Confira sete pontos turísticos para conhecer em sua viagem a Corumbá
Corumbá abriga mais da metade do bioma pantaneiro, por isso ela é conhecida como a Capital do Pantanal. Com clima tropical e grande diversidade de vegetação e animais, a cidade é um convite para conhecer mais sobre a planície alagada. Porém, não só de passeios de barco é formado o turismo da região, que conta com construções históricas, igrejas e museus.
Nesse artigo é possível encontrar mais opções de lazer e diversão em Corumbá. Fizemos uma lista com os sete melhores pontos turísticos de Corumbá.
1. Forte do Junqueira
Para se ter uma vista privilegiada do Pantanal Sul-Mato-Grossense, conhecer o Forte do Junqueira é parada obrigatória. Construído em 1871 com calcário nas margens do Rio Paraguai, o forte possui arquitetura característica e abriga 12 canhões que nunca foram utilizados. Para realizar a visita é necessário pedir autorização.
2. Muhpan
O Museu da História do Pantanal, também conhecido como Muhpan, oferece uma viagem lúdica e repleta de tecnologia para guiar os visitantes pela história da cidade. Com elementos visuais e sonoros, é possível acompanhar o desenvolvimento de Corumbá, conhecer mais sobre a fauna e flora pantaneira e também valorizar a cultura local.
3. Cristo Rei do Pantanal
Para se ter uma vista panorâmica de Corumbá é recomendada a visita ao Cristo Rei do Pantanal. Com a reforma do Cristo e de outras estátuas da Via Sacra, o ponto turístico de Corumbá foi revitalizado e, atualmente, está aberto ao público. O complexo está localizado no Morro do Cruzeiro e é considerado patrimônio histórico da cidade.
4. Casa do Massa Barro
Com reconhecimento internacional, esse ponto turístico é um convite para observar as esculturas feitas em cerâmica por crianças e adolescentes de Corumbá. Retratando a fauna e flora do pantanal, esses jovens escultores trazem a combinação certa de cores e detalhes para suas obras. O projeto possui cunho social por se destinar à comunidade carente da região, que retira os mais novos da rua e fornece uma ocupação artística. Os destaques da visita são a imagem de São Francisco e a da Nossa Senhora do Pantanal.
5. Porto Geral
Entre os maiores portos fluviais do Brasil está o Porto Geral de Corumbá. Ele é considerado o maior da região centro-oeste e é o cartão-postal da capital do pantanal. As construções históricas presentes em sua proximidade possuem uma harmoniosa variedade de cores e detalhes. O conjunto desses casarões é conhecido como Casario do Porto é um dos pontos turísticos de Corumbá.
6. Artizu Casa de Escultura
Localizada no centro da cidade, Artizu abriga obras feitas pela escultora e artesã local, Dona Izulina. Painéis, pinturas e esculturas estão presentes na área interna e quintal do estabelecimento e retratam a cultura corumbaense. O material utilizado nas obras varia desde pó de pedra, até cerâmica e entalhes de madeira.
7. Catedral Nossa Senhora da Candelária
Tombada em 2021 como Patrimônio Histórico Material do Mato Grosso do Sul, a igreja de Nossa Senhora da Candelária é uma homenagem feita à padroeira da cidade. A Catedral possui restauração recente e é um convite para religiosos e também apreciadores de sua arquitetura. Está localizada no centro histórico de Corumbá e é aberta ao público.
Clube de férias
Para desfrutar de todas as belezas que Corumbá oferece aos seus visitantes é necessária uma hospedagem que traga conforto e segurança para a viagem. O Clube Candeias dispõe de uma unidade própria em Corumbá – o Candeias Gold Fish. O local conta com piscina, estacionamento, wi-fi gratuito em áreas públicas e muito mais.
Além disso, possui localização estratégica com vista para o rio Paraguai e proximidade dos pontos turísticos de Corumbá. Está a apenas 3 km do centro, 2,7 km do Forte do Junqueira e 3,2 km da estátua do Cristo Redentor.
Saiba mais sobre as vantagens em ser associado do Clube Candeias.