Charme inglês na Serra do Mar: conheça a vila de Paranapiacaba
Localizada na região metropolitana da grande São Paulo, no Sudeste do país, Paranapiacaba é um distrito da cidade de Santo André. Seu nome é originário do Tupi e significa lugar de onde se vê o mar.
Trata-se de uma vila inglesa no alto da Serra do Mar que foi criada para abrigar as operações e servir de residência para os colaboradores da companhia de trem São Paulo Railway. A companhia, de origem inglesa, operava transportando pessoas e cargas no trecho compreendido entre o interior de São Paulo e Santos.
Que tal conhecer a vila inglesa Paranapiacaba na Serra do Mar? Veja o que fazer por lá:
Estação Alto da Serra
Restaurada recentemente, este conjunto ferroviário foi tombada como patrimônio pelo Iphan em 1987. O conjunto conta com uma réplica de tamanho reduzido do famoso relógio Big Ben, de Londres, na Inglaterra. Há o Museu do Sistema Funicular, um museu ferroviário responsável por abrigar os vagões que serviram de meio de transporte para Dom Pedro II. Além destas relíquias, o acervo conta com aqueles vagões rotineiramente utilizados pela São Paulo Railway Company.
Museu Castelinho
Antes de se tornar um museu, na época de funcionamento da São Paulo Railway, esta era a casa do engenheiro chefe e o principal escritório da companhia. Localizado no alto de uma montanha, de lá o visitante consegue ter uma visão panorâmica da Vila, incluindo a Estação Alto da Serra, citada anteriormente.
O acervo do Museu Castelinho conta com uma exposição permanente da casa do engenheiro. Além desta exposição, o acervo contém peças da ferrovia e da memória social da Vila de Paranapiacaba.
Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba
O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba abrange uma área total de 400 hectares e conserva um importante remanescente de Mata Atlântica. É uma área importante para realização de pesquisas, atividades de educação e turismo ecológico.
Esse parque possui seis trilhas com os mais diversos níveis de dificuldade que atendem diversos turistas. A Trilha da Pontinha, de um quilômetro, é uma das mais simples e pode ser concluída com cerca de uma hora de caminhada leve. Já a Trilha do Mirante conta com um nível de dificuldade bem maior ao longo de um íngreme percurso de 1,88 Km. Há, ainda, as piscinas de águas naturais do Rio Grande.
Casa Fox
Construída já no fim do século XIX, foi preservada como um modelo da moradia que era ocupada pelos operários da companhia de trem. Seu nome faz referência ao engenheiro responsável por concluir o projeto da ferrovia Santos-Jundiaí, Daniel Makinson Fox. Este pequeno museu é uma viagem no tempo! É possível observar os móveis e utensílios da época, além da arquitetura dos imigrantes e ingleses da época.
Festival de Inverno
É quando o Festival de Inverno de Paranapiacaba está acontecendo que a concentração de turistas por lá aumenta. O FIP acontece no mês de julho em diversos locais da cidade. Este festival consiste em reconhecer exatamente o que a cidade é: um museu a céu aberto, com vários tipos de expressões artísticas expostas pelas ruas. O evento também reúne estrelas da MPB, rock, música clássica e até atrações internacionais.
Expresso Turístico
Este passeio é oferecido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos com o objetivo integrar pontos de interesse turístico. As viagens acontecem entre a famosa Estação da Luz, em São Paulo, Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. O passeio é conduzido por uma locomotiva muito bem conservada e movida a diesel.
Os passeios de trem são realizados aos finais de semana. O passageiro tem a opção de embarcar na Estação da Luz , na capital paulista, ou na Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. Os ingressos podem ser comprados online ou nas estações de São Paulo ou Santo André, citadas anteriormente.
Igreja Senhor Bom Jesus
A Igreja Senhor Bom Jesus, denominada originalmente Capela Alto da Serra, foi erguida em 1884. Apesar de ser uma construção mais simples, é muito bonita. Ela é um dos principais marcos da cidade, representando a história do local sob o ponto de vista religioso. A igreja tem como padroeiro o Senhor Bom Jesus. O seu interior é composto de imagens de santos e pinturas em seu altar.
Planeje sua viagem
O Clube Candeias é o maior clube de férias do mundo e possui mais de 30 opções de unidades próprias em diversas cidades brasileiras. No estado de São Paulo, estamos no litoral com duas unidades no Guarujá e em Ubatuba. Além disso, o Clube dispõe de uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo todo.
Clique aqui e saiba mais.