Explorando a Serra do Tabuleiro, um tesouro natural de Santa Catarina
Entre a serra e as águas cristalinas do mar, encontra-se um verdadeiro tesouro natural: a Serra do Tabuleiro. Situado na região da Grande Florianópolis e no litoral sul de Santa Catarina, este paraíso oferece uma diversidade deslumbrante de flora e fauna, além de paisagens de tirar o fôlego. Acompanhe-nos para descobrir mais sobre esse destino!
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
A região da Serra do Tabuleiro é uma unidade de conservação criada em 1975 e protegida pelo Governo Estadual de Santa Catarina em uma área de 84 mil hectares, compreendendo 1% do território de Santa Catarina nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba.
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro abriga uma rica diversidade de espécies vegetais e animais, muitas das quais são endêmicas e ameaçadas de extinção. O parque é caracterizado por uma ampla gama de formações naturais costeiras e florestais, que incluem praias, costões rochosos, dunas, restingas, manguezais, florestas de matas baixas e araucárias e campos de altitude.
Entre os animais que habitam a região estão tatus-galinhas, tamanduás-mirins, macacos-prego, quatis, gatos do mato, e outros. Destaca-se ainda por ser o habitat de uma espécie de preá, uma das mais raras do planeta, encontrada apenas no pequeno arquipélago de Moleques do Sul, a 8 km da costa de Floripa.
Ecoturismo responsável
Além das belas praias que margeiam as montanhas, a Serra do Tabuleiro oferece inúmeras oportunidades para atividades ao ar livre e ecoturismo. Trilhas bem marcadas permitem que os visitantes explorem a rica biodiversidade da região, com opções que vão desde caminhadas leves até trekking mais desafiadores que conduzem a picos e cachoeiras.
Destacam-se os desafiadores Morro do Cambirela, com 1.043 metros de altura, e o Pico do Tabuleiro, com 1.240 metros de altura. Para os amantes de cachoeiras, a do Salto do Rio Vermelho, em Santo Amaro da Imperatriz, oferece uma experiência única. Na mesma cidade, é possível garantir doses extras de adrenalina em trechos de 5 km de rafting pelo Rio Cubatão.
Leia também: 8 trilhas para fazer em Florianópolis (SC)
Visite, conheça e preserve!
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é porta de entrada para as paisagens mais bonitas da costa catarinense, como a Ilha de Floripa e Garopaba. Por que não começar a planejar sua viagem agora mesmo com o Clube Candeias?