Confira um roteiro exclusivo com dicas, passeios e praias para conhecer em sua viagem para o litoral paranaense
Você já visitou o litoral paranaense? São cerca de 125 praias com águas limpas e longas faixas de areia, ou seja, destinos perfeitos para quem procura diversão ou momentos de tranquilidade.
Além disso, o ecoturismo e turismo cultural é forte no local, seja nas praias paranaenses ou nas cidades vizinhas, como Antonina e Morretes. Estabelecimentos para todos os gostos também não faltam, com restaurantes, eventos, bares com música ao vivo, entre outros serviços.
Se você quer curtir dias de sol à beira do mar, provando uma gastronomia típica irresistível e conhecendo reservas naturais, construções e monumentos históricos, vale a pena visitar o litoral do Paraná.
Para te ajudar nessa missão, listamos como chegar até lá, atividades para fazer sozinho ou acompanhado, as principais praias e a melhor época do ano para viajar.
Siga a leitura e comece hoje mesmo a planejar essa viagem inesquecível!
Como chegar no litoral paranaense
A forma escolhida para chegar ao litoral paranaense vai depender da sua localização de partida e suas preferências de viagem. Aqui estão as 4 opções mais comuns:
- De avião: se você sai de um lugar distante do Paraná, a opção ideal é ir de avião até o Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB) e ao chegar lá, pegar um táxi ou carro alugado para ter acesso ao litoral.
- De ônibus: para quem prefere fazer essa viagem de ônibus, empresas como Viação Graciosa, Expresso Princesa dos Campos e Viação Catarinense oferecem rotas e horários para chegar ao litoral do Paraná.
- De carro: se você prefere dirigir ou sair de uma cidade próxima do litoral paranaense, vale fazer essa viagem de carro pela BR-277, que faz a intermediação entre Paranaguá e Curitiba. Outra opção é fazer a viagem pela Estrada da Graciosa e aproveitar para conhecer a cultura e diferenciais da cidade de Morretes, antes de chegar ao litoral em si.
- De trem: o trem turístico Serra Verde Express parte da Estação Ferroviária de Curitiba indo até Morretes. Para quem ama admirar as paisagens naturais da Serra do Mar, com cenas dignas de fotos, essa é uma opção e tanto. Ao chegar em Morretes você pode ir a outras cidades e balneários do litoral de carro, uber ou táxi.
Falando em trem: Melhores viagens de trem para fazer no Brasil
Roteiros para fazer no litoral paranaense
1 - Conhecer as praias do litoral
Para quem ama conhecer praias e aproveitar o som das ondas na beira do mar, o Litoral do Paraná vai te entreter muito. São diversos balneários com opções para quem gosta de praias mais tranquilas e calmas, ou mais agitadas e movimentadas, principalmente em datas como Réveillon e Carnaval, um exemplo disso é o Balneário de Caiobá, que fica na cidade de Matinhos.
Se você gosta de passeios repletos de natureza e admira a beleza das praias, a Ilha do Mel vai te surpreender, com recantos naturais, trilhas, bares, restaurantes e águas clarinhas. Além de balneários, você pode conhecer a praia fluvial do Rio Nunes, que fica em Antonina.
2 - Aproveitar o Turismo Cultural Paranaense
Cada canto do litoral paraense apresenta uma riqueza cultural e histórica do Estado, como falamos anteriormente o passeio de trem por Morretes é um exemplo disso, já que além de lindas paisagens, você encontra construções e mergulha nos costumes locais. O Centro Histórico de Morretes também é uma atração à parte, com restaurantes, igrejas, construções e rios conhecidos na região.
Antonina, cidade vizinha, também possui locais históricos como a sede da Prefeitura e o Teatro Municipal. Em Paranaguá você pode sentir que está de volta aos tempos coloniais, com prédios históricos, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá e os Mercados Municipais, do café e do artesanato.
3 - Saborear a gastronomia local
A gastronomia é um dos pontos fortes do litoral paranaense, com sabores diferentes e característicos. Um dos principais pratos locais é o Barreado, uma carne de boi feita em panela de barro, levando horas para ficar pronto, e leva acompanhamentos como banana, laranja, farinha de mandioca, arroz, etc.
A banana é um cultivo bem presente na região, que além de servir como acompanhamento de pratos típicos, também é o ingrediente principal de outros, como a bala de banana, chips de banana e a famosa cachaça de banana.
E como toda região litorânea, não faltam preparos feitos com frutos do mar, em Guaratuba você pode visitar o Circuito das Ostras e em Pontal experimentar uma mistura de peixe com banana chamada Cambira.
Leia também: Quais são os pratos típicos do Paraná?
4 - Participar de atividades de ecoturismo
Quem ama natureza, vai encontrar diversas atividades para fazer no litoral paranaense. Inclusive, Guaraqueçaba é um dos destinos mais procurados em relação ao ecoturismo, com uma reserva ecológica fascinante, biodiversidade preservada, ilhas e parques como o Nacional do Superagui. Lá é possível fazer trilhas em meio a natureza e admirar paisagens de tirar o fôlego.
E que tal subir a montanha mais alta do Sul brasileiro, o Pico Paraná, que tem cerca de 2 mil metros e uma vista à altura. Para quem quer se aventurar em atividades ainda mais radicais é possível descer uma cachoeira de rapel em Morretes ou fazer rafting no Rio Cachoeira, que fica em Antonina.
5 - Turismo Náutico no litoral
Como você deve ter percebido nessa leitura até então, a exuberância natural do litoral paranaense envolve rios e mares, por isso existe a possibilidade de navegar pelas águas. As cidades mais movimentadas como Guaratuba, Antonina e Paranaguá, oferecem em suas baías a possibilidade de fazer passeios de caiaques, lanchas e veleiros, com equipamentos específicos, segurança e muita infraestrutura.
Principais praias do litoral paranaense
-
Praia Central - Guaratuba
Como o próprio nome já diz, a Praia Central de Guaratuba é a mais movimentada e urbana da cidade, com uma infraestrutura completa, hospedagens, praias, restaurantes e bares. Lá as águas costumam ser calmas, com ondas moderadas. Bem próximo a essa praia fica o Morro do Cristo.
-
Praia Mansa - Matinhos
Para famílias que gostam de relaxar à beira de um mar calmo, com poucas ondas e muita infraestrutura, a Praia Mansa de Caiobá é ideal, além de ser uma das praias mais belas do litoral paranaense. Lá as crianças podem se divertir e os pais descansarem. Do lado esquerdo da praia fica o Morro do Boi, que faz a separação entre a Praia Mansa e a Praia Brava.
-
Praia Brava - Matinhos
Se você busca uma longa faixa de areia para curtir o mar, com ondas mais intensas e uma boa infraestrutura, com estabelecimentos e calçadão, essa é a opção certa! Como dissemos anteriormente, o Balneário Caiobá pertence ao Município de Matinhos e por esse motivo, a Praia Brava se divide entre a parte de Caiobá e a própria de Matinhos.
-
Praia de Leste - Pontal do Paraná
A Praia de Leste oferece aos visitantes e moradores uma longa faixa de areia, calçadão, restaurantes e serviços de praia. Além disso, as águas são propícias para banhos de mar, já que essa praia do Município de Pontal do Paraná não conta com acidentes geográficos. Vale a pena conhecer e fazer um tour em linha reta pelas praias vizinhas.
Ilha do Mel
Localizada em Paranaguá, a Ilha do Mel é um dos principais destinos litorâneos do Sul do país. A ilha contempla inúmeras atrações para os amantes do mar e da natureza. Confira algumas praias para conhecer por lá:
- Praia Encantadas: é a praia da Ilha do Mel mais próxima do continente, inclusive lá fica um dos ancoradouros que dá acesso à ilha. A Praia das Encantadas é ótima para quem viaja com família, amigos e crianças, pois oferece infraestrutura completa, águas limpas e calmas, perfeitas para curtir os dias de sol à beira do mar.
- Praia da Boia: é um verdadeiro recanto ecológico, principalmente por ser uma praia preservada, com longas faixas de areia e um mar aberto. Essa praia fica do lado contrário da Praia de Encantadas e para chegar até lá é preciso fazer uma pequena trilha, de cerca de 600 m. A esquerda dessa praia também fica a Gruta das Encantadas, um local propício para admiração e boas fotos.
- Praia do Miguel: imagine uma praia preservada, cercada por morros, bem do tipo desértica. Sem infraestrutura e estabelecimentos: essa é a Praia do Miguel, que também fica localizada na Ilha do Mel. Seu acesso é feito por trilhas, saindo de uma das duas vilas da ilha, Encantadas ou Nova Brasília. As trilhas são um pouco mais longas, com 1,7 km e 2,2 km, respectivamente.
- Praia Grande: apesar de ser igualmente preservada, a Praia Grande conta com algumas pousadas e estabelecimentos. São cerca de 1,7 km de extensão, com uma longa faixa de areia, vegetação vasta e mar aberto. Você pode ter acesso a essa praia pelas trilhas de Nova Brasília.
- Praia de Fora: uma das praias mais belas do Paraná, que também fica na Ilha do Mel, é a Praia de Fora. Além de ser cercada por 2 morros, sendo um deles o Farol das Conchas, essa praia é um atrativo e tanto para turistas, por suas belezas naturais. O acesso a ela pode ser feito pelo cais de Nova Brasília, com uma trilha de 1,3 km.
- Praia do Farol: se você vai até a Ilha do Mel, não pode deixar de conhecer o Morro do Farol das Conchas e consequentemente, a Praia do Farol, que fica aos pés do morro. Essa praia é digna de um cenário encantador e relaxante, com praia calma e poucas ondas. A vegetação é vasta e combina com a longa faixa de areia do local. Nas proximidades, mais precisamente na Praia de Fora, você encontra estabelecimentos e restaurantes.
Quando visitar o litoral?
O clima subtropical úmido, com verões quentes e abafados e invernos amenos, predomina no litoral paranaense. Os meses de verão, de dezembro a fevereiro, são os mais movimentados do litoral paranaense devido às temperaturas mais elevadas e ao maior fluxo de visitantes em busca de entretenimento e diversão com a família e amigos.
Então, se seu objetivo é evitar multidões e conhecer o litoral de forma tranquila, é indicado fazer essa viagem entre os meses de setembro e novembro ou março a maio. Mas se você gosta de aproveitar as principais datas comemorativas do final e começo de ano no litoral, vale a pena fazer essa visita em alta temporada.
Onde se hospedar?
Deu vontade de fazer as malas e visitar o litoral paranaense? Vale lembrar que além de atividades, planejamento e destinos interessantes para conhecer, uma viagem bem aproveitada também envolve conforto e infraestrutura na hospedagem.
Para te ajudar nessa busca por uma boa acomodação para você e sua família, o Clube Candeias oferece unidades próprias em diferentes pontos do litoral paranaense. Ou seja, a praia que você decidir ficar provavelmente vai ter uma acomodação com o Candeias para te receber.
Um exemplo disso é o Candeias Residencial Mar Azul e Candeias Guaratuba, que ficam próximos à praia e contam com acomodações equipadas e disponibilidade para levar seu pet nessa viagem com você. Conheça também nossa hospedagem em Matinhos, no balneário de Caiobá.
Acesse nosso site para conferir a lista completa de unidades e torne-se um associado, para dispor de todas as vantagens que o clube oferece para tornar suas férias e viagens inesquecíveis. Venha fazer parte do Maior Clube de Férias do Mundo!