Aventure-se: confira 8 trilhas para iniciantes e experientes em Florianópolis
A Ilha da Magia, como é carinhosamente chamada, não é apenas um destino de praias deslumbrantes e vida noturna agitada, Florianópolis é também um paraíso para os amantes da natureza!
Desde subidas íngremes que testam a resistência até descidas suaves que levam a mirantes, lagoas e cachoeiras. A Ilha é repleta de trilhas ecológicas que oferecem aventuras autênticas em meio à biodiversidade preservada.
Confira a seguir 8 trilhas - de leves a pesadas - para os amantes da natureza e das trilhas!
1. Trilha da Lagoinha do Leste e Morro da Coroa
Uma das trilhas mais conhecidas da Ilha, leva a uma praia isolada e selvagem. O acesso típico à Lagoinha do Leste é pela estrada até a Praia do Pântano do Sul, com uma trilha íngreme de cerca de 1 hora. Para os mais aventureiros e dispostos, existe uma trilha mais longa, de 4 km, saindo da Praia do Matadeiro, proporcionando vistas incríveis ao longo do litoral.
No canto direito da praia, há o Morro da Coroa, acessada por uma trilha íngreme de 1 km.
2. Trilha da Costa da Lagoa
Localizada no sul da ilha, oferece uma caminhada encantadora ao longo da Lagoa da Conceição, passando por pequenas comunidades e áreas cobertas por Mata Atlântica. A trilha é muito bem sinalizada e o percurso é de 7 km.
Leia também: Um passeio pelas lagoas de Floripa
3. Trilha da Praia dos Naufragados
O acesso à Praia dos Naufragados pode ser feito por meio de uma trilha que parte da Caieira da Barra do Sul, no sul da Ilha. É uma trilha curta e fácil, com 2,6 km de extensão. Em um dos cantos da praia é possível encontrar o farol e canhões do Forte Marechal Moura de Naufragados.
4. Trilha Piscinas Naturais da Barra da Lagoa
O ponto de partida para esta trilha é a Barra da Lagoa. A caminhada é leve e tem uma duração aproximada de 15 minutos, revelando várias outras trilhas que conduzem até o mar e, por fim, as piscinas naturais entre as pedras.
5. Trilha do Gravatá
Entre a Joaquina e a Praia Mole, Trilha do Gravaté leva a uma pequena praia com costões de ponta a ponta e mirantes rochosos. O percurso é de aproximadamente 30 minutos em meio à mata e é indicada para iniciantes.
6. Trilha da Gurita
A trilha inicia na Lagoa do Peri, também no sul de Florianópolis. Ao longo de 4 km, estende-se um caminho colonial que data o século XIX com ruínas. Ao final da trilha encontra-se a Cachoeira da Gurita, caracterizada por um pequeno paredão de pedras.
7. Morro do Cambirela
O Morro do Cambirela é um dos picos mais altos da região da Grande Florianópolis - 1.043 metros de altura! A trilha inicia em Palhoça, às margens da BR-101.
O percurso dura aproximadamente 6 horas e requer experiência. O esforço é recompensado pela vista magnífica do litoral e da Serra do Tabuleiro.
Você vai gostar de ler: 5 picos e montanhas para se aventurar no Brasil
8. Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela
O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela é uma experiência espiritual e desafiadora. Uma verdadeira peregrinação com 23 km de caminhada, iniciando em Canasvieiras, no norte de Floripa, e seguindo entre cidade, praia e mata fechada até a Praia dos Ingleses.
Dicas para os aventureiros
Para aqueles que se aventuram nas trilhas de Florianópolis, é fundamental estar preparado. Equipamentos adequados, como calçados confortáveis e roupas leves, são essenciais.
Levar água e lanches também é recomendado, já que as jornadas podem se estender e o contato próximo com a natureza pode despertar apetite!
Candeias Parador da Cachoeira
O Candeias Parador da Cachoeira oferece conforto e momentos de lazer na capital catarinense. Situada na Praia de Cachoeira do Bom Jesus, ao norte de Floripa, esta opção de hospedagem é especialmente indicada para famílias.
As acomodações são completas e confortáveis, com capacidade para até 6 pessoas, possui piscina para adultos e crianças, sala de jogos, playground e oferece um saboroso buffet da café da manhã.
Não perca tempo, faça agora a sua reserva no Portal do Associado para garantir sua aventura na Ilha da Magia.