Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Passaporte: fazer uma cópia ou andar com o original?

O passaporte é muito importante nas viagens internacionais, dessa forma, os cuidados com este documento…

Por Admin

14/12/2018 08:48 Atualizado em 26/07/2024 23:56 | 3 minutos de leitura

O passaporte é muito importante nas viagens internacionais, dessa forma, os cuidados com este documento devem ser redobrados.

Viajar pode ser sinônimo de alegria, novidades, descanso e aventuras. Entretanto, alguns cuidados sempre devem ser tomados para evitar imprevistos e prevenir que suas férias tornem-se sinônimo de dor de cabeça e estresse, em especial com os documentos a serem levados.

O passaporte é de suma importância quando tratamos de viagens internacionais, por isso, os cuidados com este documento devem ser redobrados. Então, a resposta ideal para a pergunta sobre “andar com o original ou fazer uma cópia” seria: ande com o original sempre que necessário e, independentemente disso, tenha cópias – completas, de todas as páginas. Vale cópia impressa, colorida e, de preferência, autenticada em cartório. Também é bom ter uma cópia em formato digital, salva em seu computador – e-mail, sua nuvem na web, em um pendrive ou cartão de memória ou, até mesmo, em seu celular.

O que importa é que, em caso de perda ou extravio do original, você tenha um recurso que o auxilie a obter um novo passaporte o mais rapidamente possível. Afinal, em quase todas as situações em que se exige um passaporte, aceita-se apenas o original – mas uma cópia para casos de emergências certamente pode salvar seu dia.

Entretanto, existem dicas valiosas que podem auxiliar para que não haja a necessidade de recorrer às cópias, transitando em segurança com seu passaporte original. Vamos comentar algumas delas:

Para quem prefere levar o passaporte como uma verdadeira jóia, juntinho a si o tempo todo, o ideal é utilizar-se de um porta-dólar, também chamado de doleira – aquelas pequenas “pochetes”, de fina espessura, que são utilizadas por baixo da roupa. As doleiras são perfeitas para levar em segurança e com discrição todos seus documentos de maior importância, e também seu dinheiro. Já as pochetes propriamente ditas são maiores, mais vistosas e utilizadas por cima da roupa, perdendo em discrição, porém ainda mantendo seu passaporte sempre à mão.

Caso opte por levá-lo em sua bolsa ou mochila, lembre-se de não utilizar os bolsos e partes externas, de fácil acesso. Mantenha-o na parte interna – e longe de produtos líquidos, corrosivos ou de qualquer outro material que possa danificar seu documento. Além disso, mantenha-o envolto em capa impermeável.

Importante também, é manter a atenção e não deixar sua bolsa em qualquer lugar! Deixar o passaporte em sua mala de viagem é outra opção, porém é importante que seja uma mala com dispositivos de segurança que garantam sua inviolabilidade – como cadeados com senha, por exemplo. Ainda assim, é um risco, pois os extravios de malas em aeroportos e similares, infelizmente viraram rotineiros.

Alguns turistas, tão logo chegam a seu local de destino, optam por guardar o passaporte no cofre do hotel. Para garantir que essa opção seja segura, é muito importante conhecer a reputação do local e seu sistema de segurança.

E então, já decidiu o que fazer?

Temos mais uma dica preciosa para finalizar: se você é um apaixonado por férias, viagens e novas experiências, o Clube Candeias tem mais de 500 mil opções em hospedagem na rede integrada, além de inúmeras vantagens para seus associados. Saiba mais aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 


Veja também

Foz do Iguaçu com crianças: o que fazer e onde se hospedar

Foz do Iguaçu com crianças: o que fazer e onde se hospedar


26/07/2024

5 passeios em Ubatuba para incluir no seu roteiro

5 passeios em Ubatuba para incluir no seu roteiro


24/07/2024

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil

Viagens

5 destinos para fugir do inverno pelo Brasil


23/07/2024