Um passeio cultural pelas tradições eslavas no Memorial Ucraniano em Curitiba (PR)
Se você está em Curitiba, não pode deixar de visitar o Memorial Ucraniano, um local que harmoniza cultura e natureza na capital. Localizado dentro do Parque Tingui, um dos maiores da cidade, este memorial é uma homenagem à herança do povo ucraniano que se estabeleceu no Brasil no século XIX.
Parque Tingui
O Memorial Ucraniano está localizado dentro do Parque Tingui, compreende aproximadamente 430 mil metros quadrados de área verde no coração da capital paranaense. Além de abrigar o Memorial, o parque oferece lagos, trilhas para caminhadas, ciclovias e áreas de recreação para todas as idades.
Memorial Ucraniano
Erguido em 1995 para celebrar os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao Brasil, o Memorial Ucraniano é uma réplica da capela ortodoxa de São Miguel, localizada no município de Mallet, na região sudeste do Paraná.
O memorial é composto pela catedral de madeira e uma torre estilo campanário. Além da arquitetura tradicional eslava, o espaço abriga eventos culturais e exposições de peças de decoração, como bordados e pêssankas.
A Pêssanka gigante: um tributo à tradição ucraniana
No gramado do Memorial Ucraniano, uma imponente escultura de pêssanka - ovo decorado símbolo da cultura ucraniana e eslava - atrai os olhares dos visitantes. Esta obra de arte em bronze e cerâmica, criada pelo artista curitibano Jorge Serathiuk, é uma homenagem visual à rica tradição artesanal do povo ucraniano.
Tanto o Parque Tingui quanto o Memorial Ucraniano são pontos turísticos muito populares em Curitiba, atraindo visitantes locais e turistas que desejam conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural da cidade e do país, bem como dar uma pausa e relaxar na capital.
Você vai gostar de ler também:
Roteiro Cultural: descubra o Patrimônio Histórico no litoral paranaense