Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Por que vale a pena conhecer Piçarras?

Confira um guia do que fazer em Balneário Piçarras, uma praia encantadora no litoral norte…

Por Marketing

15/11/2022 19:30 | 10 minutos de leitura

Confira um guia do que fazer em Balneário Piçarras, uma praia encantadora no litoral norte de Santa Catarina

balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias

Está em busca de paisagens naturais e um ambiente encantador como cenário de sua próxima viagem? Seja sozinho ou acompanhado, vale a pena conhecer Balneário Piçarras.

A cidade fica bem próxima a Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, mas diferente de Balneário Camboriú, Piçarras oferece aos seus visitantes mais calmaria e sossego, com menos movimento na cidade. Aquele clima de descanso típico de praia mesmo, sabe? Mas é claro que Piçarras também conta com pontos turísticos e atrações incríveis para todas as idades, o que torna essa visita ainda mais legal.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa cidade catarinense, separamos uma lista de passeios e curiosidades, além de dicas de hospedagem que vão te ajudar a programar essa visita. Confira!

candeias-reservas-clube-candeias

Piçarras, SC

Você pode ter se perguntado de onde vem o nome “Piçarras”, certo? Esse nome tem relação direta com as rochas de argila, que são encontradas em grande quantidade no subsolo do município, chamadas de o piçarro, ou piçarra. Essas rochas também são comuns no Nordeste do Brasil.

O Município de Balneário Piçarras conta com mais de 6 km de orla com lindas praias. Em alta temporada a cidade costuma receber cerca de 100 mil turistas e possui em torno de 23 mil habitantes. Se pudéssemos explicar esse destino em uma frase seria: uma bela combinação entre mar, rio, mata atlântica e passeios para viagens em família.

A praia é convidativa e costuma ter um clima calmo e relaxante, por conta dos molhes as ondas quebram perto da areia e deixam a beira-mar quentinha logo cedo nos dias de verão. A baía pode ser usada para esportes náuticos, passeios de barco e pesca com a estrutura necessária.

Os banhos de mar revigorantes são a marca registrada do local, já que as águas de Piçarras foram consideradas as mais limpas do Litoral Norte de SC pela Fundação do Meio Ambiente. E além das águas clarinhas e tranquilas, a cidade também oferece algumas atrações como o maior Museu Oceanográfico da América Latina, e toda a infraestrutura necessária para momentos de bem-estar.

Como chegar em Balneário Piçarras?

Você pode escolher entre meios de transporte diferentes para ter acesso a Piçarras, o que vai depender de suas preferência e principalmente de onde você está saindo. Para quem prefere viajar de carro, o acesso pela BR-101 é o melhor caminho, independente se você vem do Sul ou de capitais ao Norte do país, como Curitiba e São Paulo. Ônibus e avião são boas opções para quem se desloca de lugares distantes do litoral catarinense, como das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e até mesmo do Sudeste do país.

O aeroporto de Navegantes é o mais próximo a Piçarras, ficando a cerca de 30 minutos de carro da cidade. Então ao desembarcar será necessário pegar um táxi, chamar um motorista de aplicativo ou pegar um ônibus para ter acesso à cidade. Vale lembrar que os aeroportos de Florianópolis e Joinville também são alternativas.

Conheça as praias de Piçarras

O litoral de Santa Catarina já é muito conhecido no Brasil por suas belíssimas praias, e com Piçarras não é diferente, já que a cidade está na lista dos destinos naturais mais bonitos do estado. São águas claras e esverdeadas com longas faixas de areia e ondas que quebram próximo à areia. A orla de Piçarras é dividida em três praias, sendo: Praia das Palmeiras, Praia de Piçarras e Ponta do Jacques.

São opções para os mais diversos gostos, desde praias para quem deseja relaxar até para quem busca praticar pesca e esportes náuticos. Cada praia tem suas particularidades e estruturas, por isso separamos as características para você conhecer antes de fazer sua visita a Piçarras, dá só uma olhada!

Praia das Palmeiras

A Praia das Palmeiras fica localizada ao norte de Piçarras, sendo uma continuação da Praia de Piçarras, mas um pouco mais afastada da área central. É um local mais residencial, com ondas mais fortes em alguns, tornando o local perfeito para quem deseja praticar esportes como o surf. Não existem muitos comércios próximos à região, então uma boa dica para quem vai conhecer a praia é levar alguns lanches e bebidas.

praia-das-palmeiras-balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias
Prefeitura de Balneário Piçarras

Praia de Piçarras

Essa é a praia mais visitada pelos turistas, já que fica na parte central da cidade, com lanchonetes, quiosques, lojas e comércios ao redor. Por mais que a Praia de Piçarras seja a mais movimentada da região, mantém a característica da cidade de ser um lugar calmo para curtir o descanso das férias.

Outra característica interessante é que essa praia possui árvores em toda a sua extensão, tornando o ambiente fresco e relaxante naqueles dias mais quentes. Seu mar é calmo e protegido por três molhes, sendo propícia para banhos de mar, seja para adultos ou crianças.

praia-balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias
Prefeitura de Balneário Piçarras

Ponta do Jacques

A Ponta Do Jacques costuma ser uma praia reservada, com mata nativa e um mar transparente. Suas ondas costumam ser mais fortes em alguns dias e um pouco mais calmas em outros. A praia fica localizada na divisa entre Piçarras e Barra Velha, sendo o espaço preferido dos surfistas na cidade.

Nesta praia também os comércios são poucos, por isso é importante levar guarda-sol, cadeira, lanche e bebidas ao fazer essa visita. Resumindo, essa é a praia perfeita se você quer curtir um dia calmo e um clima de praia com direito a vôlei, futebol, surf e uma bela vista.

ponta-do-jacques-balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias
Prefeitura de Balneário Piçarras

Lugares para visitar em Piçarras

Barra do Rio Piçarras

Na Barra do Rio Piçarras a cidade faz divisa com Penha, sendo banhada por dois molhes, o que torna a vista bonita e tranquila, bem como o ambiente propício para a pesca e alguns esportes aquáticos. A saída do rio no mar também cria uma paisagem irresistível, principalmente no momento em que o sol se põe. Se você for ao local de barco, cerca de 7 km dentro das águas, é possível observar mangues, plantas nativas e animais selvagens do local

rio-piçarras-balneario-piçarras-santa-catarina-clube-candeias
Prefeitura de Balneário Piçarras

Museu Oceanográfico Univali

O Museu Oceanográfico Univali (MOVI) é o maior museu oceanográfico da América Latina, com uma área total de 4.000 m² e 1.000 m² só de exposição. O museu é uma excelente alternativa para um passeio em família, com um enorme acervo de espécies marinhas, e pode ser visitado de segunda a sexta. No site do estabelecimento você encontra o local, valor dos ingressos e como chegar até lá.

museu-univali-balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias
Museu Oceanográfico Univali – MOVI

Molhe Turístico Joaquim Pires

Para quem quer conhecer cada detalhe que a cidade de Piçarras oferece aos turistas e moradores, o Molhe Turístico Joaquim Pires não pode ficar de fora do roteiro. Ele oferece uma das melhores vistas da cidade, tem aproximadamente 200 m de comprimento, com calçadão e bancos para as fotos e momentos apreciando a paisagem. O molhe deixa o mar mais tranquilo e ajuda a entrada das embarcações.

molhe-turístico-balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias
Prefeitura de Balneário Piçarras

Caminhar ou pedalar cedinho na beira mar

Uma das atividades favoritas de quem visita Piçarras é aproveitar o horário da manhã e a brisa mansa do local para caminhar ou pedalar na beira-mar. E quem deseja conhecer o nascer do sol no sentido da Penha, vale acordar um pouco mais cedo e ter uma paisagem deslumbrante como cenário da sua caminhada.

praia-caminhar-clube-candeias

Árvore Torta

O nome Árvore Torta faz jus ao aspecto dessa árvore, que é um patrimônio natural da cidade. Ela fica à beira-mar e emoldura cerca de 7 km da orla com sua autenticidade, o que pode render boas fotos para sua viagem, além de uma vista diferenciada e privilegiada.

arvore-torta-balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias
Prefeitura de Balneário Piçarras

Beto Carrero World

O parque fica a 8 km de Balneário Piçarras, com mais de 100 atrações que garantem diversão para toda a família. Se sua intenção é levar as crianças na viagem ou curtir brinquedos pra lá de divertidos, vale a pena incluir essa parada em sua rota de férias. Você pode saber sobre os horários de funcionamento e mais sobre as atrações do parque no site.

praia-balneario-picarras-santa-catarina-clube-candeias

Conheça a gastronomia de Balneário Piçarras

Além dos passeios, a gastronomia de Piçarras é marcante e você não pode deixar a cidade sem provar os pratos típicos do local. O centro da cidade conta com diversos restaurantes que oferecem aquilo que uma cidade litorânea tem de melhor: receitas com frutos do mar, diferentes sabores e texturas. Alguns restaurantes são conhecidos pelo sabor impecável e por fazer de peixes, camarões, moluscos, mariscos e ostras experiências gastronômicas marcantes.

Quando ir para Piçarras?

Para aproveitar as praias, atrações e paisagens de Piçarras, visitar a cidade no verão é a melhor opção. Os meses mais movimentados por turistas na cidade ficam entre dezembro e março de cada ano, mas para quem busca mais tranquilidade, novembro também pode ser uma ótima alternativa. Fora da temporada a cidade é bem pacata e tranquila, pode ser considerada até mesmo uma vila de pescadores, mas é igualmente bela.

Ficou curioso para conhecer esse município catarinense e todas as atrações, praias, pontos turísticos e diferenciais envolvidos? Separamos algumas dicas de hospedagem que vão te ajudar a encontrar uma pousada ou hotel que se encaixe em seu perfil.

Banner-Vantagens

Dicas de hospedagem em Balneário Piçarras

Se tem uma coisa que deve ser bem pensada e analisada durante o planejamento de uma viagem é o local de hospedagem, certo? Uma das melhores localizações para se hospedar quando fizer uma visita a Piçarras é a região central do Balneário, já que conta com comércios, calçadão, quiosques e uma estrutura perfeita para momentos de lazer, além de estar próximo às principais atrações locais.

E para uma acomodação com conforto e tranquilidade para desfrutar do que Piçarras tem de melhor, o Clube Candeias oferece uma opção perfeita de hospedagem na cidade na Praia de Palmeiras, o Candeias Residencial Piçarras. A sua reserva pode ser feita de forma simples e prática, basta seguir nosso passo a passo. Vale lembrar que associados do clube possuem vantagens especiais para quem se hospeda nesta cidade, você pode conhecer todas as vantagens inclusas nessas associação em nosso site também. Associe-se!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: balneariopicarras, clubedeferias, litoralcatarinense, picarras, regiaosul, santacatarina, turismoseguro


Veja também

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Destinos

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Leia mais
Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Leia mais
No litoral paulista, conheça a Ilha Anchieta

Ubatuba

No litoral paulista, conheça a Ilha Anchieta

Leia mais