Explorando o Mundo Perdido: conheça o Parque Nacional do Monte Roraima, no Norte do Brasil
Localizado na região norte do Brasil, abrangendo partes do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela e a Guiana, encontra-se um dos mais fascinantes e enigmáticos destinos naturais.
Esta montanha está localizada no Parque Nacional do Monte Roraima, uma área de 116.747,80 hectares, o parque foi criado no final da década de 80 e é mantido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Esta majestosa formação rochosa, atrai aventureiros, cientistas e amantes da natureza de todo o mundo. Vamos explorar os segredos do Mundo Perdido. Continue lendo para saber mais!
Origem e geologia
Frequentemente chamado de Mundo Perdido devido à sua aparência única e isolada, o Monte Roraima é uma das montanhas mais antigas do planeta, com aproximadamente 2 bilhões de anos.
O Monte Roraima, com seus 2.810 metros de altura, é uma tepui, um tipo de montanha em forma de mesa com topos planos e íngremes encostas. Este fenômeno geológico é resultado de milhões de anos de erosão, que esculpiram as rochas e criaram essa estrutura singular.
Tríplice fronteira
O Parque Nacional Monte Roraima está localizado no município de Uiramutã, na região da tríplice fronteira entre Venezuela, Guiana e Brasil.
O PARNA do Monte Roraima divide sua área com o Parque Nacional Canaima, unidade de conservação da Venezuela, que abriga a maior cachoeira do mundo, o Salto Ángel - são mais de 900 metros de altura!
Leia também: 5 picos e montanhas para se aventurar no Brasil
7 dias de aventura
Para os aventureiros, escalar o Monte Roraima é uma experiência inesquecível que exige habilidades de trekking e escalada. Um desafio que leva 7 dias, mas a recompensa é valiosa, com vistas panorâmicas do platô, riachos cristalinos e das outras tepuis e formações rochosas da região. Além de sua beleza geológica, plantas carnívoras, orquídeas exóticas e uma variedade de espécies de aves que habitam a região.
A maioria das excursões para o Monte Roraima parte da capital Boa Vista com destino a Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Para acomodações em Boa Vista, você pode contar com as hospedagens oferecidas pela Rede Integrada do Clube Candeias. Clique no banner abaixo para saber mais.