Blog Clube Candeias - O maior clube de férias do mundo!

Turismo cultural: museus para visitar no Brasil

Planeje seu passeio cultural! Confira nossas dicas de museus para visitar no Brasil e inspire-se!

Por Marketing

19/01/2023 12:30 Atualizado em 14/07/2024 00:30 | 6 minutos de leitura

Planeje seu passeio cultural! Confira alguns museus para visitar no Brasil

pinacoteca-museus-sao-paulo-clube-candeias

Conhecer a história do local escolhido para uma viagem é uma das melhores formas de aproveitar ainda mais a estadia. É importante saber quais foram os acontecimentos que marcaram a vida das pessoas daquela cidade e o que envolve a cultura das pessoas que ali vivem. Além disso, este equipamento cultural permite reconhecer os diferentes tipos de expressões artísticas.

Não há melhor forma de conhecer a história de um lugar e as expressões artísticas do que visitar um museu.  Objetos, documentos, pinturas, fotografias e esculturas enriquecem acervos que fazem parte da memória da comunidade e da sociedade.

Para quem gosta de arte e história, museus sempre são uma boa pedida se o seu objetivo é turismo cultural! Veja algumas dicas de museus para visitar:

1 – Museu da Gente Sergipana (Aracaju – SE)

museu-da-gente-sergipana-aracaju-sergipe-clube-candeias

O Museu da Gente Sergipana está no Centro de Aracaju e foi fundado em 2011. Apresenta modernas tecnologias e inteligência artificial para contar as memórias do povo sergipano, inspirado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O prédio onde está localizado o museu foi construído em 1926 e funcionava como um colégio. Posteriormente foi comprado pelo Banco do Estado de Sergipe e restaurado, ganhando alguns traços mais modernos.

Diversos ambientes expográficos compõem a dinâmica de visitação, com um acervo que honra o patrimônio cultural material e imaterial do Sergipe, bem como da região Nordeste. É reconhecido como o primeiro museu multimídia do Nordeste, oferecendo tecnologia e interação ao visitante.

2 – Instituto Ricardo Brennand (Recife – PE)

instituto-ricardo-brennand-museus-recife-pernambuco-clube-candeias

O Instituto Ricardo Brennand é um museu localizado em Recife, capital de Pernambuco. Fundado em 2002, conta com um grande acervo de armas brancas, sendo um dos maiores do mundo. Além destas, o acervo conta com armaduras medievais, sendo um ótimo passeio para quem gosta de Idade Média. A história das Américas também faz parte do passeio, o museu possui as obras do pintor Frans Post, que foi o primeiro a colocar nos quadros a paisagem brasileira.

O complexo possui uma arquitetura também inspirada no estilo medieval, por isso também é chamado de Castelo de Brennand. O museu abriga diversos volumes sobre o Brasil holandês – visto que os holandeses tiveram grande influência na Capitania de Pernambuco.

3 – Museu de Arte da Bahia (Salvador – BA)

museu-de-arte-da-bahia-salvador-clube-candeias

A Bahia é um estado com uma história rica, que abrange toda a história do país, carregando marcas da exploração portuguesa até a proclamação da República. O Museu de Arte da Bahia é um dos museus mais antigos do Brasil, criado em 1918. Ele possui mais de 5 mil obras de arte que remetem à história baiana e brasileira. Além de obras, seu acervo conta com documentos, mobiliários, itens de porcelana e joias.

O prédio está localizado em Salvador e abriga pinturas de brasileiros como José Teófilo de Jesus e Manuel Lopes Rodrigues, artistas do período colonial. É um local importante a ser visitado pelas pessoas que ainda não conhecem bem as pinturas de artistas brasileiros e a grande beleza de suas obras.

4 – Pinacoteca de São Paulo (São Paulo – SP)

pinacoteca-museus-sao-paulo-clube-candeias

A Pinacoteca é um museu de artes visuais fundado em 1905, sendo o mais antigo da capital paulista. Antes disso, o prédio de alvenaria abrigava o Liceu de Artes e Ofícios da cidade, construído em 1900. Dispõe de dois locais abertos ao público: A Pinacoteca Estação e a Pinacoteca Luz.

Somam-se mais de 7 mil obras para serem apreciadas para quem gosta de turismo cultural. Há no museu um acervo expressivo da arte produzida no Brasil, especialmente pinturas e esculturas, contemplando artistas expoentes como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Além de exposições permanentes, a programação inclui exposições e instalações de artistas do mundo todo.

5 – Museu do Futebol (São Paulo – SP)

museu-do-futebol-pacaembu-sao-paulo-clube-candeias

O Museu do Futebol, localizado embaixo da arquibancada do estádio Pacaembu, em São Paulo. Ele foi inaugurado em 2008 e é um dos mais visitados do país. Seu objetivo é divulgar, investigar e preservar o futebol como patrimônio. Com salas temáticas, ele possui diversas histórias relacionadas ao futebol. Entrevistas, fotografias, áudios, livros e objetos fazem parte do acervo. Nos finais de semana é possível fazer uma visita guiada. Através de guias, o visitante fica sabendo melhor da história por trás do esporte queridinho dos brasileiros.

6 – Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro – RJ)

museu-nacional-de-belas-artes-rio-de-janeiro-clube-candeias

O Museu está localizado na capital do Rio de Janeiro em um prédio construído entre os anos de 1906 e 1908. Inicialmente esta construção foi sede da Escola Nacional de Belas Artes. Muitos anos depois, em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, foi criado oficialmente o Museu Nacional de Belas Artes.

O MNBA é perfeito para quem gosta de turismo cultural. Ele possui um acervo de diversas obras de arte europeias trazidas de Portugal – na ocasião da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. Nele há o quadro “A Primeira Missa no Brasil”, pintado por Victor Meirelles e que está presente em livros didáticos. Além disso, são mais de 15 mil peças de artistas brasileiros e estrangeiros.

7 – Museu Imperial (Petrópolis – RJ)

museu-imperial-petropolis-rio-de-janeiro-clube-candeias

O Museu Imperial está localizado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Antigamente, como Palácio Imperial de Petrópolis, funcionava a residência de verão de Dom Pedro II. O Museu Imperial foi inaugurado em 16 de março de 1943, composto de diversas peças históricas do período do Império do Brasil. Peças como a coroa usada por Dom Pedro II até os paramentos usados na abertura do Parlamento em cada ano fazem parte do acervo. Além disso, há diversas peças que relembram esse momento importante na história brasileira.

Clube Candeias

Com o Clube Candeias, você pode planejar a sua viagem para cidades históricas e conhecer os museus, contando com hospedagens de qualidade. O Clube dispõe de diversas unidades próprias em várias cidades brasileiras, além de uma rede integrada com mais de 500 mil opções pelo mundo todo. Saiba mais sobre as vantagens em ser associado do Clube Candeias.

Venha fazer parte do maior clube de férias do mundo.

Informe seus dados e esteja um passo mais perto de aproveitar todos os nossos benefícios!

* todos os campos obrigatórios

Compartilhe este conteúdo:

Entre no clima da viagem e curta a playlist Candeias Play:
Playlist no Spotify  Playlist no Spotify 

Tags: arte, cultura, museus, turismo-cultural, clube-de-ferias, historia, turismo-seguro


Veja também

Em família: o que fazer no Guarujá com crianças

Viagens

Em família: o que fazer no Guarujá com crianças


11/07/2024

5 praias para conhecer no norte da Ilha de Florianópolis

Viagens

5 praias para conhecer no norte da Ilha de Florianópolis


09/07/2024

Praia de Pirangi do Norte: o que fazer e onde se hospedar

Viagens

Praia de Pirangi do Norte: o que fazer e onde se hospedar


08/07/2024