Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Passeio no campo: os benefícios do turismo rural

Vamos para o campo? Confira neste artigo os benefícios do turismo rural.

Por Marketing

16/11/2020 10:11 | 4 minutos de leitura

Vamos para o campo? Confira neste artigo os benefícios do turismo rural

os-beneficios-do-turismo-rural-clube-candeias

O turismo rural ou agroturismo surgiu na Europa nos anos 70 e teve seu início como atividade econômica no Brasil na década de 80, quando as propriedades rurais começaram a abrir suas portas para a visitação. Define-se como uma das formas de turismo que exibe e insere o visitante na vida, arte, cultura, tradições e atividades das áreas rurais.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Benefícios do Turismo Rural

Entre as principais vantagens dessa modalidade, para os proprietários, está o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. Cria-se uma alternativa, além do cultivo, de atividade de trabalho, beneficiando economicamente a comunidade local, assim como socialmente ao possibilitar a interação entre turistas e locais por uma experiência turística mais rica.

Para os visitantes, um dos benefícios atuais, é a necessidade recente de se priorizar formas de turismo com atividades sustentáveis, ao ar livre, permitindo uma olhar mais sensível para o meio ambiente. O ganho cultural, a troca de experiências, o incentivo à economia local são outras vantagens desse passeio no campo.

O Brasil tem grande potencial para essa modalidade! Entre os roteiros mais tradicionais estão:

Circuito das Frutas

A associação formada por 10 cidades do interior de São Paulo, entre elas: Indaiatuba, a grande Jundiaí, Valinhos e as charmosas Atibaia e Vinhedo, é conhecida como Circuito das Frutas. Com calendário extenso de eventos e festas típicas, seu clima propício para produção de frutas, proporciona variedades: uvas, morangos, figos, caquis, pêssegos, entre outras.

Destacam-se a Festa da Uva – mais antiga que o próprio município de Vinhedo, a Festa Italiana de Jundiaí e a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, que preserva a história do ciclo do café e imigração.

Vale do Café

O Vale do Café, região serrana do estado do Rio de Janeiro, é famoso pela preservação de seu patrimônio do século XIX – período áureo do cultivo de café, quando famílias nobres do Brasil se instalaram no Vale do Paraíba fluminense. Casarões de dezenas de cômodos foram construídos, além de fazendas dedicadas à produção de café para exportação.

Esses locais disponibilizam acesso a obras de arte, móveis e objetos de decoração de época, museus, hospedagem, casarões de pau a pique. Além da gastronomia baseada no que era preparado para os barões e baronesas da época.

Caminhos de Pedra

Preservando os costumes e a arquitetura italiana, o Caminhos de Pedra é um roteiro que se estende por 12 km na serra gaúcha. Entre as construções de pedra centenárias, encontramos vinícolas, restaurantes, cantinas coloniais, moinhos, teares, entre outras.

A associação reconhecida como pioneira no Brasil tem cerca de 70 associados e foi declarada como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul no ano de 2009.

Considera-se parte deste roteiro as Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, que fazem parte de Bento Gonçalves e Farroupilha e passa por Caravaggio até o limite de Caxias do Sul.

Circuito do Ouro

Berço da inconfidência mineira, o Circuito do Ouro, em Minas Gerais, é marcado pelo período histórico do ciclo do ouro. O roteiro é formado por 17 municípios e se estende até 170 km da capital mineira, a partir da região metropolitana de Belo Horizonte. A região é famosa ao redor do mundo por sua arquitetura e gastronomia.

Destacam-se nesse circuito as cidades de Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara e Santa Luzia.

Vale Europeu

De característica europeia, mais precisamente alemã (arquitetura, gastronomia e costumes), o Vale Europeu é composto por mais de 13 cidades em Santa Catarina e ostenta o título de um dos melhores padrões de vida do país.

O grande destaque de evento é a Oktoberfest que atrai mais de 500 mil pessoas anualmente para Blumenau. A beleza natural do lugar chama a atenção pela grande quantidade de rios, riachos e cachoeiras, por ter uma das maiores concentrações de nascentes do país.

Planeje sua viagem

No momento de planejar roteiros de turismo rural é importante ser associado do melhor clube de férias do mundo. O Clube Candeias dispõe, para seus associados, de uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas pelo mundo todo. Para saber mais, fale conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: agroturismo, campo, turismo-rural, clube-candeias, sao-paulo, rio-grande-do-sul, vale-europeu


Veja também

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Alagoas

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Leia mais
1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Destinos

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Leia mais
Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Leia mais