Os melhores pontos turísticos de Corumbá/MS

Confira sete pontos turísticos para conhecer em sua viagem a Corumbá.

Por Marketing

29/09/2022 15:30 Atualizado em 11/11/2024 04:01 | 4 minutos de leitura

Confira sete pontos turísticos para conhecer em sua viagem a Corumbá

corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias

Corumbá abriga mais da metade do bioma pantaneiro, por isso ela é conhecida como a Capital do Pantanal. Com clima tropical e grande diversidade de vegetação e animais, a cidade é um convite para conhecer mais sobre a planície alagada. Porém, não só de passeios de barco é formado o turismo da região, que conta com construções históricas, igrejas e museus.

Nesse artigo é possível encontrar mais opções de lazer e diversão em Corumbá. Fizemos uma lista com os sete melhores pontos turísticos de Corumbá.

1. Forte do Junqueira

Para se ter uma vista privilegiada do Pantanal Sul-Mato-Grossense, conhecer o Forte do Junqueira é parada obrigatória. Construído em 1871 com calcário nas margens do Rio Paraguai, o forte possui arquitetura característica e abriga 12 canhões que nunca foram utilizados. Para realizar a visita é necessário pedir autorização.

corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias

2. Muhpan

O Museu da História do Pantanal, também conhecido como Muhpan, oferece uma viagem lúdica e repleta de tecnologia para guiar os visitantes pela história da cidade. Com elementos visuais e sonoros, é possível acompanhar o desenvolvimento de Corumbá, conhecer mais sobre a fauna e flora pantaneira e também valorizar a cultura local.

muhpan-museu-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias

3. Cristo Rei do Pantanal

Para se ter uma vista panorâmica de Corumbá é recomendada a visita ao Cristo Rei do Pantanal. Com a reforma do Cristo e de outras estátuas da Via Sacra, o ponto turístico de Corumbá foi revitalizado e, atualmente, está aberto ao público. O complexo está localizado no Morro do Cruzeiro e é considerado patrimônio histórico da cidade.

cristo-rei-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias
Foto: José Eduardo Nucci

4. Casa do Massa Barro

Com reconhecimento internacional, esse ponto turístico é um convite para observar as esculturas feitas em cerâmica por crianças e adolescentes de Corumbá. Retratando a fauna e flora do pantanal, esses jovens escultores trazem a combinação certa de cores e detalhes para suas obras. O projeto possui cunho social por se destinar à comunidade carente da região, que retira os mais novos da rua e fornece uma ocupação artística. Os destaques da visita são a imagem de São Francisco e a da Nossa Senhora do Pantanal.

criancas-artesanato-clube-candeias

5. Porto Geral

Entre os maiores portos fluviais do Brasil está o Porto Geral de Corumbá. Ele é considerado o maior da região centro-oeste e é o cartão-postal da capital do pantanal. As construções históricas presentes em sua proximidade possuem uma harmoniosa variedade de cores e detalhes. O conjunto desses casarões é conhecido como Casario do Porto é um dos pontos turísticos de Corumbá.

corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias
Foto: Rita Barreto

6. Artizu Casa de Escultura

Localizada no centro da cidade, Artizu abriga obras feitas pela escultora e artesã local, Dona Izulina. Painéis, pinturas e esculturas estão presentes na área interna e quintal do estabelecimento e retratam a cultura corumbaense. O material utilizado nas obras varia desde pó de pedra, até cerâmica e entalhes de madeira.

artesanato-ceramica-clube-candeias

7. Catedral Nossa Senhora da Candelária

Tombada em 2021 como Patrimônio Histórico Material do Mato Grosso do Sul, a igreja de Nossa Senhora da Candelária é uma homenagem feita à padroeira da cidade. A Catedral possui restauração recente e é um convite para religiosos e também apreciadores de sua arquitetura. Está localizada no centro histórico de Corumbá e é aberta ao público.

catedral-nossa-senhora-da-candelaria-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias
Foto: José Eduardo Nucci

Clube de férias

Para desfrutar de todas as belezas que Corumbá oferece aos seus visitantes é necessária uma hospedagem que traga conforto e segurança para a viagem. O Clube Candeias dispõe de uma unidade própria em Corumbá – o Candeias Gold Fish. O local conta com piscina, estacionamento, wi-fi gratuito em áreas públicas e muito mais.

Além disso, possui localização estratégica com vista para o rio Paraguai e proximidade dos pontos turísticos de Corumbá. Está a apenas 3 km do centro, 2,7 km do Forte do Junqueira e 3,2 km da estátua do Cristo Redentor.

Saiba mais sobre as vantagens em ser associado do Clube Candeias.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: corumba, pantanal, turismo-cultural, clube-candeias, mato-grosso-do-sul, regiao-centro-oeste, turismo-seguro


Veja também

Dia do Hoteleiro: a arte de receber bem e transformar viagens em experiências

Turismo, Viagens, Lazer

Dia do Hoteleiro: a arte de receber bem e transformar viagens em experiências


08/11/2025

Onde comer em BC? 10 lugares para um roteiro gastronômico em Balneário Camboriú

Viagens, Gastronomia, Destinos, Balneário Camboriú

Onde comer em BC? 10 lugares para um roteiro gastronômico em Balneário Camboriú


07/11/2025

Planejar com antecedência: o segredo das melhores reservas de fim de ano

Turismo, Praia, Viagens, Dicas, Férias

Planejar com antecedência: o segredo das melhores reservas de fim de ano


06/11/2025

Entre em contato