Confira 7 destinos no Brasil para realizar turismo religioso
O turismo religioso é um segmento que vem crescendo muito no Brasil. Nosso país é bastante religioso, principalmente no que concerne à religião Católica. Há diversos monumentos e santuários que homenageiam santos e beatos católicos.
Rica em religiosidade, algumas regiões oferecem, ainda, festejos, peregrinações, retiros e rituais para os viajantes que buscam o contato com a fé e a espiritualidade São cerca de 513 festas religiosas cadastradas no Ministério do Turismo. Além disso, eventos com esta motivação ocorrem em muitos municípios brasileiros.
1. Aparecida, São Paulo
A fantástica Basílica da cidade de Aparecida é impressionante. São cerca de 72 mil m², nos quais somente a torre do relógio possui 18 andares. As milhares de pessoas que visitam a cidade todos os anos fazem de Aparecida o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, sendo um dos principais destinos religiosos do Brasil.
O Complexo do Santuário Nacional conta com muitos atrativos turísticos, entre eles a Passarela da Fé, unindo a Basílica velha à nova, aquário e o Centro de Apoio ao Romeiro com lojas, praça de alimentação e mais de 370 lojas. O bondinho é muito apreciado pelos turistas, ligando a Basílica ao topo do Morro do Cruzeiro. Um mirante de 30 metros de altura aguarda os fiéis para contemplação da bela vista local.
2. Juazeiro do Norte, Ceará
Quase 530 quilômetros distante de Fortaleza, fica um dos principais destinos religiosos do nordeste e do país. A religiosidade de Juazeiro do Norte concentra-se na figura de Padre Cícero. Nascido na cidade vizinha de Crato, ele foi uma grande referência religiosa para os nordestinos, sua atuação também foi política e social.
A estátua em memória do famoso Padre Cícero recebe milhares de fiéis o ano inteiro. Praticamente a totalidade de visitantes de Juazeiro é em função da estátua de “Padim Ciço”, como o religioso é chamado carinhosamente. Há ainda um museu para visitação, onde o sacerdote morou e estão guardados objetos pessoais do Padre. Além da estátua e museu em homenagem ao Padre Cícero, a cidade também abriga santuários, abadias e basílicas que enriquecem a arquitetura religiosa da cidade.
3. Nova Trento, Santa Catarina
É no Vale do Itajaí que se localiza a pequena cidade de Nova Trento. Conhecida por ser a capital do Turismo Religioso de Santa Catarina, Nova Trento começou a chamar atenção do restante do Brasil por ter sido a localidade onde a primeira santa do Brasil morou – a Madre Paulina. Nascida no norte da Itália, Amábile Lúcia Visinteiner mudou-se para Nova Trento em 1875.
São muitos atrativos para os turistas, sendo que o santuário erguido em homenagem à Santa é o campeão de visitações. Nova Trento também conta com mais um Santuário, Nossa Senhora do Bom Socorro, além de trinta igrejas e capelas onde os turistas fazem uma verdadeira peregrinação. É o segundo destino religioso do país, atrás apenas de Aparecida. O Santuário Santa Paulina se destaca pela sua arquitetura arrojada e os 113 degraus de escadaria.
4. Trindade, Goiás
A apenas 16 quilômetros de Goiânia localiza-se Trindade, conhecida como a Terra do Divino Pai Eterno. Trindade é visitada por romeiros do mundo inteiro. São inacreditáveis quatro milhões de fiéis por ano. A Capital da Fé, como é chamada, prepara anualmente uma festa denominada “Romaria”, em louvor ao Divino Pai Eterno.
Além disso, o romeiro pode visitar o Santuário Basílica e visitar a Sala dos Milagres, a Capela do Santíssimo e ainda dar uma passada na gruta Nossa Senhora de Lourdes. Uma via sacra com 14 estações retratam o caminho de Jesus Cristo – paixão, morte e ressurreição. O caminho interliga o Santuário Basílica à Igreja do Santíssimo Redentor.
5. Teatro Nova Jerusalém, Fazenda Nova, Pernambuco
No distrito de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, está situado o maior teatro ao ar livre do mundo. Os cenários reproduzem Jerusalém na época de Cristo. O local possui lagos artificiais, nove palcos, 70 torres e uma incrível muralha de 3500 metros.
Realizado desde 1968, durante a Semana Santa, em abril, o megaespectáculo “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém” toma conta da cidade cenográfica. A encenação conta com a presença de figurantes, atores da região e até artistas famosos.
6. Ouro Preto, Minas Gerais
A conhecidíssima cidade mineira de Ouro Preto guarda nas suas ruas muitas histórias. Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1980, as igrejas são visitadas anualmente por muitos turistas. São, pelo menos, vinte igrejas e capelas para visitação. Como destaque tem-se a Igreja de São Francisco de Assis, que data 1766.
Além do aspecto religioso, o interior das igrejas conta com belíssimas esculturas e pinturas dos estilos Barroco e Rococó. Cada uma delas possui uma imagem, obra ou altares que deslumbram os turistas.
7. Uberaba, Minas Gerais
Também em Minas Gerais, Uberaba está localizada no interior mineiro. A cidade é conhecida por ter sido casa do famoso médium Chico Xavier. Nascido em Pedro Leopoldo-MG, o médium foi radicado em Uberaba e por lá passou a frequentar núcleos espíritas, que passaram a ser mais recorrentes.
Uberaba é a cidade mais adepta ao espiritismo no Brasil. Atualmente são mais de 130 casas de atendimento e a cidade desperta a atenção de espíritas do país inteiro. O memorial de Chico Xavier, muito visitado, guarda fotos, mobiliário e objetos pessoais. A estátua de bronze localizada no mausoléu do médium verte, algumas vezes, gotas d’água, considerada, por muitos, milagrosa.
Clube Candeias
O associado do Clube Candeias tem ao seu dispor diversas vantagens, entre elas uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo, plataforma online para reservas, aplicativo e atendimento 5 estrelas. Além disso, nosso Clube conta com mais de 30 unidades próprias espalhadas de norte a sul do país. Saiba mais.