Vamos passear no parque? Conheça o Ibirapuera, um verdadeiro refúgio natural na maior metrópole da América Latina
Localizado na cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera destaca-se em meio à selva de pedra paulistana, oferecendo uma pausa serena da agitação urbana da maior capital da América Latina.
O Ibira, como é carinhosamente chamado nas redes sociais, foi o nono parque que mais cresceu nas buscas no Google no ano passado (2023). O aumento pode ser explicado por uma série de fatores, incluindo o aumento da popularidade do turismo de natureza após o isolamento social e a crescente popularidade das mídias sociais. Mas muito antes disso, em 2017, o Ibirapuera foi o parque mais visitado da América Latina - 14 milhões de pessoas foram passear por lá!
É um marco icônico que abraça não apenas a natureza, mas também a cultura, a arquitetura, o lazer e a arte. Conheça mais sobre Ibirapuera neste artigo.
História e origens
Inaugurado em 1954, o Parque Ibirapuera teve seu projeto elaborado pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello e Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes. Em 1992, o parque foi tombado pelo Patrimônio Histórico de São Paulo.
O objetivo era criar um refúgio verde na metrópole com um ambiente propício para atividades diversas. E é claro que este objetivo foi alcançado!
Leia também:
São Paulo em 4 atos: natureza, cultura, gastronomia e compras
Crianças de férias: diversão e conhecimento em São Paulo
Infraestrutura e atrações
O Parque Ibirapuera é um local democrático, atraindo pessoas de todas as idades. A entrada é gratuita e grande parte dos atrativos dentro no parque também tem entrada livre.
O parque se estende por uma área impressionante de 158 hectares. Haja atrações! Áreas de piquenique, parques infantis e espaços para a prática de esportes são facilmente encontrados.
Confira os alguns destes atrativos:
- Arquitetura de Oscar Niemeyer: praticamente uma galeria de arte ao ar livre. Destaca- se um enorme edifício circular, lembrando uma oca de concreto, o Palácio das Exposições. Há também o Palácio dos Estados, Palácio das Nações, Palácio das Indústrias, o Auditório Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Moderna e muito mais.
- Herbário Municipal: abriga uma impressionante coleção de mais de 20 mil espécies de ervas, arbustos, árvores nativas e ornamentais.
- Planetário Aristóteles Orsini: inaugurado em 1957, este foi o primeiro planetário do Brasil. Hoje ele conta com exposições interativas e atividades ao ar livre para os pequenos e também para os adultos. Saiba mais sobre este e outros planetários incríveis.
- Praça Burle Marx: dedicado ao renomado paisagista Roberto Burle Marx. Destaca-se por suas esculturas e áreas de lazer.
- Áreas para piqueniques: não faltam espaços para compartilhar momentos (e também refeições!). O parque possui bebedouros, mesas, bancos e tudo que é preciso para relaxar!
- Passeio de bike: quem vai de bike ao Ibirapuera não paga estacionamento e pode aproveitar a ciclofaixa de mais de 2 km no parque. Também há serviço de aluguel de bicicletas no local.
Arte
O Parque Ibirapuera não apenas oferece lazer ao ar livre, mas também se destaca como um centro cultural e artístico. O Pavilhão Ciccillo Matarazzo abriga exposições de arte contemporânea, incluindo a Bienal, enquanto o MAM (Museu de Arte Moderna) apresenta uma valiosa coleção do gênero.
O Auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, é palco de performances, concertos e peças teatrais, e tem capacidade para até 800 pessoas. Além disso, o Museu Afro Brasil celebra a rica herança africana e afro-brasileira em suas exposições.
Hospedagem em São Paulo
Está em seus planos para este ano visitar São Paulo? Não esqueça de fazer um passeio no Parque Ibirapuera e, claro, reservar na Rede Integrada do Clube Candeias. São centenas de opções de hospedagens confortáveis, seguras e que cabem no seu bolso. Faça sua reserva com o Clube Candeias e aproveite muito mais a sua viagem!