Que tal pescar no Pantanal sul-mato-grossense?

Confira tudo que você precisa saber para pescar no Pantanal sul-mato-grossense.

Por Marketing

07/04/2023 16:00 Atualizado em 11/11/2024 02:52 | 5 minutos de leitura

Confira tudo que você precisa saber para pescar no Pantanal sul-mato-grossense

pesca-esportiva-clube-candeias

Que tal se aventurar na pesca das águas do Pantanal sul-mato-grossense? A pesca esportiva, que é muito comum no local, proporciona momentos de lazer, aventura e muita união em família.

O Pantanal é uma das regiões favoritas para os amantes da pesca. Nesta região encontramos vários rios, afluentes, além de, aproximadamente, 250 espécies de peixe.

Saiba tudo que você precisa para planejar a sua pesca no Pantanal!

A pesca no Pantanal

corumba-ms-pantanal-clube-candeias
Ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá (MS)

O Pantanal é uma das regiões mais procuradas para pesca esportiva devido à grande variedade de espécies de peixes encontradas na região. Algumas cidades são referência na prática, como Corumbá, no extremo oeste do estado do Mato Grosso do Sul.

A cidade de Corumbá é a porta de entrada deste bioma e também é considerada a Capital do Pantanal. Corumbá é margeada pelo Rio Paraguai, um dos maiores da América do Sul, que contempla Pacus, Jaús, Pintados, Piranhas, Dourados e muitas outras espécies de peixes.

Outra cidade muito procurada para a pesca no Mato Grosso do Sul é Porto Murtinho, no sudoeste do estado. Ela é conhecida como a Capital da Pesca Esportiva. Seus principais rios são Paraguai, Perdido, Apa, Tereré e Amonguijá. A cidade também possui diversidade de riachos e baías que concentram cardumes.

Psiu,
ei você!

Quer fazer parte do maior

Clube de Férias do mundo?


Período de pesca

No período de março a maio, a principal opção de pesca na região é o peixe Pacu. Além disso, nesta época a temperatura na região é muito elevada, além de um clima extremamente seco, sem chuvas.

Em relação aos meses de junho e julho, o nível da água do Rio Paraguai está mais baixo e neste período a principal pesca é a de fundo, que inclui espécies como Jaú, Pintado, Surubim, entre outras. A temperatura é mais amena nesta época do ano.

Em agosto e setembro o rio atinge o seu leito normal, e as principais espécies de peixe são as mesmas de junho e julho, incluindo Pacu. Outubro, último período da pesca, favorece todas as espécies de peixe.

Vale ressaltar que a pesca do peixe Dourado foi proibida desde 2019. A medida tem duração de 5 anos e proíbe a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, processamento, a industrialização e a guarda da espécie. O objetivo desta lei é preservar o Dourado e promover o repovoamento da espécie nos rios brasileiros.

Atenção à Piracema

peixes-pesca-esportiva-clube-candeiasSe você pretende pescar no Pantanal, precisa saber que, apesar da pesca esportiva ser permitida, existem algumas restrições. Por exemplo, é proibido o uso de redes e outras armadilhas, além de limitações quanto ao tamanho e quantidade de peixes que podem ser capturados.

É importante também respeitar as normas de preservação ambiental, evitando a pesca em áreas de proteção e respeitando as épocas de reprodução dos peixes. Este período é conhecido como Piracema e ocorre entre novembro e fevereiro.

Piracema, palavra de origem tupi, significa “subida do peixe”, que é o movimento que os peixes fazem ao subirem até as nascentes dos rios para se reproduzirem, indo contra a correnteza. Para o sucesso da reprodução das espécies, é importantíssimo respeitar este período. Além disso, a prática do esporte durante a Piracema é considerada crime ambiental.

Autorização

Além das restrições que você acabou de ler, para pescar no Pantanal, é necessário uma autorização Ambiental para Pesca Amadora ou Desportiva. A autorização é uma carteirinha emitida pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul).

Este documento permite que o pescador capture e transporte o peixe – observando, claro, as restrições que você já leu anteriormente. Para mais informações, acesse a página do órgão responsável disponível aqui.

Candeias Gold Fish

Para curtir e aproveitar a pescaria no Mato Grosso do Sul, reserve a sua hospedagem no Candeias Gold Fish, que oferece tranquilidade, lazer, diversão, além de preços econômicos. Localizada na cidade de Corumbá, a unidade leva este nome em homenagem ao peixe Dourado.

São mais de 80 quartos confortáveis e amplos. As áreas de lazer incluem piscina, sala de jogos e playground. E de manhã, a unidade oferece um saboroso buffet de café da manhã com pães, doces, frutas, bebidas e muito mais.

candeias-gold-fish-corumba-mato-grosso-do-sul-clube-candeias

Garanta momentos incríveis para você e sua família

No Pantanal, no Litoral ou na Serra Gaúcha? Conte conosco! Estamos nos melhores destinos do país.  Atualmente, são mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil e mais de 500 mil opções de hospedagens ao redor do mundo com a rede integrada. Conheça melhor o nosso clube e não perca a oportunidade de se associar. Fale conosco para saber mais!

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: corumba, pantanal, pesca, piracema, candeias-gold-fish, clube-candeias, mato-grosso-do-sul


Veja também

Conheça as unidades do Clube Candeias ideais para suas férias de julho

Clube de Férias, Salvador, Férias

Conheça as unidades do Clube Candeias ideais para suas férias de julho


01/07/2025

Checklist de Viagem para Férias: Itens Essenciais para Não Esquecer!

Férias, Clube de Férias, Viagem em Grupo

Checklist de Viagem para Férias: Itens Essenciais para Não Esquecer!


27/06/2025

Roteiro Gastronômico: 5 Cidades para Comer Bem e Viajar com Conforto

Férias, Clube de Férias, Gastronomia

Roteiro Gastronômico: 5 Cidades para Comer Bem e Viajar com Conforto


26/06/2025

Entre em contato