísticos e culturais garantem passeios com muito charme. Conheça-os!
Feira do Largo
A Feirinha do Largo da Ordem é clássica e parada obrigatória para comer um de seus pastéis e conferir seu artesanato. Ela acontece aos domingos das 9h às 14h. Se optar em almoçar, o restaurante Oriente Árabe tem uma vista estratégica. Ele fica numa esquina onde é possível avistar, além da Feirinha, o Palácio Garibaldi, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória.
Memorial de Curitiba
O Memorial foi idealizado nos 300 anos de Curitiba, teve como inspiração os pinheiros paranaenses e foi projetado em linhas modernas com cobertura e laterais em vidro transparente, além de vigas metálicas.
O aspecto contemporâneo cria um incrível contraste com as construções centenárias do centro histórico. Esse importante centro cultural da cidade abriga permanentemente exposições de obras de arte de artistas renomados e atividades culturais, como lançamentos de livros e apresentações musicais e cênicas. Além da preservação da história da cidade o centro ainda recebe palestras, seminários, congressos, oficinas, eventos técnicos e científicos, e outras atividades.
Bar do Alemão
O Restaurante Schwarzwald, mais conhecido como Bar do Alemão, é tão famoso que se transformou em uma instituição da boemia de Curitiba. O local preserva sua a decoração original e o mesmo ambiente rústico de sempre.
O que pedir? O joelho de porco acompanhado de salsicha vermelha, batata cozida, chucrute e salada é um dos destaques, o outro é o marreco com purê de maçã, repolho roxo e salada. Todos os pratos são tipicamente alemães, é claro. Para beber o destaque é o Chopp Submarino.
Festivais de julho e outubro
Dois festivais agitam o inverno e o dia das crianças de Curitiba. Em julho, o Festival de Inverno, e em outubro o Centro Histórico Divertido.
No festival de inverno você vai encontrar:
- Alimentação com combos a preços fixos;
- Circuito de Cerveja Artesanal;
- Dia do Chá.
No Centro Histórico Divertido a celebração do dia das crianças é coisa séria e vale a viagem para participar com toda a família. Entre as atrações estão vários tipos de oficinas (horta, piquenique de cupcakes para pais e filhos), bolinha de sabão, pescaria, pintura de rosto e até quick massage para os pais, entre muitas outras atividades.
Museu de arte sacra
Localizado ao lado da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, o museu conta com um vasto acervo com mais de 800 peças que foram classificadas como:
- Objetos de culto;
- Paramentos litúrgicos;
- Obras raras;
- Mobiliário, entre outras peças.
O destaque vai para a imagem do Bom Jesus dos Pinhais, feita em terracota no final do século XVII.
Casarões históricos
A história da Curitiba é mesmo um item especial de turismo. Os casarões antigos valem uma visita. São eles:
- Casa vermelha— Largo Coronel Enéas, 136;
- Prédio da Galeria Heisler— Rua Riachuelo, 102, Centro Histórico;
- O Castelo da família Hauer— Rua do Rosário;
- Solar do Barão— Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533;
- Palacete Tigre Royal— localizado na Praça Generoso Marques;
- Palácio Riachuelo— Rua Riachuelo;
- Bella Vivenda— Rua São Francisco 184.
Bondinho da Leitura
O bondinho que já foi de tudo — até local para deixar as crianças para os pais fazerem compras — é hoje o Bondinho da Leitura. Com mais de 2.500 obras que podem ser emprestadas gratuitamente, oferece um ambiente para leitura. A atração vale a visita para os amantes da leitura e também para apreciar a beleza do charmoso bondinho vermelho.
Hospedagem
Para ficar por dentro dos serviços do Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil, clique aqui. Torne-se um associado e desfrute de ofertas exclusivas!