O Instituto Inhotim é uma verdadeira imersão ao mundo da arte contemporânea. Conheça!
O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), a 56 quilômetros da capital mineira, é um museu singular que une arte contemporânea e natureza. Com um vasto jardim botânico e uma coleção de arte em espaços internos e externos dedicados à obra de artistas contemporâneos nacionais e internacionais.
Continue lendo para conhecer a grandiosidade deste lugar!
O Instituto
Localizado nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, o Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo de Mello Paz. Fundado em 2006, é considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo - são mais de140 hectares de natureza e arte.
Ao integrar arte e natureza de maneira única, Inhotim se destaca como um tesouro cultural e botânico.
Jardim Botânico
Além dos mais de 140 hectares para serem explorados, o Instituto está localizado em uma área de reserva particular de 250 hectares.
Inhotim é mais do que um museu de arte, é um vasto jardim botânico que abriga plantas de várias partes do mundo. Somam-se 4,3 mil espécies botânicas dispersas nos jardins temáticos do Instituto:
- Jardim de Todos os Sentidos: mais de 75 espécies, aromáticas e até comestíveis!
- Jardim de Transição: uma trilha rodeada de espécies dos biomas da região - Mata Atlântica e Cerrado;
- Jardim Desértico: uma área de 2.590 m² e apresenta mais de 1.000 plantas desérticas;
- Jardim Pictórico: 8.900 m² com cerca 150 espécies de plantas, além de obras do brasileiro Cildo Meireles e do dinamarquês Olafur Eliasson;
- Jardim Sombra e Água Fresca: um espaço para relaxar com nascente e mais de 700 espécies de árvores, como palmeiras e pitangueiras;
- Jardim Veredas: jardim inspirado no clássico de Guimarães Rosa, a obra Grande Sertão: Veredas;
- Largo das Orquídeas: mais de 17 mil orquídeas plantadas e 48 palmeiras;
- Meliponário: local destinado à criação de abelhas sem ferrão;
- Vandário: um jardim dedicado às Vandáceas - planta originária do Sudeste da Ásia e da Austrália.
Museu
Como um vasto museu, o Instituto Inhotim abriga uma coleção eclética de arte contemporânea, com obras de renomados artistas nacionais e internacionais. São mais de 500 obras de aproximadamente 60 artistas de 38 países nacionalidades. O acervo encontra-se espalhado por toda a área do Instituto, desde jardins a galerias.
Como destaque, as obras externas incluem os fusquinhas coloridos do artista nacional Jarbas Lopes e uma árvore suspensa do italiano Giuseppe Penone. Já as galerias são arquitetadas cada uma à sua maneira, dispostas em meio à natureza. Na galeria do norte-americano Doug Aitken, por exemplo, encontra-se um orifício de 202 metros de profundidade com microfones que registram os sons da terra. É uma experiência única!
Leia também: Tudo sobre os dez museus mais visitados do mundo
Como chegar
O Instituto Inhotim está localizado a 56 km de Belo Horizonte. É possível chegar até lá de carro, pela BR-381 (passando por Mário Campos) ou pela BR-040 (passando por Piedade do Paraopeba). O estacionamento é gratuito.
Outra opção é pegar o ônibus da empresa Transfer Belvitur, que sai do bairro Savassi, em Belo Horizonte. Confira os horários e tarifas.
Hospede-se com a Rede Integrada do Clube Candeias
Descubra o conforto e a hospitalidade ao se hospedar com a Rede Integrada do Clube Candeias em Belo Horizonte e região metropolitana.
Os hotéis e pousadas da Rede Integrada oferecem serviços de alta qualidade, comodidades modernas e acolhedoras. Reserve agora e aproveite o melhor de Minas Gerais com o Clube Candeias.