Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Motivos para visitar Ouro Preto em fevereiro

Em fevereiro, as ladeiras de Ouro Preto se transformam. Entre história e arquitetura, a cidade se torna palco do maior Carnaval universitário do Brasil. Confira os motivos para visitar a cidade em fevereiro.

Por Admin

02/02/2024 17:00 | 5 minutos de leitura

História, arquitetura, arte e muita festa: confira os motivos para visitar Ouro Preto em fevereiro

Ouro Preto, situada a menos de 100 km da capital Belo Horizonte, é um paraíso do barroco mineiro e um destino turístico imperdível para quem busca história, cultura e beleza.

Além de sua rica herança histórica, Ouro Preto ganha um aspecto festivo durante o mês de fevereiro que nenhum folião pode ignorar. Suas ladeiras tornam-se o palco para o maior Carnaval universitário do país!

Entre História e folia, nas próximas linhas, exploraremos os principais atrativos deste Patrimônio Mundial Cultural para inspirar sua viagem!

História, arte e Carnaval

ouro-preto-arquitetura-historica-minas-gerais-igrejas-clube-candeias

Ouro Preto foi palco de grandes eventos da História do Brasil e exemplo de beleza e cultura. A cidade, que foi a primeira a ser tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980, abriga um rico acervo arquitetônico barroco e rococó, além de importantes monumentos históricos.

Aqui estão alguns passeios imperdíveis para quem visita Ouro Preto:

  • Passeio histórico

Um ponto turístico bastante famoso e que demarca o centro da cidade de Ouro Preto é a Praça de Tiradentes. Ela recebe esse nome por ser o local onde foi exposta a cabeça decepada de um dos líderes da Inconfidência Mineira.

Na praça é também possível visitar o Museu da Inconfidência, que se dedica à memória do movimento e à história da cidade, com itens como móveis, roupas e documentos que remontam a antiga Vila Rica, além da exposição de belas peças de arte.

A cidade também oferece passeios pelas minas de ouro, que foram fundamentais para a história da cidade e de toda a região. A visita é feita pelos trilhos usados para transportar o metal. Lá dentro é possível ter uma dimensão da quantidade desse bem que foi extraído, além de serem apresentadas as formas como o ouro era obtido e as condições que os escravizados ali enfrentavam.

  • Arquitetura e arte sacra

Para conhecer melhor arquitetura que tanto representa Ouro Preto, uma visita à Igreja de São Francisco de Assis é indispensável. Planejada pelo arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, a Igreja é uma das mais belas construções do barroco e do rococó brasileiro. Chama a atenção dos visitantes pelas suas ornamentações rebuscadas e elementos na cor dourada. Em seu interior pode-se admirar as magníficas obras do pintor Mestre Ataíde, que enfeitou o teto da igreja com a ascensão de Virgem Maria, e suas laterais com a Santa Ceia.

Um outro passeio para imergir ainda mais na arte e cultura do local é a visita ao Museu de Aleijadinho, que possui um acervo composto por mais de 200 peças esculpidas em madeira ou pedra-sabão, além de objetos que recontam a história de Aleijadinho. O Museu está localizado logo atrás da Igreja de São Francisco de Assis e leva a outras duas, sendo uma delas a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, onde está o túmulo do artista.

Você vai gostar de ler: As igrejas mais antigas do Brasil

  • Carnaval de Ouro Preto

A cidade histórica e também universitária, sede da Universidade Federal de Ouro Preto, recebe um grande contraste durante os festejos de Carnaval. Isto porque centenas de repúblicas espalhadas pela cidade são responsáveis por promover grande parte da programação do maior carnaval universitário do país

O resultado é uma mistura de cultura, música e diversão que atrai visitantes de todas as partes - universitários ou não! Confira a programação para este ano.

Dica extra

artesanato-mineiro-pedra-sabao-cultura-arte-clube-candeias
Artesanato feito de pedra-sabão

Em Ouro Preto também são realizados tour guiados, que passam pelas famosas ruas íngremes e permitem conhecer toda a cidade, os restaurantes de comida típica mineira e feiras com peças de artesanato de pedra-sabão.

Outra opção é conhecer as cachoeiras e mirantes naturais, sendo uma oportunidade de escapar do cenário urbano e mergulhar na paisagem natural da região e ainda se resfrescar na Cachoeira das Andorinhas, por exemplo, localizada no Parque Natural Municipal das Andorinhas.

Rede Integrada do Clube Candeias

Levar a família ou os amigos para conhecer os encantos dessa cidade ou qualquer outro destino, pode ser muito mais fácil associando-se ao Maior Clube de Férias do Mundo!

O Clube Candeias conta com uma série de vantagens para seus associados, como a plataforma de reservas online, uma Rede Integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens em todo o mundo, além de várias unidades próprias espalhadas pelo Brasil. Preencha o formulário abaixo para saber mais:

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: clube-candeias, minas-gerais, ouro-preto, museus, historia, carnaval, rede-integrada


Veja também

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Em Capão da Canoa, visite o Parque Náutico e aprecie o pôr do sol mais bonito do litoral gaúcho

Leia mais
Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Turismo Cultural: Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)

Leia mais
7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

7 atrações imperdíveis na Lagoa da Conceição em Florianópolis (SC)

Leia mais