Confira um roteiro por 3 regiões imperdíveis para o enoturismo no Chile
O Chile, terra dos Andes, poetas, artistas, paisagens naturais e experiências envolventes. Com atrações para todos os estilos e gostos, este país latino-americano destaca-se especialmente na produção de vinho, tornando-se uma escolha cada vez mais popular para os brasileiros em busca da riqueza das vinícolas locais.
Neste artigo, exploraremos as maravilhas do Enoturismo chileno. Leia e inspire-se!
Tradição e os melhores sabores
Com uma rica tradição vitivinícola que atravessa séculos, o Chile se posiciona como um destino de excelência para os entusiastas de vinho. As vinícolas chilenas misturam a tradição e os valores ligados à elaboração do vinho, proporcionando uma experiência envolvente para o consumidor.
O território chileno abriga diversas regiões vinícolas, cada uma oferecendo condições ideais para o cultivo de uma ampla variedade de uvas, resultando em vinhos de notável qualidade e distinção. Algumas das regiões mais notáveis incluem:
-
Valle de Elqui
Localizada abaixo do Deserto do Atacama, a região de Elqui é conhecida por suas condições climáticas excepcionais para a produção de vinhos de alta qualidade. As uvas cultivadas aqui são influenciadas pela combinação do clima desértico e das brisas do Oceano Pacífico.
As principais uvas cultivadas são Syrah, Sauvignon Blanc, Carménère e Pinot Noir. Cavas Del Valle uma das vinícolas mais visitadas.
-
Valle Central
Entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa do Pacífico Sul, a região concentra impressionantes 90% da produção de vinho do país. Conhecida como a terra das uvas Cabernet Sauvignon e Carménère, abriga a vinícola mais conhecida entre os brasileiros e a maior do Chile, a Concha y Toro.
Leia também:
Enoturismo: vinícolas brasileiras para visitar
-
Valle de Colchagua
Apesar de fazer parte do Valle Central, o Colchagua se destaca pela tradição e sofisticação no enoturismo. Como pioneira nesse segmento, a região produz alguns dos melhores vinhos tintos do Chile, especialmente das uvas Cabernet Sauvignon, Carmenere e Syrah.
A Viña Montes, destacando-se como a 3ª melhor vinícola do mundo em 2022, também conquistou o título de melhor vinhedo da América do Sul.
Culinária chilena
É impossível não visitar o Chile e não se encantar com a sua culinária, que é composta por frutos do mar, como o salmão. A exportação de salmão chileno, em particular, tem crescido substancialmente ao longo dos anos, tornando-se um dos principais negócios do país. Outro destaque da culinária do mar é o caranguejo gigante chamado de centolla.
Há também o pastel de choclo (milho), as empanadas chilenas e a cazuela. Este últmo é um guisado de carne, vegetais e legumes.
Não deixe de saborear a culinária típica com vinhos brancos, tintos e espumante!
Quer viajar pela América do Sul? Confira:
Os incríveis salares da América do Sul
Por que você deve conhecer a fronteira Brasil-Bolívia
Coloque Huaraz na lista dos próximos destinos de viagem
Já está pensando em programar sua viagem para o Chile?
Além de ser um destino com preço acessível, você pode economizar ainda mais com o Clube Candeias, que oferece as melhores opções em hospedagem no exterior com a Rede Integrada.
Viaje com conforto, segurança e economia e tenha acesso a descontos exclusivos tornando-se um associado. Preencha o formulário abaixo para saber mais: