
Se você quer viajar gastando menos, a melhor escolha é fugir dos períodos de alta demanda. A época mais barata para viajar no Brasil é durante a baixa temporada, que acontece fora dos grandes feriados e férias escolares.
Veja também: 12 cidades para conhecer pelo Brasil para cada mês do ano
Viajar nesse período é uma forma prática de economizar e aproveitar os destinos com mais tranquilidade.

Quais são os meses de baixa temporada?
A chamada baixa temporada acontece nos períodos do ano em que a demanda por viagens diminui. No Brasil, isso geralmente ocorre entre os meses de março a junho (após o Carnaval e antes das férias escolares de julho) e de agosto a novembro (depois das férias de inverno e antes da alta do verão). Durante esses meses, companhias aéreas, hospedagens e atrativos turísticos tendem a baixar seus preços para atrair visitantes.
Para onde viajar com preços de baixa temporada?
Se você quer aproveitar esse período para viajar mais barato, aqui vão alguns destinos que se destacam fora da alta temporada — e continuam oferecendo ótimas experiências sem o movimento intenso da alta temporada.
Litoral catarinense: paisagens e economia
Florianópolis (SC)
A capital catarinense é famosa pelas praias com cenários paradísiacos e pelo agito no verão, mas fora da temporada, se torna ainda melhor de ser explorada. As trilhas, os mercados públicos e as comunidades de pescadores ficam mais tranquilos e é possível aproveitar tudo sem pressa. Entre março e junho ou de setembro a novembro, é possível ter uma experiência com valores bem mais baixos.

Unidade Clube Candeias |
Candeias Parador da Cachoeira |
🎟️ Veja também:
- Praias tranquilas em Florianópolis para viagens em família
- Em família: o que fazer em Florianópolis com crianças
- 7 dicas para aproveitar Florianópolis sem gastar muito
- 5 praias para conhecer no Norte da Ilha de Florianópolis
- O que fazer em Florianópolis com chuva
Barra Velha (SC)
Mais tranquila que os destinos mais badalados da região, Barra Velha é ideal para quem busca sossego. Suas praias são amplas, limpas e ótimas para caminhadas ao entardecer.

Unidade Clube Candeias |
Candeias Bella Vista |
🎟️ Veja também:
Balneário Piçarras (SC)
Outro bom exemplo de economia à beira-mar. Piçarras oferece uma boa estrutura urbana, com restaurantes e orla organizada. Fora da alta estação, o município aposta em eventos locais e promoções para manter o turismo ativo, o que significa boas oportunidades para quem quer viajar gastando menos.

Unidade Clube Candeias |
Candeias Residencial Piçarras |
🎟️ Veja também:
Litoral paulista: tradição e mar perto de casa
Guarujá (SP)
A cidade litorânea mais tradicional do estado de São Paulo continua sendo uma excelente ideia durante a baixa temporada. De abril a junho e de agosto a novembro, as tarifas caem bastante em comparação com os preços de verão.

Unidades Clube Candeias |
Candeias Guarujá |
Candeias Residencial Guarujá |
🎟️ Veja também:
- O que fazer no Guarujá: roteiro de passeios e atrações
- Em família: o que fazer no Guarujá com crianças
- As 8 melhores praias para o fim de ano em Guarujá
Ubatuba (SP)
Com mais de 100 praias, Ubatuba é o tipo de lugar que merece ser explorado com calma. Fora da alta temporada, o trânsito diminui e os valores de hospedagem são muito mais atrativos. É o período ideal para quem quer contato com a natureza, surf ou apenas descanso.

Unidade Clube Candeias |
Candeias Residencial Ubatuba |
🎟️ Veja também:
- 5 passeios em Ubatuba para incluir no seu roteiro
- As 5 melhores praias de Ubatuba
- O que fazer em Ubatuba em dias de chuva
No Paraná: natureza e turismo de fronteira
Foz do Iguaçu (PR)
As Cataratas do Iguaçu são impressionantes em qualquer época, mas de março a junho ou entre setembro e novembro, é mais fácil aproveitar com calma — e com economia. Além disso, a visita à tríplice fronteira, com compras no Paraguai e passeios na Argentina, continua atraindo quem busca variedade com custo reduzido.

Unidade Clube Candeias |
Candeias Foz do Iguaçu |
🎟️ Veja também:
- Foz do Iguaçu no Verão - Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem
- Em família: o que fazer em Foz do Iguaçu com crianças
- Passeios gratuitos em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Foz do Iguaçu em dias de chuva
Que tal explorar os melhores destinos de férias do Brasil?
O Clube Candeias tem mais de 25 unidades espalhadas pelo país, em alguns dos destinos turísticos mais desejados. São 57 anos garantindo viagens inesquecíveis, com hospedagens de qualidade e preços acessíveis para toda a família.
Como associado, você tem à disposição acomodações em estilo hotelaria e residenciais, sempre bem localizadas, com áreas de lazer ou casas completas para aproveitar suas viagens ao máximo.
E tem mais: o clube ainda conta com uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem no mundo todo! 🌎