Para dar água na boca! Confira 7 pratos típicos da região Norte
A região Norte é composta por sete estados, sendo eles: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá. Além das belas paisagens naturais e passeios turísticos recheados de história, uma viagem à região Norte possibilita conhecer, também, a deliciosa culinária típica.
Com grande influência em sua cultura pelos indígenas, os pratos são, em sua maioria, compostos por peixes, frutas e ervas que rendem ricos temperos. Neste artigo você conhecerá a riqueza dos sabores da região Norte do Brasil!
1. Pato no tucupi
Prato típico comumente consumido tanto na região do Pará quanto no Macapá. O tucupi é um líquido extraído da raiz da mandioca-brava. A receita também leva maços de jambu, uma erva típica da região.
O pato é cozido junto com o tucupi e acompanhado com arroz branco ou farinha d’água de mandioca.
2. Gurijuba
O gurijuba é um peixe delicioso de coloração parda-acinzentada, comercializado frequentemente no Amapá. Pode ser consumido de diferentes formas: cozido na manteiga, com farinha de mandioca e, também, ao alho e leite de coco.
Uma curiosidade sobre a carne desse peixe é que, com ela, é possível produzir hambúrgueres e filé. Incrível, não?
3. Caruru paraense
Caruru é tipo um pirão feito com camarões secos e inteiros, quiabo, farinha de mandioca (super fina), azeite de dendê e tempero verde, (chicória e alfavaca). Servido com arroz e, para quem gosta, pode acompanhar um apetitoso molho de pimenta.
É um prato muito consumido também pelos baianos e por lá está ligado às práticas religiosas.
4. Tacacá
De origem indígena, um prato único, um delicioso caldo quente muito conhecido em território nacional. A preparação consiste com a base de tucupi, citado anteriormente, goma de tapioca, folhas de jambu refogadas e camarão. Ele é servido com muita pimenta.
O tacacá carrega história em Belém! Basta dobrar a esquina para se deparar com as famosas “tacacazeiras”, cozinheiras que são consideradas Patrimônio Histórico Imaterial de Belém.
5. Damorida
Tipicamente indígena, é uma receita que pode ser preparada com peixe assado ou carne. Adicione pimenta, sal e goma de tapioca. Por se tratar de um prato bem apimentado é recomendado que consuma com bastante cuidado.
Pode ser servido com arroz e também pirão produzido com farinha de tapioca.
6. Pirarucu à casaca
O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce lacustres e fluviais do Brasil. Ele é encontrado normalmente na bacia Amazônica, em especial nas áreas de várzea. Realmente grande, o Pirarucu é capaz de atingir o tamanho de três metros.
O prato é preparado com temperos, colorau e manteiga, podendo ter diversos acompanhamentos diversificados.
7. Bolo de macaxeira
Macaxeira, aipim é uma raiz da mesma “família” da mandioca. Seja lá como você preferir chamá-la, a verdade é que ela é deliciosa! Como um bolo no café da manhã ou como lanche à tarde, é sempre uma ótima e saborosa pedida.
Clube Candeias
O Clube Candeias proporciona aos seus associados uma Rede Integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens espalhadas por todas as regiões do Brasil e do mundo. Saiba mais!