Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Os principais locais para aproveitar termas no Brasil

Clique e confira os melhores destinos de viagem para aproveitar o relaxamento das águas termais em todas as regiões do Brasil. 

Por Fernanda Passos

22/05/2024 13:00 Atualizado em 24/07/2024 02:02 | 11 minutos de leitura

Confira uma lista de lugares para curtir águas termais em todas as regiões do país e algumas dicas para essa viagem

 

Quando as temperaturas caem, as águas termais são cada vez mais buscadas, pelo lazer e relaxamento envolvido. As termas do Brasil estão espalhadas por todas as regiões do país, desde o Norte até o Sul, e apesar da fama crescente no inverno, são procuradas em todas as estações do ano. Essas águas são destinos comuns em viagens de família, românticas e até mesmo para curtir as férias. Além disso, as águas termais trazem inúmeros benefícios medicinais comprovados, ajudando em tratamentos de saúde. Listamos neste artigo os principais locais para visitar caso você queira curtir o melhor das águas termais, em todos os cantos do Brasil, além de dicas para planejar essa viagem da melhor forma possível. Dá só uma olhada!

 

– Quando visitar as fontes de águas termais?

A decisão sobre o melhor momento para visitar as termas do Brasil, para aproveitar as águas quentinhas e tirar um momento para relaxar, depende de alguns fatores como: preferências pessoais, férias, tempo disponível, clima e condições financeiras. Essa escolha também pode ser baseada nas regiões, como por exemplo, se você deseja visitar águas termais no Centro-Oeste, é uma boa ideia planejar essa viagem para os meses de julho e agosto. Inclusive, grande parte das pessoas preferem visitar fontes termais durante os meses de inverno, pelo reconforto causado pela água aquecida, todavia, outras querem aproveitar ambientes naturais além das fontes e escolhem fazer essa visita no verão. 

Apesar dessa escolha ser bem pessoal, é importante saber que climas muito chuvosos e com tempestades podem atrapalhar sua viagem às águas termais, sendo melhor evitar. Outro ponto importante a considerar é a disponibilidade e lotação do local que você escolher visitar, porque em períodos de temporada, feriados e fins de semana locais turísticos tendem a passar por lotação. Além disso, pesquise sobre o local escolhido e opções de atrações e atividades nos arredores, como uma forma de complementar sua viagem e garantir momentos memoráveis. 

 

– Termas para conhecer na Região Sul 

 

Piratuba

 

As Termas de Piratuba são muito conhecidas por ter um chafariz natural que jorra água aquecida em uma queda de 30 metros de altura. O local fica em Santa Catarina e atrai turistas brasileiros e estrangeiros em todas as épocas do ano. Lá a estrutura é completa, com duchas e piscinas com águas a mais de 35°C, áreas de lazer, restaurantes e estabelecimentos. Além do relaxamento, as Termas de Piratuba são conhecidas pelos benefícios terapêuticos que proporcionam aos turistas. Os visitantes podem aproveitar algumas das atividades naturais que existem nos arredores. 

 

Gravatal

 

Para quem busca opções de termas em meio a lindas paisagens naturais, as Termas de Gravatal, que ficam em Santa Catarina, são a opção ideal, já que além das águas aquecidas, lá você encontra cachoeiras e trilhas com vistas privilegiadas. Nesta visita você também pode esperar hotéis com infraestrutura completa, incluindo banhos com águas termais dentro dos quartos. Além disso, saunas, banhos de lama, serviços de spa, massagens e outros tratamentos terapêuticos e estéticos são garantidos por lá. 

Uma opção de águas termais em Gravatal é o complexo Termas do Lago, um local conhecido pelas águas e a paisagem ao redor, incluindo o Lago do Marcelino Ramos. Neste complexo você também encontra trilhas, passeios de pedalinho, áreas de lazer, esportes náuticos e atrações para todas as idades e gostos.


Florianópolis

 

Santa Catarina conta com outras termas bem conhecidas e visitadas na Região Sul do Brasil, são as Termas Santo Amaro, que ficam na Grande Florianópolis. Logo, além das belezas naturais e praias paradisíacas da Ilha da Magia, lá você se depara com águas aquecidas com temperaturas até 40°C e rios favoráveis para o ecoturismo são atrações que você provavelmente vai encontrar nessa visita relaxante e divertida. 

 

Termas de Jurema 

 

Para quem deseja conhecer águas termais no Paraná, vale visitar as Termas de Jurema, que ficam em Iretama em um complexo de piscinas, saunas, ofurôs, spas e outras atrações envolvendo águas aquecidas. Além de ser um lugar muito conhecido em todo Estado para cuidar da mente e do corpo, as Termas de Jurema também são rodeadas de uma natureza exuberante para passeios com a família e amigos na região. 


– Termas na Região Sudeste

 

Águas de Lindóia 

 

Produção de água mineral e termas são características que tornam as Águas de Lindóia um local conhecido no Sudeste e oferecem emprego para diversas pessoas do local. Na cidade você encontra muitas opções de águas quentes, com mananciais em que os serviços de terapia medicinal e hidromassagem são um ponto forte. Para quem gosta de momentos de aventuras, por lá você também pode experimentar toboáguas radicais. Vale ressaltar que as águas de Lindóia oferecem um plus no processo terapêutico, por se tratar de águas minerais. 

 

Olímpia

 

Se tem um local que é visitado por brasileiros e estrangeiros que buscam relaxamento e autocuidado em águas termais, esse local é Olímpia, que oferece o Parque Thermas dos Laranjais no Estado de São Paulo. As águas aquecidas do local contam com ondas e rio corrente, além de ter uma tirolesa que atrai muito os turistas da região. Toboáguas, piscinas e atrações com águas termais fazem com que o local abrigue um dos maiores parques aquáticos de todo o Brasil. 

 

Araxá

 

Também na região Sudeste, em Minas Gerais, estão as Termas de Araxá, com termais abertas ao público, o que é um diferencial, já que mesmo que você não esteja hospedado no local, pode desfrutar das águas termais de banheiras e piscinas. Outro ponto em destaque são as lamas, famosas por proporcionar tratamento de saúde para os visitantes e turistas. 

 

Poços de Caldas

 

As águas termais de Poços de Caldas são propícias para banhos de imersão, saunas e terapias, já que as temperaturas chegam a cerca de 40ºC. Esse destino fica em Minas Gerais e é um ponto turístico popular, não apenas pelos benefícios e qualidade das águas termais, como também pelas atrações naturais disponíveis como o Complexo do Cristo e Parque das Águas. 

 

– Termas na Região Nordeste

 

Mossoró

 

No Rio Grande do Norte, Mossoró se destaca por oferecer propriedades curativas em águas que chegam até 60ºC. Lá você também pode encontrar o parque aquático Planeta Água, que fica em um empreendimento com piscinas interligadas, chamado Thermas Hotel e Resort. Vale destacar que as Termas de Mossoró são águas salgadas, com alto potencial terapêutico, piscinas e banhos de imersão. O local também é conhecido, por esses motivos,  como Banho de Sal. 

 

Cipó 

 

Para quem busca descanso e diversão em águas aquecidas a quase 40ºC, o complexo Grande Hotel, que fica em Cipó, Bahia, é a opção mais adequada. O município oferece um balneário de águas termais com spas, banhos e mergulhos em piscinas aquecidas para promover o bem-estar dos visitantes. Esses momentos de relaxamento proporcionam momentos de descontração e relaxamento entre turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo. 

 

Caldas 

 

O Balneário de Caldas fica no Ceará e conta com piscinas naturais de águas termais a aproximadamente 30ºC. Além de uma temperatura agradável, os turistas vão ao local em busca de relaxamento, momentos de descanso e tranquilidade. Todos os benefícios envolvidos no local, fazem com que esse balneário seja famoso em todo o Brasil por suas águas termais e vale sua visita. 

 

– Termas na Região Centro-Oeste

 

Rio Quente

 

Atividades aquáticas e entretenimento para toda a família é o que não falta em Rio Quente, uma cidade de Goiás conhecida por todo o Brasil devido a qualidade de suas águas termais. O complexo turístico local mais procurado por turistas é o Rio Quente Resorts, que oferece piscinas termais, parques aquáticos, momentos de relaxamento e muita diversão. Para aproveitar essa viagem ao máximo vale se informar sobre os valores e datas e planejar essa visita com certa antecedência, já que o lugar é muito procurado por turistas.

 

Caldas Novas 

 

Goiás é um Estado muito conhecido pelas águas termais, o que faz com que outros locais ofereçam banhos quentes e atividades aquáticas do geral. Mais um exemplo disso é Caldas Novas, uma cidade que abriga uma enorme variedade de hotéis, parques aquáticos e resorts para desfrutar de águas quentes. Os serviços contam com banhos de relaxamento, hidromassagem e outras atividades terapêuticas para aproveitar todos os benefícios das águas aquecidas. 

 

Águas Quentes

 

Águas Quentes é um balneário localizado em Barra do Garças, que fica no Mato Grosso do Sul. Todos os anos o ambiente atrai turistas para suas águas termais, com spa e serviços terapêuticos. Além disso, ao redor do balneário é possível desfrutar de cachoeiras, rios e belezas naturais, deixando sua viagem ainda mais completa e revigorante. O Parque das Águas Quentes costuma oferecer bar molhado, toboágua, piscinas e diversas opções de alimentação no local. 

 

– Termas na Região Norte

 

Manaus

 

Indo para região Norte do Brasil, é possível encontrar águas termais na cidade de Manaus, que fica no coração da Amazônia. O local mais famoso pelas águas quentes é o Balneário do Sesc, onde os turistas e moradores podem aproveitar atividades terapêuticas e muito contato com a natureza, para momentos de relaxamento e bem-estar em meio a vegetação típica amazônica. 

 

Presidente Figueiredo
 

A cidade de Presidente Figueiredo fica localizada a uma pequena distância de Manaus, com belas cachoeiras, rios e águas termais, para um experiência única e revigorante. Lá os visitantes podem aproveitar banhos, piscinas termais e atrações naturais amazônicas. Essa é uma oportunidade de viagem incrível para quem deseja relaxar e curtir bons momentos em família, amigos ou em uma viagem romântica.

 

Salinópolis

 

Em Salinópolis (Pará) está localizado o Balneário Atalaia, um destino famoso por conta das belas praias, mas também popular por oferecer a oportunidade de desfrutar de piscinas termais, banhos relaxantes e tratamentos de spa. Esse com certeza é um cenário digno para uma viagem de férias daquelas que merecem ser muito bem aproveitadas, já que é possível visitar praias paradisíacas e se beneficiar com os efeitos calmantes das águas termais. 

 

– Hospedagem para visitar águas termais 

Se depois de ler esse artigo você ficou curioso para conhecer e curtir o melhor das termas brasileiras, o Clube Candeias pode facilitar essa viagem, com hospedagens confortáveis e vantagens financeiras para aproveitar as águas quentinhas sem preocupações. Oferecemos acomodações para todos os estilos de viajantes, bolsos e destinos escolhidos, isso porque contamos com a Rede Integrada. Locais como Gravatal e Piratuba, que são conhecidos pela qualidade das águas termais estão na nossa lista de hospedagens disponíveis com essa facilidade do Candeias. 

Para realizar as reservas com a Rede Integrada basta entrar em contato com nossa Central de Relacionamento ou se dirigir a uma de nossas lojas e unidades de atendimento. Outra opção, para quem gosta de planejar a viagem online é fazer o acesso pelo Portal do Associado ou App Candeias para Android e IOS. Lembre-se de planejar sua visita às termas do Brasil com um tempo de antecedência para garantir passagens e hospedagens. Saiba mais sobre como funciona a Rede Integrada e como fazer parte do maior clube de férias do mundo!
 

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 


Veja também

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil

Viagens

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil


23/07/2024

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação

Viagens

Praia no inverno: o que levar e como aproveitar a estação


19/07/2024

Passeios gratuitos em Gramado e Canela

Passeios gratuitos em Gramado e Canela


18/07/2024