Barra Velha, no litoral norte de Santa Catarina, está a apenas 45 km de Balneário Camboriú e 139 km de Florianópolis. Com mais de 20 km de orla e sete praias, a cidade é uma combinação de tranquilidade e natureza.
Veja também: 5 praias paradisíacas em Santa Catarina
O charme da região está nas suas raízes, como sua gastronomia local e o artesanato, que carregam a história e cultura do lugar. Com uma trajetória marcada pela presença dos açorianos e pelo antigo porto de pesca de baleias, mistura história, natureza e cultura autêntica. Confira agora o que fazer em Barra Velha!
O que fazer em Barra Velha em Santa Catarina
01. Praias de Barra Velha
- Praia Central (Praia Barra Velha): A Praia Central de Barra Velha é a mais movimentada da cidade, com 800 metros de extensão e uma ótima infraestrutura para os turistas. Ela é rodeada por diversos serviços, como restaurantes e quiosques. Ao longo do caminho, um dos pontos mais charmosos é o “Porto dos Pescadores”, onde o colorido dos barcos artesanais traz o clima típico do litoral.
- Praia do Tabuleiro: Popular entre os surfistas, essa praia tem ondas ideais para a prática do esporte, além de um ambiente mais tranquilo, sem muita movimentação de turistas.
- Barra da Lagoa e Praia da Península: São ótimas para quem gosta de natureza e esportes aquáticos. A Barra da Lagoa é um encontro perfeito do rio com o mar, sendo ideal para a pesca. Já a Praia da Península é palco de gincanas de pesca, tradição que atrai a comunidade local.
- Praia do Sol: Com boas ondas e águas abertas, a Praia do Sol também é procurada por quem pratica surfe, além de ser uma excelente opção para quem busca um dia de descanso à beira-mar.
- Praia do Cerro: Tranquila e com boa infraestrutura, é ótima para famílias e quem busca uma experiência de praia mais sossegada.
- Praia das Pedras Brancas: Um lugar perfeito para quem gosta de caminhar e explorar. As pedras brancas, que dão nome à praia, fazem dela um cenário único, perfeito para relaxar.
- Praias do Grant: Históricas e de grande beleza, essas praias guardam o legado da época dos piratas, atraindo os curiosos e aventureiros para explorar suas águas calmas e belas paisagens.
02. Parque Natural Municipal Caminho do Peabirú
O Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru é uma área de preservação da vegetação de restinga do Bioma Mata Atlântica e abriga espécies ameaçadas. Um dos principais atrativos é o mirante, de onde se tem uma vista da Laguna de Barra Velha e da Praia da Península.
O parque também possui três sítios arqueológicos com sambaquis e está aberto à visitação, com duas trilhas disponíveis para os visitantes.
03. Festival de Verão de Barra Velha
Durante o verão, a cidade recebe esse evento, que é uma excelente oportunidade para quem gosta de música, gastronomia e festas ao ar livre. Diversos shows e atividades culturais acontecem em diferentes pontos da cidade.
04. Lagoa de Barra Velha
Com 6 km de extensão, a Lagoa é um lugar ideal para a prática de esportes aquáticos como caiaque, stand up paddle e pesca. O visual ao redor da lagoa também proporciona momentos de paz e tranquilidade.
05. Comida típica e artesanato
A culinária de Barra Velha é uma verdadeira imersão nos sabores do mar, com destaque para o pirão, um prato tradicional que você encontra em vários restaurantes da cidade. O artesanato carrega a herança açoriana, com peças feitas de conchas e madeira das praias, que podem ser adquiridas na Associação Barravelhense de Artistas Plásticos e na Associação Cultural Comunitária de Itajubá.
06. Morro do Cristo
Com 40 metros de altura, o Morro do Cristo oferece uma bela vista da cidade e das praias. A réplica do Cristo Redentor no topo é um ponto turístico popular e atrai muitos visitantes.
07. Cruzeiro e Costão dos Náufragos
O Cruzeiro dos Náufragos, localizado no Costão, marca um evento histórico importante para Barra Velha, um naufrágio de combatentes da Guerra do Paraguai, ocorrido em 1865. O local é também um excelente ponto para pesca e contempla uma paisagem natural incrível.
Onde ficar em Barra Velha: hospedagem à beira-mar no Candeias Bella Vista
O Candeias Bella Vista é uma ótima escolha para quem quer estar perto da praia e com boa estrutura. Recém-reformada e moderna, a unidade fica entre o mar e a lagoa, com vista para a Praia Central.
Clube Candeias: Sua casa em Santa Catarina!
Para aproveitar ao máximo as festas de outubro em Santa Catarina, contar com uma boa hospedagem faz toda a diferença. O Clube Candeias oferece várias opções de estadia no estado, com unidades em cidades estratégicas como Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Piçarras e Barra Velha. Com uma estrutura completa, você encontra tanto opções com lazer e diversão, incluindo café da manhã, quanto unidades residenciais que garantem conforto e praticidade para quem prefere mais independência.
Seja em uma viagem em família ou com amigos, o Clube Candeias tem a hospedagem ideal para tornar sua experiência nas festas de outubro ainda mais especial! Preencha o formulário abaixo e associe-se: