Confira as nossas dicas do que fazer na Serra Gaúcha e comece a planejar a sua viagem
A região da Serra Gaúcha é um dos principais destinos turísticos do Brasil, principalmente durante o inverno. Isso acontece pois essa área é notável justamente pelo clima frio e por agregar elementos da cultura europeia.
Muitos turistas visitam a região, já que os municípios possuem tradições e costumes bem diferentes da maioria do restante do país. Confira as dicas do que conhecer na Serra Gaúcha!
O que há de bom na Serra Gaúcha?
Localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é formada por cidades que contam com a presença de muitos imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães. Por causa disso, a influência da cultura desses povos é claramente notada nas construções arquitetônicas, nas comidas típicas e nas manifestações culturais.
Em decorrência da variação de costumes de cada parte da Serra Gaúcha, a região é subdividida em três áreas. Formam-se, a partir disso, as regiões Alemã, Italiana e Gaúcha.
Mas não é só de traços culturais que a região é feita. A paisagem natural da Serra Gaúcha é bastante atrativa, com cânions e cachoeiras deslumbrantes que atraem os amantes de ecoturismo.
O que conhecer na Serra Gaúcha?
Região Gaúcha:
É a parte da Serra Gaúcha que não sofreu tanto com a influência da imigração europeia. Com isso, os costumes locais seguem predominantes. As principais cidades são Bom Jesus, São José dos Ausentes e São Francisco de Paula.
Em São José dos Ausentes, por exemplo, encontra-se o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. Trata-se do Pico do Monte Negro, que possui mais de 1.410 metros de altitude. A cidade também é uma das mais frias do Brasil, já tendo registrado a temperatura de -14ºC.
Região Alemã:
Como o nome dá a entender, essa parte da Serra Gaúcha foi povoada por imigrantes vindos da Alemanha no século XIX e formaram o que hoje é conhecido como a Região das Hortênsias.
O turismo é o grande destaque da Serra Gaúcha. Aqui estão as cidades mais procuradas do Sul do Brasil para turismo de inverno, entre elas, Gramado e Canela. Gramado é conhecida internacionalmente pelo seu famoso festival de cinema. Canela, logo ao lado, também chama atenção dos visitantes. E ainda há Nova Petrópolis, considerada o “Jardim da Serra Gaúcha”.
Região Italiana:
Essa região é conhecida como Pequena Itália e foi ocupada por imigrantes italianos a partir do final do século XIX. Aqui fica Caxias do Sul, uma das cidades mais populosas de todo o estado. Ainda há outros municípios históricos como Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.
O grande destaque da região é a forte produção de uva e vinho, principal força comercial local. Como destaque temos o Trem do Vinho, uma viagem de trem, feita com uma clássica Maria Fumaça, que percorre as cidades citadas acima. Durante o trajeto, há degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva, além de apresentações culturais.
Conhecer a Serra Gaúcha é uma oportunidade única. Mesmo sendo cidades tão próximas, há muitas diferenças entre cada um dos locais de acordo com as regiões que a subdividem. Se você pretende fazer um passeio para conhecer a cultura do Rio Grande do Sul, a Região Gaúcha é o indicado.
Se você quer curtir o clima frio comendo chocolates e visitar as melhores atrações, a Região Alemã é a mais indicada. Já se você quiser conhecer mais sobre a história da imigração italiana e degustar comidas típicas, a Região Italiana é o destino certo.
Você na Serra Gaúcha com o Clube Candeias
Não importa qual seja a sua escolha na Serra Gaúcha, nós, do Clube Candeias, dispomos de uma unidade própria localizada na cidade de Canela, o Candeias Alineville. Se hospedando lá, fica fácil conhecer todas as outras opções de turismo nos arredores. Que tal se associar ao Clube Candeias e ter acesso a diversas vantagens? Fale conosco para saber mais!