Em Minas Gerais, conheça o Parque Nacional da Serra do Cipó
Carinhosamente chamada de Jardim do Brasil pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx, a Serra do Cipó é uma área de beleza extraordinária localizada no estado de Minas Gerais.
Esta designação é particularmente apropriada, dada a riqueza e a diversidade natural que definem esta região, situada entre o bioma do Cerrado e a Mata Atlântica. Aqui, encontramos uma paisagem composta de rios, cachoeiras, cânions e cavernas de beleza excepcional.
Parque Nacional da Serra do Cipó
O Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1984 com o intuito de preservar uma área de grande importância ambiental no bioma do Cerrado, um dos mais ricos e ameaçados do mundo. Com uma área de aproximadamente 34 mil hectares, compreendendo os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.
O parque está situado na região da Serra do Espinhaço, importante corredor ecológico que abrange diversos ecossistemas e é lar de uma vasta gama de espécies vegetais e animais. São centenas de espécies de plantas, muitas delas endêmicas, adaptadas às condições únicas do Cerrado. Além disso, a região abriga uma variedade de animais, como lobos-guarás, veados, tucanos e perdizes.
Atrativos do PARNA da Serra do Cipó
O Parque Nacional mencionado oferece uma ampla gama de atividades para os visitantes, destacando-se especialmente pelas trilhas que podem ser exploradas a pé ou de bicicleta. A Travessia Lapinha-Tabuleiro é uma das rotas mais populares, destacando-se pela passagem por uma das maiores cachoeiras do país.
As cachoeiras constituem outro atrativo notável, oferecendo aos visitantes a oportunidade de desfrutar de refrescantes banhos em meio à exuberante natureza. Além da Cachoeira do Tabuleiro, outras quedas d'água famosas incluem a Cachoeira Grande, a do Gavião e a da Farofa. O Cânion das Bandeirinhas também figura entre os pontos de interesse do parque.
Visitando o Parque Nacional Serra do Cipó
Os atrativos da Portaria Areias e Base do Alto Palácio estão abertos para visitação, proporcionando aos turistas a oportunidade de explorar belas cachoeiras, trilhas e mirantes. Os atrativos disponíveis para visitação incluem a Cachoeira da Farofa, Capão dos Palmitos, Cânion das Bandeirinhas, Circuito das Lagoas, Mirante do Bem, Cachoeira Congonhas e Travessão.
Para quem está em Belo Horizonte, a distância até o Parque Nacional Serra do Cipó é de aproximadamente 100 km, o que torna o passeio acessível para um bate-volta ou uma estadia mais prolongada.
Além disso, o Clube Candeias oferece diversas opções de hospedagem na região, com a Rede Integrada presente em cidades como Santana do Riacho e Jaboticatubas. Através do Portal do Associado, é possível fazer reservas e garantir uma estadia confortável e conveniente durante a visita ao parque.