Explorando o Paraíso Natural: Descubra os melhores destinos do ecoturismo no Brasil
Ao falar sobre ecoturismo no Brasil, também conhecido como turismo ecológico, é impossível deixar de citar lugares como a Chapada Diamantina, Fernando de Noronha, Pantanal e Bonito.
Ambos os locais são referência nesse segmento, levando ao pé da letra a ideia de promover a contemplação e a diversão em meio à natureza, sempre prezando pela preservação do patrimônio natural e cultural.
Para saber mais sobre esses fascinantes destinos e suas práticas sustentáveis, continue a leitura.
Responsabilidade ambiental e social
Diferente do turismo de massa, o ecoturismo se apresenta como uma excelente alternativa para criar ou fortalecer a consciência ecológica dos turistas por meio da interação com o meio ambiente e a cultura do lugar.
No ecoturismo, a ênfase não está na geração de lucros, mas sim na preservação da região, tanto em termos ambientais quanto sociais. Um exemplo disso é o arquipélago de Fernando de Noronha, onde o número de turistas que entram na ilha é limitado, visando reduzir impactos negativos ao ecossistema.
Principais destinos para ecoturismo no Brasil
Praias, ilhas, chapadas, rios, grutas... É tanto lugar para explorar! Separamos quatro destinos que, definitivamente, são sinônimos de Ecoturismo no Brasil. Confira!
-
Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina, localizada na Bahia, é sinônimo de turismo de aventura. São 70 mil km² recheados de belezas preservadas no Parque Nacional. O visitante pode se deparar com vegetação típica do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica, além de cachoeiras, grutas e cânions.
Entre os cartões-postais da região está a Cachoeira da Fumaça, considerada a mais alta do Brasil, são aproximadamente 400 metros de queda.
-
Fernando de Noronha
O maravilhoso arquipélago pertence ao estado de Pernambuco. Devido a uma série de leis ambientais, apenas 450 visitantes podem permanecer na ilha.
O local é formado por rochedos, morros, cachoeiras, grutas, recife de corais, muita água cristalina e uma imensa fauna marinha. Não é à toa que mergulhar em Noronha é atrativo certo para os turistas. A Praia do Atalaia possui alto grau de preservação, inclusive não é permitido usar protetor solar antes de entrar na água.
Leia também: 7 lugares brasileiros para praticar mergulho
-
Pantanal (Corumbá)
Localizada no estado do Mato Grosso do Sul, Corumbá é a porta de entrada do Pantanal. É um daqueles locais que costumeiramente vemos apenas na televisão. Lá é possível despertar de manhã ao som do canto dos pássaros, avistar uma série de animais soltos como araras-azuis, antas, capivaras, macacos, tucanos, tamanduás-bandeira, jacarés e até onça-pintada.
Entre os passeios clássicos estão as cavalgadas e o chalanas - barcos que percorrem o principais rios da região.
No Pantanal, hospede-se no Candeias Gold Fish.
-
Bonito
Por último, mas não menos importante. O município de Bonito é considerado a Capital do Ecoturismo no Brasil. O motivo é claro - e cristalino! É um dos destinos com as águas mais cristalinas do mundo, sendo ideais para mergulhos.
Outros atrativos na região incluem locais para praticar rafting, arborismo, saltar de tirolesa, além de desfrutar de uma imensidão de passeios ecológicos e turismo de aventura.
Em Bonito, hospede-se no Candeias Guarany.
Clube Candeias
Impossível não ficar curioso para conhecer cada um dos locais! Em ambos os destinos o Clube Candeias, Maior Clube de Férias do Mundo, possui uma ampla rede de hospedagem própria, parceira e integrada.
Preencha o formulário abaixo e conheça mais sobre as vantagens de se associar ao Candeias e aproveite para estar por dentro de outros destinos encantadores localizados no Brasil!