Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Passeio pelos jardins botânicos brasileiros

Confira a natureza e arquitetura reunidas nos mais belos jardins botânicos do país!   Construídos…

Por Marketing

15/02/2023 12:30 Atualizado em 10/11/2024 21:14 | 6 minutos de leitura

Confira a natureza e arquitetura reunidas nos mais belos jardins botânicos do país!

 

jardins-botanicos-clube-candeias

Construídos como uma forma de preservação, pesquisa e observação, os jardins botânicos se tornaram cartão-postal de diversas cidades brasileiras. O espaço urbano voltado para exposição, estudo e manutenção da flora regional é conhecido como jardim botânico.

O desenvolvimento do cultivo e pesquisa em torno da botânica se mescla com o avanço da arquitetura nesses espaços, trazendo encantamento e conhecimento para seus visitantes. No Brasil, essas atrações turísticas representam uma forma de lazer para moradores e turistas.

Que tal começar a planejar o seu passeio pelos mais belos jardins botânicos do país? Confira a nossa lista com 9 atrações!

1. Rio de Janeiro (RJ)

Localizado próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas e dentro do Parque Nacional da Tijuca. Ele é considerado um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e um dos principais jardins botânicos brasileiros. Nos vastos 540.000 m² do Jardim Botânico carioca existem aproximadamente 43 mil espécies de plantas, além de exposições ao ar livre e um espaço destinado apenas a orquídeas. Além disso, é possível fazer trilhas pelos principais monumentos e sítios arqueológicos.

O Jardim Botânico foi tombado em 1938 pelo IPHAN devido à sua importância cultural e histórico, visto que área abriga antigas construções, como o Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, datado de 1800. É necessário adquirir ingresso para a entrada nesta atração. Os valores variam para residentes da região metropolitana do Rio, residentes no Brasil, estrangeiros do Mercosul e de outros países.

jardim-botanico-rio-de-janeiro-rj-clube-candeias

2. Curitiba (PR)

A estufa de vidro presente no Jardim de Botânico de Curitiba é paisagem imperdível para quem visita a capital paranaense. Inspirada nos palácios de cristas , seu interior conta com espécies botânicas nacionais e internacionais. Pelo jardim o visitante tem uma experiência completa pela vegetação da região, como o Bosque das Araucárias, onde é possível sentar, relaxar e fazer piquenique. O passeio se complementa com o herbário do Museu Botânico Municipal, que possui uma das maiores coleções de plantas e fungos do país.

jardim-botanico-curitiba-parana-clube-candeias

3. Manaus (AM)

Inserido na floresta de mata nativa da Reserva Adolpho Ducke, o Jardim Botânico de Manaus, também chamado de MUSA (Museu da Amazônia), possui uma torre de observação de 42 metros para ter uma visão completa do jardim que está entre os maiores do mundo, com 100 hectares.

Na visita é possível conhecer também um viveiro de plantas, como bromélias, samambaias e orquídeas. Também é possível observar diversos insetos, como cigarras e borboletas, além de aracnídeos. O visitante pode caminhar por trilhas e conhecer árvores que passam os 500 anos de existência. É necessário ingresso para entrar no MUSA. Os valores variam entre visita guiada ou não, além de descontos para estudantes, moradores locais, idosos e etc.

jardim-botanico-manaus-amazonas-clube-candeias

4. Salvador (BA)

Esse é o espaço para quem procura conhecer espécies botânicas de diferentes regiões do Brasil. Durante a visita ao Jardim Botânico de Salvador é possível ter contato com mais de 60 mil plantas representantes da Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Restinga e Manguezal em 160 mil metros quadrados de área.

Além de ser um alternativa de lazer na grande Salvador, o Jardim Botânico de Salvador é um espaço de pesquisa, preservação e promoção de atividades de educação ambiental. A entrada é gratuita e o visitante pode fazer diversas trilhas sem a necessidade de guia.

jardim-botanico-salvador-bahia-clube-candeias

5. João Pessoa (PB)

Conhecido por Jardim Botânico Benjamim Maranhão ou Mata do Buraquinho, essa área de preservação guarda importantes registros da Mata Atlântica na Paraíba. Localizado na capital do estado, a área possui cerca de 515 ha, dos quais 343 ha abrigam o Jardim Botânico. Sua área compreende espécies botânicas ameaçadas de extinção, o lugar abriga aves e insetos exóticos, que podem ser avistados nas trilhas pela Mata do Buraquinho.

jardim-botanico-joao-pessoa-paraiba-clube-candeias
Prefeitura de João Pessoa

6. Brasília (DF)

Ambientado no Cerrado, a visita inclui seis trilhas ecológicas pelas plantas características deste bioma. O visitante pode, ainda,  conhecer um orquidário e cactário, além de jardins temáticos. Para aproveitar melhor a beleza natural deste espaço, também é possível realizar um lanche na área de piquenique, visitar o Museu de História Nacional e se encantar com o jardim em movimento e o bosque de ipês.

jardim-botanico-brasilia-distrito-federal-clube-candeias
Rafael Castanheira / ASCOM JBB

7. Nova Odessa (SP)

A cidade metropolitana de Campinas abriga o Jardim Botânico Plantarum, que é considerado o maior da América Latina em número de diferentes espécies. É ponto de referência para pesquisadores de diversos lugares por atuar de forma abrangente na conservação da flora brasileira.

São mais de 80 mil m² de jardins temáticos, lagos, bosques e, claro, as grandiosas coleções botânicas. Para os visitantes, a paisagem composta por lagos, bosques e jardins temáticos se torna um convite para relaxar.

plantarum-nova-odessa-sao-paulo-clube-candeias

8. São Paulo (SP)

Para quem procura um ambiente de tranquilidade dentro do movimento urbano não pode deixar de conhecer o Jardim Botânico de São Paulo. Está localizado dentro de uma Unidade de Conservação com 143 hectares, onde situa-se o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. A calmaria do espaço é digna da presença de uma biblioteca, que com um acervo de mais de 6400 livros, é voltada para a pesquisa botânica. Outro atrativo é a variedade de espécies nativas preservadas e expostas no Museu Botânico.

jardim-botanico-sao-paulo-sp-clube-candeias

9. Belo Horizonte (MG)

As atrações turísticas do jardim de Belo Horizonte trazem opções para toda a família. O passeio pelos jardins temáticos, praças, estufas, fontes e anfiteatro torna possível passar o dia conhecendo o espaço e fazendo belos registros em meio à natureza. Dentro do foco da temática de jardins e estufas estão as suculentas, bromélias, plantas medicinais, vegetação tóxica e flores.

O jardim é um espaço dedicado à conservação e educação ambiental.  O visitante também pode adquirir mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e do Cerrado.

jardim-botanico-belo-horizonte-minas-gerais-clube-candeias

Clube Candeias

Um lugar para recarregar as energias na viagem e trazer segurança para toda a família. Esse é o significado das mais de 500 mil opções de hospedagem que o Clube Candeias possui pelo mundo todo, por meio da rede integrada. São alternativas que cabem no bolso e ainda geram pontos para embarcar em outras aventuras pelo programa de recompensas.

Saiba mais sobre as vantagens de ser um associado do maior Clube de férias do mundo aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: clubedeferias, jardimbotanico, natureza, parques, saopaulo, trilhas, turismoseguro


Veja também

Dicas para aproveitar o fim de ano em Bombinhas, SC

Viagens

Dicas para aproveitar o fim de ano em Bombinhas, SC


19/11/2024

Foz do Iguaçu no Verão - Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem

Viagens

Foz do Iguaçu no Verão - Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem


14/11/2024

Lugares para viajar em Santa Catarina

Viagens

Lugares para viajar em Santa Catarina


13/11/2024