Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Próxima parada: a rota gastronômica em Matinhos (PR)

De frutos do mar e churrasco até pizzas artesanais e drinks sofisticados: saiba o que…

Por Marketing

29/08/2023 16:00 | 11 minutos de leitura

De frutos do mar e churrasco até pizzas artesanais e drinks sofisticados: saiba o que a cidade de Matinhos (PR) tem a oferecer através da sua incrível gastronomia!

matinhos-parana-litoral-clube-candeias
Praia de Matinhos

A cidade litorânea de Matinhos, localizada no litoral do Paraná, possui apenas 29.000 habitantes, tendo belas paisagens em seu cartão de visitas por conta de suas praias, é composta por diversos balneários, são eles: Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajó, Saint Etienne, Flórida, Riviera I e II, Flamingo, além da própria praia de Matinhos.

Além da atração mais agradável ao gosto dos visitantes, a praia de Caiobá, que pode ser dividida em praia Brava, lugar bem requisitado localizado em uma enseada, com águas bastante agitadas e rasas, e também a praia Mansa, diferente da Brava, possui águas calmas e rasas, em um local de grande beleza cênica. Em um post já feito aqui no site, nós apontamos os melhores destinos em Matinhos.

Mas além de ter belas vistas, também é um verdadeiro paraíso para os amantes da boa comida. Com a junção de suas praias de águas cristalinas com a culinária rica e variada, Matinhos é o destino perfeito para aqueles que desejam desfrutar de uma experiência gastronômica única e inesquecível.

Banner-Vantagens-clube-candeias

Rota gastronômica em Matinhos

A rota gastronômica por Matinhos oferece uma ampla variedade de opções para todos os gostos e bolsos. Desde os clássicos da culinária local, como frutos do mar frescos e churrasco, até as opções mais modernas e sofisticadas, como pizzas artesanais e drinks elaborados. Além disso, a cidade possui uma grande variedade de estabelecimentos, desde pequenos bares e restaurantes até grandes churrascarias e casas noturnas, garantindo que todos os visitantes encontrem algo que lhes agrade.

Ao longo deste post, você conhecerá alguns dos principais pontos gastronômicos de Matinhos, baseados nas avaliações de clientes e especialistas da área, e terá a oportunidade de descobrir os sabores e as delícias que a cidade tem a oferecer, veja só:

Restaurante Casarão

lagostin-frutos-do-mar-culinaria-clube-candeias

Uma rota gastronômica em Matinhos pode começar pelo centro da cidade, onde se encontram alguns dos principais restaurantes e bares da região. Um dos principais destinos é o Restaurante Casarão, que oferece uma ampla variedade de pratos à base de frutos do mar, incluindo o famoso “Camarão Casarão”, um prato feito com camarões grelhados e servido com arroz, farofa e salada.

Eles também oferecem uma variedade de opções de peixes e frutos do mar, incluindo lagostins, mariscos e ostras frescas. Além disso, há opções de carne e massas para aqueles que preferem outras opções além dos frutos do mar.

O Restaurante Casarão é conhecido por seus ingredientes frescos e pelo cuidado que eles levam em preparar cada prato. Os chefs são altamente experientes e habilidosos, e trabalham com ingredientes de qualidade para garantir que cada prato seja delicioso e satisfatório. Além disso, o Restaurante Casarão oferece uma seleção de vinhos para acompanhar sua refeição.

Não é à toa que é um dos principais destinos gastronômicos em Matinhos, muito frequentado entre os moradores locais e turistas, que apreciam a atmosfera acolhedora e a bela vista que o restaurante oferece, já que fica localizado à beira-mar.

O Restaurante Casarão localiza-se na Rua Reinoldo Scheffer, 4 – Centro.

Maestro Caramelo

petiscos-bares-culinaria-clube-candeias
Esse restaurante é tido como um dos melhores da praia de Caiobá e é sempre indicado aos turistas que vão à cidade. Possui uma localização de frente para o mar e comida feita com maestria pelo chef da casa, alegam isso pelo fato dos pratos serem servidos de uma maneira que impressiona em relação à qualidade, tudo isso somado a um preço justo e acessível, algo que faz com que haja um bom custo-benefício.

No horário de almoço são servidos sempre os pratos do dia com o melhor da culinária local, contendo peixe, frango, carne, acompanhados de uma boa salada, nos dias de terça a sábado.

E se você também curte um chopp gelado, de quinta a sábado são servidos chopps e petiscos, contendo uma ótima música ao vivo, que deixa o ambiente ainda mais agradável. Nós recomendamos que se você fizer uma visita a esse restaurante, peça a especialidade da casa, a lula à provençal, que acompanhado do filé de linguado ao molho caipira, se torna indispensável.

O Maestro Caramelo fica localizado na Avenida Atlântica, 16 – Centro.

Casa do Camarão

camarao-frutos-do-mar-culinaria-clube-candeias

Essa é uma excelente opção quando o assunto é frutos do mar, o restaurante Casa do Camarão, como diz o nome, é famoso pelas suas deliciosas receitas envolvendo camarão, incluindo o camarão à parmegiana e o camarão ao alho e óleo. O ambiente é acolhedor e o atendimento é sempre muito cordial.

O estabelecimento é bastante movimentado no horário de almoço e também no jantar, e assim como muitos restaurantes da região, você poderá apreciar a sua refeição na frente do lindo mar de Matinhos.

Então em uma possível volta da praia, a Casa do Camarão se torna uma ótima opção de almoço para você e sua família.

O restaurante fica localizado na Av. Atlantica, 2010 – Caiobá.

La Bodeguita

bebidas-chopp-gastronomia-clube-candeias

Aqui vai uma ótima opção para aqueles que além de gostarem de uma boa refeição, também curtem uma bebida gelada, localizado no Balneário de Caiobá, o Restaurante La Bodeguita é um dos lugares mais requisitados da cidade, porém não com a mesma proposta dos outros estabelecimentos que citamos.

A casa é especializada em diversos tipos de culinárias, mas se destaca na preparação de frutos do mar, todos frescos e servidos de forma bastante generosa. Mas além disso, o cardápio tem opções com carne e frango, além de boas saladas refrescantes para o verão.

Como mencionamos acima, o restaurante La Bodeguita tem a proposta de além de ser um restaurante para almoços e jantares, também ser uma ótima opção para o happy hour, já que servem chopps e cervejas geladas junto a diversos aperitivos.

Além de também ser conhecido por ter um ambiente bem descontraído, fornecendo música ao vivo para seus visitantes. Então se você durante a viagem quer ter um momento divertido com sua família ou amigos, vale a experiência.

La Bodeguita está localizado na Avenida Paranaguá, 6000.

Via del Mar Pizza Bar

pizzas-gastronomia-clube-candeias

Bem, Matinhos não tem a culinária composta apenas por frutos do mar, a cidade consegue agradar todos os gostos, e se você estiver a fim de comer uma boa pizza, o Restaurante Via del Mar é uma ótima opção, e ainda propõe uma belíssima vista. Todos os pratos do cardápio oferecem uma variedade de sabores incríveis e preparados com ingredientes frescos, fazendo com que agrade o paladar dos seus clientes.

Mas o restaurante possui como seu carro chefe suas ótimas pizzas, com a massa crocante e um recheio bem generoso, mesmo assim, possui também ótimas porções e massas, além de cerveja e chopp gelado juntamente com uma ampla carta de vinhos.

Nossa dica é que você experimente as pizzas de pepperoni, calabresa e muzzarela. Destacamos que existe um bom custo-benefício e o atendimento é excelente, então é muito difícil que você não saia com uma boa impressão desse restaurante.

O restaurante fica localizado na Avenida Augusto Blitzkow.

Flórida Sushi Bar

culinaria-asiatica-sushi-gastronomia-clube-candeias
Outra coisa que combina bastante com o litoral é a comida japonesa, e se você concorda com isso, o Flórida Sushi Bar é a nossa sugestão. O restaurante fica localizado a apenas 5 minutos de Matinhos, em Paranaguá. É considerado a melhor opção de comida asiática na região, aproveitando ao máximo os frutos do mar fornecidos pelo litoral paranaense.

Com um ambiente confortável e ótimo atendimento, nós te indicamos o rodízio de sushi realizado de terça à quinta-feira pela parte da noite. Por um preço acessível, é possível se deliciar com mais de 40 opções de sushis, sashimis e até algumas entradas à vontade! Dentro desse rodízio, nós te indicamos uma novidade no cardápio, o “Salmão Passion”, composto por lâminas de salmão maçaricadas com um molho especial do chef.

O Flórida Sushi Bar está localizado na Avenida Paranaguá, 4334.

E para sobremesa?

bolos-doces-gastronomia-clube-candeias

Para finalizar, nada melhor do que a doceria mais bem avaliada do litoral de Matinhos e cia. Para adoçar o seu paladar após um almoço ou em um café da tarde em Matinhos, visitar a Dona Gertrudez é praticamente uma obrigação. Essa loja de doces/cafeteria é a principal e mais requisitada no ramo em Caiobá. Já está localizado na cidade há mais de 5 anos e possui um cardápio cheio de opções que fazem com que você fique sem saber o que vai pedir, que vão desde bolos até as taças de sorvete com toppings deliciosos para agregar ainda mais sabor à experiência.

Desses sabores nós destacamos o famoso bolo de Kinder Ovo e a Gigantaça, uma taça de tamanho grande que vem com 1,2 kg de sorvete, 500 g de Nutella e brigadeiro de leite Ninho, além de morangos, M&M´s e biscoitos, que serve até 6 pessoas, então está aí uma boa opção de sobremesa para a família inteira! O ambiente é bastante agradável e aconchegante, contendo uma decoração e temática diferentes.

Se localiza na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1013.

Festival gastronômico

comidas-gastronomia-clube-candeias

No final das contas, não vai existir uma opção melhor para quem quer realmente saber mais sobre a culinária local do que comparecendo ao Festival Gastronômico da cidade de Matinhos. A experiência gastronômica conta com a participação de restaurantes das mais diversas especialidades vindas de diversos balneários do litoral, como Caiobá e Paranaguá, e foi criado há poucos anos atrás, com a intenção de atrair milhares de moradores e visitantes aos estabelecimentos parceiros.

O festival oferece pratos de todos os tipos a preços competitivos, já que todos os lugares possuem bom custo benefício, entre as comidas estão: frutos do mar, carnes, sobremesas, pastéis e hambúrgueres dos restaurantes mais requisitados de Matinhos. O melhor disso é que você pode experimentar tudo isso a preços menores do que são oferecidos nos próprios estabelecimentos normalmente. Os pratos são completos e podem servir até quatro pessoas de forma generosa. Uma opção ideal de jantar para você e sua família.

Buscando agradar todos os gostos, os restaurantes de Matinhos que participam do festival também oferecem porções de camarões, frango, ceviche, iscas de peixe, bife ancho e muito mais. Porém, como já mencionamos ao longo desse post, o ponto forte são os frutos do mar, pois eles aparecem nas mais diversas versões. Então, se você estiver planejando uma viagem para Matinhos, é válido que você confira a data do evento para aproveitar junto a sua viagem o melhor que a gastronomia da região tem a oferecer.

Em resumo

Se você está procurando por uma experiência culinária única e inesquecível, Matinhos é o lugar certo para você.

Depois de todas essas opções, você pode contar com o Clube Candeias para fazer com que uma possível viagem a Matinhos seja inesquecível. O Clube garante uma hospedagem a 100 metros da praia e com a certeza de uma hospedagem agradável e tranquila, a sua viagem será muito mais especial. No vídeo abaixo você vai conhecer o Candeias Residencial Caiobá:

Além de mais de 30 unidades pelo Brasil, o Clube Candeias, maior clube de turismo do Brasil, conta com uma ampla rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem pelos cinco continentes e principalmente pelo estado paranaense, como em Guaratuba, Matinhos e Foz do Iguaçu. As reservas podem ser feitas pela plataforma e pelo aplicativo.

Saiba como aproveitar ótimas viagens com vantagens exclusivas. Fale conosco!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: caioba, clubecandeias, culinaria, frutosdomar, litoral, matinhos, parana


Veja também

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Alagoas

Mergulhe nessa! 5 piscinas naturais no Alagoas

Leia mais
1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Destinos

1ª de março: Dia do Turismo Ecológico

Leia mais
Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: celebrando a Cidade Maravilhosa

Leia mais