Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

O que fazer em Corumbá: cidade que carrega consigo a cultura do país

Confira o que fazer na Capital do Pantanal e conheça mais sobre a cultura e história da região.

Por Marketing

26/05/2023 16:00 Atualizado em 18/06/2024 06:10 | 10 minutos de leitura

Município leva o turista a viver experiências diferenciadas e inesquecíveis

corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias

Hoje vamos falar sobre uma cidade incrível que fica no Mato Grosso do Sul: Corumbá. O município carrega consigo a cultura do nosso país e possui inúmeros pontos turísticos para quem deseja uma viagem inesquecível e repleta de bons momentos e lembranças divertidas. Quer saber o que fazer em Corumbá? Confira um guia completo que o Clube Candeias preparou sobre o lugar!

Corumbá é repleta de história, cultura, natureza e muita, mas muita diversão. Essa é uma cidade que deixa todo mundo extremamente apaixonado. Localizada no Mato Grosso do Sul, trata-se de um destino com muitas coisas para se explorar.

Em Corumbá os turistas podem visualizar uma arquitetura colonial, além de locais e monumentos históricos. Pode-se ainda explorar o lindo Parque Nacional do Pantanal, uma imersão incrível, que torna possível conhecer mais sobre a fauna e flora do local.

O município é conhecido como a Capital do Pantanal, afinal, estima-se que 60% do seu território seja ocupado por ele. Graças ao turismo, o município tem se destacado por sua pesca esportiva, atividade que tem atraído cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Corumbá possui ainda o rio Paraguai ao lado e faz fronteira com a Bolívia, por isso é o ponto perfeito para quem quer explorar a região e conhecer novos lugares e culturas. Todos esses fatores mostram que este é um lugar que vale a pena visitar!

Quando o assunto é cultura, Corumbá se destaca pois possui inúmeras atividades que fazem com que o turista viva experiências diferenciadas. Por exemplo, tem influências de culturas de outros estados e regiões brasileiras, principalmente a nordestina, carioca, paulista e sulista.

A cidade de Corumbá tem ainda fortes influências de países como Itália, Síria, Palestina, Líbano, Bolívia e Paraguai. Além de compartilhar a cultura do próprio estado, Mato Grosso do Sul, que é um grande destaque no Brasil

Se até aqui você não se convenceu, tudo bem. Nós garantimos que até o fim deste artigo você vai se encantar com tudo o que espera por você em Corumbá. Confira nossas dicas!

Conheça a história de Corumbá

Um fato curioso: no passado a cidade de Corumbá era geograficamente isolada. Por isso, ela recebeu bastante influência dos países do prata, como consequência, acabou herdando vários costumes e hábitos de outras nações e culturas.

Tudo isso faz com que a cidade tenha muitos prédios históricos de influência europeia, histórias, tradições e costumes. Hoje em dia, inclusive, Corumbá é considerada o centro cultural mais avançado do estado do Mato Grosso do Sul.

O município de Corumbá foi fundado em 21 de setembro de 1778. A princípio o nome escolhido foi Vila Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque e pertencia à coroa portuguesa. A ordem para a fundação da cidade foi dada pelo governador da região.

A cidade já teve vários outros nomes, como Vila Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, Albuquerque Novo, Santa Cruz de Corumbá. Hoje em dia chama-se simplesmente Corumbá.

Características da cidade

Corumbá é uma cidade localizada na região Centro-Oeste do Brasil, e é conhecida por suas águas cristalinas e toda a sua riqueza natural.

O município é cercado por inúmeros rios e lagos, como o rio Paraguai e a Serra do Amolar. Todos esses locais atraem muitos turistas interessados em atividades aquáticas, como pesca, mergulho e até mesmo navegação.

Além disso, a cidade também é famosa por sua biodiversidade, com uma variedade de animais e plantas da região Pantaneira. Inclusive, Corumbá é um dos principais pontos de partida para passeios de barco e safáris de observação de animais, onde é possível ver jacarés, capivaras, ariranhas e uma variedade de aves da região.

Qual a melhor época para visitar Corumbá?

A melhor época do ano para visitar Corumbá é entre os meses de Maio e Setembro, quando as chuvas são menos frequentes e a temperatura é mais agradável. Clima que vai facilitar para que toda a viagem seja leve e tranquila.

Durante o período citado, é possível aproveitar as belas águas cristalinas da região, além de participar de diversas atividades turísticas. As principais são os passeios de barco, pesca esportiva e a promoção de contato com a natureza.

Como chegar em Corumbá

Existem várias maneiras de chegar à cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil. Explicamos mais detalhes sobre cada uma delas.

  • Por avião: O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Corumbá, que oferece voos regulares para outras cidades do país. A partir do aeroporto, é possível pegar um táxi ou um ônibus para chegar ao centro da cidade e iniciar o passeio. Esse é o formato de viagem considerado mais prático.
  • De carro: Corumbá fica localizada na BR-262. Por isso, é possível chegar à cidade de carro, saindo de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A distância é de aproximadamente 300 km e a viagem dura cerca de 4 horas. Esse formato de viagem é considerado o mais autônomo.
  • De ônibus: Existem várias opções de linhas de ônibus que ligam Corumbá a outras cidades do estado, como Campo Grande e Ponta Porã, e também a outros estados como São Paulo e Paraná. Essa pode ser a maneira mais econômica de viajar. O terminal rodoviário de Corumbá fica localizado no centro da cidade, permitindo fácil acesso aos principais pontos turísticos e áreas comerciais.
Terminal_Rodoviario_de_Corumba_clube_candeias
Terminal Rodoviário de Corumbá

Onde se hospedar em Corumbá

Agora que você sabe um pouco mais sobre a cidade e também como chegar até ela, é hora de pensar em qual lugar irá ficar. Nossa dica não poderia ser outra que não o Candeias Gold Fish.

Nosso espaço oferece café da manhã e possui ainda churrasqueira, lavanderia, piscina, playground, sala de jogos, estacionamento e muito mais! Nossas acomodações são extremamente confortáveis e prontas para receber você e seus convidados. Possuímos cobertores, roupa de cama, travesseiro, ar-condicionado, TV e muito mais!

Tudo isso com um valor acessível, com espaço o suficiente para que você leve convidados para viverem aventuras com você em Corumbá ou inúmeros outros lugares!

candeias-gold-fish-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias
Candeias Gold Fish às margens do Rio Paraguai

O que fazer em Corumbá de dia

Em Corumbá, existem várias opções de lazer para fazer durante o dia. Algumas delas incluem:

Visitar o Pantanal:

tuiuiu-animais-fauna-pantanal-jacare-clube-candeias
Tuiuiú, ave muito comum no bioma pantaneiro

O Pantanal é uma das principais atrações turísticas de Corumbá, e é possível fazer passeios de barco, cavalgadas e safáris para ver animais selvagens, como jacarés, capivaras, tuiuiús, entre outros. Sem sombra de dúvidas essa é uma das experiências mais incríveis e diferentes que se pode viver na vida, portanto deve ser uma atividade quase que obrigatória para os turistas que visitam o local.

Passear pelo Centro Histórico:

corumba-casario-rio-porto-geral-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias
Região do Porto Geral e Centro Histórico de Corumbá (MS)

O Centro Histórico de Corumbá proporciona uma verdadeira imersão à cultura local. O lugar é repleto de prédios antigos e monumentos como a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, o Forte Coimbra Forte de São Francisco Xavier e o Forte Junqueira.

É possível fazer um passeio pelo Centro Histórico e conhecer o monumento do Cristo Rei do Pantanal, bem como um pouco mais da história da cidade que vai te encantar.

Visitar o Mercado Municipal:

O Mercado Municipal de Corumbá é um local onde o turista conhece ainda mais de perto a cultura local e experimentar a culinária típica da região. É um lugar para comprar artesanato e outros itens tradicionais, além de souvenirs para levar de recordação da viagem e presentes para as pessoas que ama.

O mercado é uma boa opção para quem quer ter uma experiência autêntica e estar em contato com a comunidade local. Além disso, é possível encontrar vendedores que oferecem frutas, vegetais, carnes e outros produtos frescos e regionais.

O que fazer em Corumbá à noite

A cidade de Corumbá também possui várias opções para quem deseja curtir mais o lugar à noite. Listamos algumas que devem fazer parte do seu roteiro de viagem:

Visitar o Muhpan (Museu História do Pantanal):

muhpan-museu-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias
Muhpan (Museu História do Pantanal)

O Museu Muhpan tem um enorme arquivo que captura a história da região do Pantanal, desde quando foi ocupada pelo homem até quando os imigrantes chegaram durante o século XX.

O museu está situado em um prédio do ano de 1876 e possui uma grande seleção de materiais que são apresentados de forma criativa aos visitantes. Funciona de terça a sábado, das 13h às 17h30.

Visita à Art Izu Casa de Escultura:

A Casa de Izulina Xavier abre as portas para a visitação pública, oferecendo uma oportunidade única para admirar as variadas obras-primas da artista. Diferentes materiais são utilizados em cada uma das obras disponíveis para visualização. É uma experiência muito enriquecedora!

Ir aos Restaurantes e bistrôs da cidade:

caldo-de-peixe-culinaria-clube-candeias

Temos algumas ideias de ótimos lugares para comer em Corumbá! Aqui estão nossas principais escolhas:

  • O Restaurante Humaitá é uma ótima opção para um almoço econômico e delicioso. Eles oferecem uma variedade de pratos à la carte, pratos feitos e lanches para os clientes escolherem.
  • Se você está procurando um ótimo local para jantar, experimente o Bistrô Avalom. Eles têm um excelente menu com pratos exclusivos e deliciosos que certamente agradarão ao seu paladar.
  • A Churrascaria Laço de Ouro é a referência do espetinho na cidade. Além de buffet à vontade e é claro, muito churrasco! Eles também oferecem os cortes exclusivos de carne do Pantanal!

A gastronomia de Corumbá

Corumbá possui um rico patrimônio, que se reflete na culinária regional. Um prato popular por lá é o pacu, um peixe que pode ser cozido de várias maneiras. Outro prato tradicional é o caldo de piranha, apreciado há gerações.

A deliciosa culinária pantaneira também oferece uma variedade de pratos, incluindo churrasco de mandioca e carne-seca, tereré (mate frio servido em chifre de boi), chipa, sopa paraguaia, saltenha e bocaiúva.

culinaria-pantanal-terere-regiao-centro-oeste-clube-candeias
A bebida típica do Pantanal, o Tereré

Curiosidades sobre Corumbá

Ainda há muito a ser descoberto sobre Corumbá, mesmo que você pense que já sabe tudo. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre a cidade que podem te surpreender.

  1. No início dos anos 1900, havia mais estrangeiros morando na cidade do que brasileiros.
  2. Em 1968, o ex-presidente Jânio Quadros foi preso e mantido em Corumbá por um total de 120 dias.
  3. Corumbá é o maior município do Mato Grosso do Sul e ocupa grande parte do estado, cerca de 20% dele.

Visite Corumbá com o Clube Candeias!

Temos certeza que nosso artigo despertou sua curiosidade em conhecer a cidade de Corumbá. Por isso, acesse nosso site e saiba mais sobre nossa hospedagem na região, bem como a de outros lugares.

Tornando-se um associado do Clube Candeias você adquire inúmeras vantagens e pode desbravar o universo ao seu redor! Esperamos você!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: corumba, natureza, pantanal, pesca, candeias-gold-fish, clube-candeias, mato-grosso-do-sul


Veja também

Inverno no sul: unidades com piscina climatizada em Santa Catarina

Viagens

Inverno no sul: unidades com piscina climatizada em Santa Catarina


17/06/2024

Balneário Camboriú é destino em alta para férias de julho

Viagens

Balneário Camboriú é destino em alta para férias de julho


11/06/2024

Dia Mundial dos Oceanos (08/06): Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú (SC)

Dia Mundial dos Oceanos (08/06): Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú (SC)


07/06/2024