Salve a Bahia! Mergulhe nas piscinas naturais na Terra de Todos os Santos
Já disse o poeta que terra mais linda não há... De rica cultura e natureza exuberante, desta vez vamos mergulhar nas piscinas naturais deste estado nordestino!
Águas transparentes, peixes coloridos e boa estrutura para visitas e passeios de turistas. Siga a leitura e inspire-se!
Quando visitar as piscinas naturais?
A Bahia tem um clima agradável o ano todo para aproveitar praias e passeios. Para explorar as piscinas naturais, programe sua viagem na estação seca.
Consulte tabelas de marés e calendários lunares, pois em dias de lua nova ou cheia, as piscinas ficam em condições ideais.
Evite os meses chuvosos entre março e agosto, quando o aumento do nível do mar pode prejudicar a visibilidade e a segurança das piscinas naturais.
Para conhecer
As piscinas naturais da Bahia encantam os visitantes com suas águas calmas e cristalinas. Seja na costa ou na região central do esado, como a Chapada Diamantina, essas piscinas se destacam pela diversidade de vida marinha, incluindo peixes coloridos e recifes de coral.
Confira algumas delas para conhecer:
-
Poço Azul - Chapada Diamantina
O Poço Azul da Chapada Diamantina se formou por meio de uma inundação de uma caverna, formando um belo cenário, com uma piscina natural com 16 metros de profundidade. Logo, caso você queira conhecer esse paraíso da natureza e praticar mergulho, vale usar todo o equipamento específico de segurança, além de coletes salva-vidas.
O melhor horário para visita em casos de admirar a paisagem, é no início da tarde, momento em que os raios solares estão fortes e as águas estão mais claras que o normal.
-
Gruta do Pratinha - Chapada Diamantina
A Gruta do Pratinha é mais um atrativo em relação às piscinas naturais que ficam na Chapada Diamantina. Esse pequeno balneário que fica na Fazenda do Pratinha conta com águas azuis e propícias para práticas de mergulho. Outra opção é aproveitar para praticar snorkel, inclusive existem muitos guias para essa prática para auxiliar turistas e visitantes.
-
Taipu de Fora – Península do Maraú
Na Bahia existe um ambiente completamente rústico, com barquinhos criando um cenário incrível, quando combinados com piscinas naturais. Esse lugar é Taipu de Fora, uma pequena vila e atração que merece sua visita para um passeio de fim de tarde durante sua viagem ao Nordeste.
-
Praia do Espelho – Trancoso
O nome Praia do Espelho não é em vão! As piscinas deste recanto natural baiano contam com águas totalmente transparentes e oportunidades de banhos muito refrescantes.
Em épocas de maré baixa, a praia ganha um aspecto de piscina, com um mar calmo, sem ondas e raso.
-
Praia de Moreré – Ilha de Boipeba
As piscinas naturais da Praia de Moreré são um ambiente protegido da Ilha de Boipeba. Todavia, só são possíveis de serem acessadas em épocas de maré baixa, com uma leve caminhada entre manguezais.
Essa caminhada e programação de datas para visita compensa, já que lá as águas são cristalinas e ótimas para banhos, mergulhos e atividades aquáticas.
-
Papa-Gente – Praia do Forte
Na Praia do Forte , ficam as piscinas naturais da Praia do Papa Gente, logo após o projeto Tamar. Para acessá-las é necessário fazer uma pequena trilha de cerca de 1 km.
Em épocas de maré baixa existe a opção de tirar fotos com peixinhos coloridos e praticar mergulho nas áreas cristalinas do local. Vale lembrar que esse é um ambiente de proteção ambiental e é importante tomar alguns cuidados com a área e resíduos!
Gosta de mergulhar? Leia também: 7 lugares brasileiros para praticar mergulho
Programe-se!
Que tal conhecer as piscinas naturais baianas? Para que sua viagem seja aproveitada ao máximo, é importante contar com uma boa acomodação. Para isso, o Clube Candeias possui uma Rede Integrada na Bahia com inúmeras opções de hospedagem para atender às suas necessidades: conforto, comodidade, lazer, segurança e economia!
Preencha o formulário abaixo para saber como podemos facilitar seu planejamento de viagem, com boas hospedagens, que se encaixam em seu bolso, gosto e necessidades!